Projeto de extensão rumo a alfabetização (PERA): Desenvolvimento da Leitura e Recomposição da Aprendizagem realidade bem sucedida. Rafael Nilson da Costa Marinho Ray Mayanne da Costa de Carvalho Amanda Cristine dos Santos Mendonça Maria do Perpetuo Socorro Parente da Silva Raphaela da Costa Marinho Maria do Perpetuo Socorro Lima de Sousa RESUMO Este estudo tem o intuito de apresentar o trabalho de extensão desenvolvido por alunos do curso de pedagogia, aguerridos e apaixonados pela arte de ensinar. Nos alimentamos no conhecimento de quem veio antes de nos. Usaremos as palavras de Arthur Gomes de Morais(2012), Magda Soares(2003 e 2008), entre outros. Na busca do caminho a seguir, usamos a referência vigente com o objetivo geral de viabilizar a inclusão social através da alfabetização, idosos e crianças fora de idade série ou em dificuldades educacionais, que não sabem ler nem escrever. Quanto à a natureza da pesquisa diz respeito à finalidade, à contribuição que ela trará à ciência. Usaremos pesquisa ação, visto que fomos in loco, bibliográfica, para aprofundarmos a discussão embasada nos anteriores. A relevância está nos resultados alcançados, que além de desenvolver a literacia, fomentaram a importância do conhecimento em qualquer idade. Os resultados foram surpreendentes com leitura e matemática, grupos de dez a vinte alunos atendidos oitenta por cento elevaram o nível de aprendizagem e interesse escolar. Palavras-chave: alfabetização, diversidade, dificuldades de aprendizagem, cultura leitora, recomposição do conhecimento.