O presente artigo tem como objetivo analisar a importância de estímulos para a aprendizagem motora de alunos com deficiência intelectual, considerando relevante o entendimento do Modelo dos Três Estágios de Fitts e Posner na proposição de atividades para esse perfil de alunos e consequentemente para a aquisição de habilidades motoras. O método utilizado compreendeu uma pesquisa bibliográfica a qual utilizou como instrumentos para coleta de dados um levantamento em diversas fontes de informação como livros, artigos de periódicos científicos, teses e dissertações. E uma análise documental em registros fotográficos de alunos com deficiência intelectual de uma escola da rede pública de São Luís, Maranhão executando atividades que exigem habilidades motoras. Após os achados, foi possível evidenciar que a relação com o Modelo dos Três Estágios de Fitts e Posner, no que tange a aquisição de habilidades motoras para alunos com deficiência intelectual é uma possibilidade que auxilia o professor da Educação Especial na elaboração de atividades que podem funcionar como fonte de estímulos a aprendizagem motora considerando a necessidade e potencialidade de cada indivíduo de forma dinâmica. Concluiu-se que a estruturação de estímulos por meio atividades considerando os estágios propostos por Fitts e Posner asseguram ao docente uma intervenção pedagógica mais segura e validada que tende a ser um caminho viável e curto para o estabelecimento de uma relação de ensino e aprendizagem significativos e inclusivo.