Os surdos, dentro dos espaços escolares, têm convivido com grandes barreiras linguísticas e as práticas de aprendizagem da leitura e escrita para sujeitos surdos não tem refletido nas Políticas de Avaliação Nacional em Língua Portuguesa pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo deste trabalho é analisar as políticas de avaliação nacional em Língua Portuguesa, especificamente, a Prova Brasil, realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicadas no ano de 2017 aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. A categoria deste artigo é de pesquisa exploratória, reflexiva-investigativa. Caracteriza-se como qualitativo-bibliográfica e documental, pois realizou-se uma análise documental da Prova Brasil de 2017 – ensino fundamental, bem como suas matrizes de referência, tópicos, descritores e relatório de desempenho e aprendizagem em Língua Portuguesa (com foco em leitura) dos alunos do 9º ano do ensino fundamental – e as contribuições das políticas públicas de inclusão criadas para a educação de Surdos no Brasil. Os resultados parciais apresentam que um dos principais objetivos deste mecanismo de monitoramento é a criação de políticas públicas voltados à qualidade e à efetividade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa (Leitura), fornecendo resultados para cada unidade escolar participante bem como para as redes de ensino em geral, contudo os resultados não apontam as diferenças individuais dos alunos, a saber, o Surdo, buscando discutir a influência da linguagem viso-espacial no processo de aprendizagem desses sujeitos.