Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

A ARTICULAÇÃO ENTRE OS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92911
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 2034
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO ENTRE OS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "O planejamento de ações didáticas capazes de promover nos estudantes condições para atuar em seu contexto social também deve ser um objetivo do ensino de ciências. Acreditamos que uma atividade estruturada na perspectiva da Alfabetização Científica (AC) favorecerá o envolvimento do estudante com diferentes elementos do processo científico, que o preparará para atuação social. Entretanto, Silva e Sasseron (2021) sinalizam que para promover esse envolvimento o planejamento didático deverá considerar a articulação dos eixos estruturantes da AC com os domínios do conhecimento científico. Assim, neste trabalho analisamos a distribuição dos domínios do conhecimento científico e dos eixos estruturantes da AC em uma sequência didática investigativa em busca de identificar fatores importantes que favoreçam sua articulação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2034_TB425_12112022232516.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEDIR SOARES"
    "autor_nome_curto" => "NEDIR SOARES"
    "autor_email" => "nedir.soares@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92911
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 2034
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO ENTRE OS EIXOS ESTRUTURANTES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E OS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "O planejamento de ações didáticas capazes de promover nos estudantes condições para atuar em seu contexto social também deve ser um objetivo do ensino de ciências. Acreditamos que uma atividade estruturada na perspectiva da Alfabetização Científica (AC) favorecerá o envolvimento do estudante com diferentes elementos do processo científico, que o preparará para atuação social. Entretanto, Silva e Sasseron (2021) sinalizam que para promover esse envolvimento o planejamento didático deverá considerar a articulação dos eixos estruturantes da AC com os domínios do conhecimento científico. Assim, neste trabalho analisamos a distribuição dos domínios do conhecimento científico e dos eixos estruturantes da AC em uma sequência didática investigativa em busca de identificar fatores importantes que favoreçam sua articulação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID2034_TB425_12112022232516.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NEDIR SOARES"
    "autor_nome_curto" => "NEDIR SOARES"
    "autor_email" => "nedir.soares@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O planejamento de ações didáticas capazes de promover nos estudantes condições para atuar em seu contexto social também deve ser um objetivo do ensino de ciências. Acreditamos que uma atividade estruturada na perspectiva da Alfabetização Científica (AC) favorecerá o envolvimento do estudante com diferentes elementos do processo científico, que o preparará para atuação social. Entretanto, Silva e Sasseron (2021) sinalizam que para promover esse envolvimento o planejamento didático deverá considerar a articulação dos eixos estruturantes da AC com os domínios do conhecimento científico. Assim, neste trabalho analisamos a distribuição dos domínios do conhecimento científico e dos eixos estruturantes da AC em uma sequência didática investigativa em busca de identificar fatores importantes que favoreçam sua articulação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.