O texto aqui proposto tem com temática os fundamentos teóricos pedagógicos presentes na educação escolar básica contemporânea, surgida a partir das leituras, discussões e reflexões no curso da disciplina Teorias da Educação no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Temos como objetivo identificar, conhecer e refletir sobre os fundamentos que sustentam a educação escolar básica contemporânea, para tanto precisamos visitar as teorias da educação. A partir de uma análise bibliográfica das teorias da educação que se desenvolveram no Ocidente do início da Idade Moderna aos dias atuais. Pode-se dizer que a educação hoje tem muitas facetas e muitos caminhos. Em que as concepções, os projetos e as políticas de educação escolar vigentes, no Brasil, ganham sentido como constituídos e constituintes da especificidade de projeto de sociedade em disputa pelo capital e pela classe trabalhadora. Nesse marco, a política educacional recente BNCC apresenta a corrente neoliberal que tem como objetivo a qualidade da educação por meio do alinhamento do currículo nacional da educação básica e obediência às regras das instituições internacionais que financiam as políticas de governo de países periféricos.