Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM FISIOLOGIA HUMANA: O SISTEMA URINÁRIO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93624
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1440
    "inscrito_id" => 919
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM FISIOLOGIA HUMANA: O SISTEMA URINÁRIO."
    "resumo" => "Este trabalho teve o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática para a aprendizagem significativa de conceitos sobre o Sistema Urinário. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a revisão bibliográfica e sequência didática. A sequência didática ocorreu por meio de observação livre da turma, produção de desenhos da figura humana, aula teórica contextualizada, aula prática e produção de desenho de um rim animal. Os sujeitos da pesquisa foram 23 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos evidenciaram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o sistema urinário e, posteriormente, com os desenhos finais os novos conhecimentos adquiridos. Concluímos que a utilização da sequência didática os possibilitou a aquisição de novos significados em sua estrutura cognitiva referentes à temática estudada, além de permitir aos estudantes o acesso a procedimentos da investigação científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID919_TB1440_03032023223110.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELIZA NUNES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JOELIZA"
    "autor_email" => "jaraujo@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93624
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 1440
    "inscrito_id" => 919
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM FISIOLOGIA HUMANA: O SISTEMA URINÁRIO."
    "resumo" => "Este trabalho teve o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática para a aprendizagem significativa de conceitos sobre o Sistema Urinário. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a revisão bibliográfica e sequência didática. A sequência didática ocorreu por meio de observação livre da turma, produção de desenhos da figura humana, aula teórica contextualizada, aula prática e produção de desenho de um rim animal. Os sujeitos da pesquisa foram 23 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos evidenciaram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o sistema urinário e, posteriormente, com os desenhos finais os novos conhecimentos adquiridos. Concluímos que a utilização da sequência didática os possibilitou a aquisição de novos significados em sua estrutura cognitiva referentes à temática estudada, além de permitir aos estudantes o acesso a procedimentos da investigação científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID919_TB1440_03032023223110.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELIZA NUNES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JOELIZA"
    "autor_email" => "jaraujo@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de investigar a contribuição de uma sequência didática para a aprendizagem significativa de conceitos sobre o Sistema Urinário. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a revisão bibliográfica e sequência didática. A sequência didática ocorreu por meio de observação livre da turma, produção de desenhos da figura humana, aula teórica contextualizada, aula prática e produção de desenho de um rim animal. Os sujeitos da pesquisa foram 23 alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos evidenciaram os conhecimentos prévios dos alunos sobre o sistema urinário e, posteriormente, com os desenhos finais os novos conhecimentos adquiridos. Concluímos que a utilização da sequência didática os possibilitou a aquisição de novos significados em sua estrutura cognitiva referentes à temática estudada, além de permitir aos estudantes o acesso a procedimentos da investigação científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.