Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESASFIOS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129133
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 4010
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESASFIOS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96). Por meio dele, o profissional em formação tem a oportunidade de aplicar os conteúdos teóricos adquiridos, com o objetivo de refletir sobre quais práticas deverá adotar no futuro. O estágio na Educação Infantil vai muito além de cumprir exigências acadêmicas. Ele nos permite ampliar nossa visão sobre a prática pedagógica nesse contexto, considerando que, cada vez mais, é fundamental que o profissional que trabalha com crianças pequenas seja capaz de ressignificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada no estágio foi a observação participante e a intervenção em cinco aulas remotas voltadas para o Grupo 3 da Educação Infantil. Embora tenha ocorrido em um contexto diferente devido à pandemia, a prática pedagógica trouxe reflexões significativas, proporcionando amadurecimento tanto pessoal quanto profissional. Durante o processo, tivemos a oportunidade de repensar as diversas formas de executar a prática pedagógica, pois ensinar vai além de seguir metodologias prontas. Trata-se de estar à vontade para transmitir o conteúdo de forma adequada, sem esquecer que a criança aprende brincando. Desenvolver este estágio trouxe aprendizados importantes para nossa formação acadêmica, desde a preparação das aulas até a integração com as tecnologias digitais. Dessa forma, a realização do estágio supervisionado na Educação Infantil nos proporcionou a oportunidade de refletir sobre novas possibilidades de ensino. Conforme Alarcão (2005), os estudantes, tanto no espaço acadêmico quanto nos futuros espaços de atuação profissional, são sujeitos reflexivos e não reprodutores de modelos educativos e pedagógicos. Por isso, a prática do estágio se deu como um processo reflexivo de nossa formação e futura atuação como pedagogos, exigindo comprometimento e responsabilidade para buscar, por meio de conhecimentos teóricos, a melhor metodologia que proporcione o desenvolvimento dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4010_TB142_22012025213443.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA KETYLIN DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Bianca Ferreira"
    "autor_email" => "biancaketylin15@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BRASÍLIA ESTÁCIO BRASÍLIA (ESTÁCIO BRASÍLIA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129133
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 142
    "inscrito_id" => 4010
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESASFIOS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96). Por meio dele, o profissional em formação tem a oportunidade de aplicar os conteúdos teóricos adquiridos, com o objetivo de refletir sobre quais práticas deverá adotar no futuro. O estágio na Educação Infantil vai muito além de cumprir exigências acadêmicas. Ele nos permite ampliar nossa visão sobre a prática pedagógica nesse contexto, considerando que, cada vez mais, é fundamental que o profissional que trabalha com crianças pequenas seja capaz de ressignificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada no estágio foi a observação participante e a intervenção em cinco aulas remotas voltadas para o Grupo 3 da Educação Infantil. Embora tenha ocorrido em um contexto diferente devido à pandemia, a prática pedagógica trouxe reflexões significativas, proporcionando amadurecimento tanto pessoal quanto profissional. Durante o processo, tivemos a oportunidade de repensar as diversas formas de executar a prática pedagógica, pois ensinar vai além de seguir metodologias prontas. Trata-se de estar à vontade para transmitir o conteúdo de forma adequada, sem esquecer que a criança aprende brincando. Desenvolver este estágio trouxe aprendizados importantes para nossa formação acadêmica, desde a preparação das aulas até a integração com as tecnologias digitais. Dessa forma, a realização do estágio supervisionado na Educação Infantil nos proporcionou a oportunidade de refletir sobre novas possibilidades de ensino. Conforme Alarcão (2005), os estudantes, tanto no espaço acadêmico quanto nos futuros espaços de atuação profissional, são sujeitos reflexivos e não reprodutores de modelos educativos e pedagógicos. Por isso, a prática do estágio se deu como um processo reflexivo de nossa formação e futura atuação como pedagogos, exigindo comprometimento e responsabilidade para buscar, por meio de conhecimentos teóricos, a melhor metodologia que proporcione o desenvolvimento dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4010_TB142_22012025213443.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCA KETYLIN DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Bianca Ferreira"
    "autor_email" => "biancaketylin15@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BRASÍLIA ESTÁCIO BRASÍLIA (ESTÁCIO BRASÍLIA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Estágio Supervisionado é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96). Por meio dele, o profissional em formação tem a oportunidade de aplicar os conteúdos teóricos adquiridos, com o objetivo de refletir sobre quais práticas deverá adotar no futuro. O estágio na Educação Infantil vai muito além de cumprir exigências acadêmicas. Ele nos permite ampliar nossa visão sobre a prática pedagógica nesse contexto, considerando que, cada vez mais, é fundamental que o profissional que trabalha com crianças pequenas seja capaz de ressignificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. A metodologia utilizada no estágio foi a observação participante e a intervenção em cinco aulas remotas voltadas para o Grupo 3 da Educação Infantil. Embora tenha ocorrido em um contexto diferente devido à pandemia, a prática pedagógica trouxe reflexões significativas, proporcionando amadurecimento tanto pessoal quanto profissional. Durante o processo, tivemos a oportunidade de repensar as diversas formas de executar a prática pedagógica, pois ensinar vai além de seguir metodologias prontas. Trata-se de estar à vontade para transmitir o conteúdo de forma adequada, sem esquecer que a criança aprende brincando. Desenvolver este estágio trouxe aprendizados importantes para nossa formação acadêmica, desde a preparação das aulas até a integração com as tecnologias digitais. Dessa forma, a realização do estágio supervisionado na Educação Infantil nos proporcionou a oportunidade de refletir sobre novas possibilidades de ensino. Conforme Alarcão (2005), os estudantes, tanto no espaço acadêmico quanto nos futuros espaços de atuação profissional, são sujeitos reflexivos e não reprodutores de modelos educativos e pedagógicos. Por isso, a prática do estágio se deu como um processo reflexivo de nossa formação e futura atuação como pedagogos, exigindo comprometimento e responsabilidade para buscar, por meio de conhecimentos teóricos, a melhor metodologia que proporcione o desenvolvimento dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.