Dentre tantos instrumentos de avaliação, abordaremos as possibilidades e limitações do uso do portfólio como instrumento pedagógico avaliativo. O portfólio pode ser compreendido como um conjunto de informações selecionadas pelo discente ao longo da disciplina (NASCIMENTO, RAMOS e AROEIRA, 2011), também pode ser criado de maneira física ou digital. Apesar de inicialmente ter sido utilizado nas áreas relacionadas às artes, desde o final dos anos 90, esta ferramenta foi agregada à área da educação nos Estados Unidos e acabou expandindo-se por vários países da Europa. Para Vieira e Sousa (2009) o portfólio oportuniza que o docente observe as evidências de aprendizagem do estudante, a partir dos conteúdos selecionados. Em razão disso, rompe com os testes/avaliações tradicionais utilizados nas instituições de ensino. Em uma época na qual se exige um estudante cada vez mais autônimo, o portfólio pode ser uma ferramenta de avaliação mais adequada para este novo perfil discente. Nesta perspectiva, autores como Leyva (2104) expõe que o portfólio auxilia ao docente perceber como o estudante pensa/reflete sobre os conteúdos trabalhados em sala. Neste contexto, este trabalho tem por objetivos: compreender a composição do portfólio, analisar seus benefícios na aprendizagem discente, e identificar suas limitações como instrumento avaliativo. Para tanto, foi necessário desenvolver uma pesquisa de cunho bibliográfica e exploratória a partir de artigos, teses e dissertações sobre o tema.