Artigo CONEDU - Fundamentos da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-80-1

ETNOGRAFIA OU TEORIA VIVIDA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESTAGIÁRIA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n
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                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
                  ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n
                  GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n
                  JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n
                  MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
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                  MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n
                  MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n
                  SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
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                  MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Ao reorientar o lugar da etnografia para além da concepção rígida de ser um método de pesquisa, a partir das contribuições da Antropóloga Mariza Peirano, foi possível tornar a experiência no estágio curricular supervisionado de licenciatura em ciências sociais enquanto uma teoria vivida. Nesse caminho nos deparamos com a necessidade de enxergar os espaços escolares e as experiências curriculares do estágio como uma proposta que pode ser teorizada no sentido do fazer etnográfico, assim foi discutido como a abordagem de “ser afetado” da etnóloga Jeanne Favret Saada (1991) representa uma possibilidade aos estudantes de licenciatura para ensaiarem a etnografia como proposta de vivência e experiência no espaço escolar. A etnografia situa a aprendizagem em sua leitura e em sua construção, nesse sentido, envolve a mutualidade da aprendizagem a partir do estímulo a curiosidade, para a observação e imersão no ambiente envolvido, nesse direcionamento ela também reorganiza a capacidade de se “criticizar”, na perspectiva de Paulo Freire (1996), o cenário e as relações presentes na sala de aula ao colocar como ponto de partida os saberes experienciais dos licenciandos. Dentro dessas perspectivas, pensou-se em: como aprender a teorizar espaços e construir produções teórico-etnográficas podem atuar na continuidade da curiosidade que promove o estranhamento, a criticidade e desfaz a relação petrificada do conhecimento entre narradores e dissertadores, que implica aos educandos o papel de ser um objeto paciente de escuta e aos narradores a posição de sujeito.

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