O presente artigo objetiva compreender os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas para a diversidade étnico-racial no ensino remoto em tempo de pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva, para a coleta de dados, utilizamos o aplicativo Google Forms com perguntas abertas plicadas a três professores de uma escola pública de Educação Básica no interior do Ceará. O presente estudo segue delineando conceitualmente as categorias e suas interações com os níveis de vivências de docentes embasados em teóricos, tais como: Santos (2008); Lima (2001); Munanga (2005); Anastasiou (2015); Mora (2010); Imbernón, (2011); Tardif (2002); e Mizukami (2004). O docente, em sua atuação, necessita de formação que possa refletir seu papel enquanto constituidor de variadas funções que perpassam o exercício da docência de uma forma complexa e significativa e que interfere diretamente nas vidas dos discentes, tendo em vista que nas práticas pedagógicas dos docentes é sempre um desafio conduzir esse processo educacional, pois convive-se diariamente com o preconceito, discriminação e relações conflituosas. Assim, faz-se necessário suscitar reflexões, visões e ações de respeito e tolerância. O conjunto de dados revelou que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em virtude da pandemia de COVID-19, os desafios se intensificaram, desencadeando responsabilidades que jamais se esperava ao desenvolvimento profissional docente, o que causou precarização do trabalho, pois além da não preparação para tais ações, o ensino remoto traz a limitação na interação através de uma tela de um computador ou celular, trazendo de volta a ideia tradicional e tecnicista de que ensinar é papel do professor e aprender cabe apenas ao discente. Os resultados ainda sinalizam que a falta de uma efetiva ação de integração entre todos que constituem a escola ocasiona um distanciamento dos objetivos propostos nos documentos norteadores de uma educação para a diversidade étnico-racial.