Apesar dos avanços na educação de surdos, vê-se metodologias ineficazes no processo de ensino/aprendizado do aluno surdo. Assim, o presente artigo traz como método possível a escrita de sinais, o SignWriting - SW, apontando que a mesma oportuniza ao aluno surdo uma maior compreensão e contextualização da realidade em que está inserido. A escrita de língua de sinais é importante para os surdos que tem muita dificuldade de escrever em português. Enquanto um sistema simbólico repleto de significados, constitui-se como ferramenta eficiente para maximizar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos aprendizes surdos, bem como fornece meios de aproximação com o sistema de escrita alfabética. Para discorrer sobre estas questões, nos embasamos teoricamente nos trabalhos de Sutton (2003), Stumpf (2005), Barreto (2015), Soares (1998) dentre outros. As considerações indicam que a escrita de língua de sinais incorporada à educação das crianças surdas pode significar um avanço significativo na consolidação de uma educação realmente bilíngue, na evolução das línguas de sinais e aponta para a possibilidade de novas abordagens ao ensino de língua portuguesa como segunda língua.