Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRABALHANDO O PARÂMETRO EXNM EM LIBRAS ATRAVÉS DO LÚDICO: JOGO DOS SENTIMENTOS

Palavra-chaves: LIBRAS, OUVINTES, SURDOS Comunicação Oral (CO) ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9252
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2118
    "inscrito_id" => 3748
    "titulo" => "TRABALHANDO O PARÂMETRO EXNM EM LIBRAS ATRAVÉS DO LÚDICO: JOGO DOS SENTIMENTOS"
    "resumo" => "Esse artigo intitulado “Trabalhando o parâmetro EXNM em LIBRAS, através do lúdico: Jogo dos sentimentos” trás uma nova temática da inclusão de pessoas surdas na rede escolar regular, que tem como objetivo incentivar os alunos ouvintes (aprendizes de Libras) de ensino médio (integrado) e também subsequente, da Instituição Federal da Paraíba a adquirir habilidades na Libras, principalmente no parâmetro da Libras referente às Expressões não manuais, mostrando a esse público a importância que esse parâmetro tem na Língua de Sinais. Foram participantes na Oficina de Libras: intérpretes, trabalhando como facilitadores, e alunos surdos, auxiliando na avaliação e aplicação do Jogo dos sentimentos. A Língua de Sinais possui um papel muito importante para a integração social dos cidadãos surdos, que tem como suporte para a concretização de sua identidade, assim como o português possui para as pessoas ouvintes. Ter a inclusão escolar de todos é tornar o ambiente escolar um local de interação entre os ouvintes e surdos, para servir de trocas de conhecimentos, de culturas, que serve de alicerce para a construção de elementos indispensáveis ao exercício pleno da cidadania.Palavras chaves: surdos, ouvintes, inclusão, educação, comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, OUVINTES, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_25_40_idinscrito_3748_89352f0d0b0f1f6920d82d99064257c9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE VERISSIMO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jvfsverissimo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9252
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 2118
    "inscrito_id" => 3748
    "titulo" => "TRABALHANDO O PARÂMETRO EXNM EM LIBRAS ATRAVÉS DO LÚDICO: JOGO DOS SENTIMENTOS"
    "resumo" => "Esse artigo intitulado “Trabalhando o parâmetro EXNM em LIBRAS, através do lúdico: Jogo dos sentimentos” trás uma nova temática da inclusão de pessoas surdas na rede escolar regular, que tem como objetivo incentivar os alunos ouvintes (aprendizes de Libras) de ensino médio (integrado) e também subsequente, da Instituição Federal da Paraíba a adquirir habilidades na Libras, principalmente no parâmetro da Libras referente às Expressões não manuais, mostrando a esse público a importância que esse parâmetro tem na Língua de Sinais. Foram participantes na Oficina de Libras: intérpretes, trabalhando como facilitadores, e alunos surdos, auxiliando na avaliação e aplicação do Jogo dos sentimentos. A Língua de Sinais possui um papel muito importante para a integração social dos cidadãos surdos, que tem como suporte para a concretização de sua identidade, assim como o português possui para as pessoas ouvintes. Ter a inclusão escolar de todos é tornar o ambiente escolar um local de interação entre os ouvintes e surdos, para servir de trocas de conhecimentos, de culturas, que serve de alicerce para a construção de elementos indispensáveis ao exercício pleno da cidadania.Palavras chaves: surdos, ouvintes, inclusão, educação, comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, OUVINTES, SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_23_25_40_idinscrito_3748_89352f0d0b0f1f6920d82d99064257c9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE VERISSIMO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jvfsverissimo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Esse artigo intitulado “Trabalhando o parâmetro EXNM em LIBRAS, através do lúdico: Jogo dos sentimentos” trás uma nova temática da inclusão de pessoas surdas na rede escolar regular, que tem como objetivo incentivar os alunos ouvintes (aprendizes de Libras) de ensino médio (integrado) e também subsequente, da Instituição Federal da Paraíba a adquirir habilidades na Libras, principalmente no parâmetro da Libras referente às Expressões não manuais, mostrando a esse público a importância que esse parâmetro tem na Língua de Sinais. Foram participantes na Oficina de Libras: intérpretes, trabalhando como facilitadores, e alunos surdos, auxiliando na avaliação e aplicação do Jogo dos sentimentos. A Língua de Sinais possui um papel muito importante para a integração social dos cidadãos surdos, que tem como suporte para a concretização de sua identidade, assim como o português possui para as pessoas ouvintes. Ter a inclusão escolar de todos é tornar o ambiente escolar um local de interação entre os ouvintes e surdos, para servir de trocas de conhecimentos, de culturas, que serve de alicerce para a construção de elementos indispensáveis ao exercício pleno da cidadania.Palavras chaves: surdos, ouvintes, inclusão, educação, comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.