Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR INDÚSTRIAS APÓS OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO SÉCULO XXI.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130902
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2569
    "inscrito_id" => 9056
    "titulo" => "IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR INDÚSTRIAS APÓS OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO SÉCULO XXI."
    "resumo" => "A pesquisa teve o objetivo de identificar as relações da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), destacando características do movimento, sua origem, sob a perspectiva da educação ambiental, assim como avaliar o conhecimento sobre CTSA de alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e opiniões sobre o tema. O Questionário de Opiniões sobre Ciência e Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização deste trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). A questão 40161, que expressa a afirmativa “A indústria pesada contaminou enormemente os países industriais. Portanto, é uma decisão responsável transferi-la para os países não desenvolvidos, onde a contaminação ainda não é tão extensa.”, foi avaliada neste trabalho. O resultado decorrente dessa avaliação foi bastante significativo: apenas dois alunos apresentaram uma visão desinformada ou simplista, com índices atitudinais médio (Iam) de -0,25 e -0,667. No entanto, todos os outros 14 alunos apresentaram índices atitudinais médio (Iam) entre 0,167 e 0,583, demonstrando que os respondentes possuem domínio sobre o assunto. Isso evidencia a presença de uma formação que incorpora a educação ambiental e valores socio-ambientais, além de éticos. Assim, o ensino sob a perspectiva da CTSA pode atuar positivamente na criação de novas possibilidades para o enfrentamento de pressões sociais na vida em comunidade. Essa discussão pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, pois implica no desenvolvimento de atividades reflexivas para a preparação de uma cidadania mais responsável, informada e participativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9056_TB2569_11032025190710.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA VITÓRIA FERREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA FERREIRA"
    "autor_email" => "vitoria01.nascimento@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130902
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2569
    "inscrito_id" => 9056
    "titulo" => "IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR INDÚSTRIAS APÓS OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO SÉCULO XXI."
    "resumo" => "A pesquisa teve o objetivo de identificar as relações da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), destacando características do movimento, sua origem, sob a perspectiva da educação ambiental, assim como avaliar o conhecimento sobre CTSA de alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e opiniões sobre o tema. O Questionário de Opiniões sobre Ciência e Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização deste trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). A questão 40161, que expressa a afirmativa “A indústria pesada contaminou enormemente os países industriais. Portanto, é uma decisão responsável transferi-la para os países não desenvolvidos, onde a contaminação ainda não é tão extensa.”, foi avaliada neste trabalho. O resultado decorrente dessa avaliação foi bastante significativo: apenas dois alunos apresentaram uma visão desinformada ou simplista, com índices atitudinais médio (Iam) de -0,25 e -0,667. No entanto, todos os outros 14 alunos apresentaram índices atitudinais médio (Iam) entre 0,167 e 0,583, demonstrando que os respondentes possuem domínio sobre o assunto. Isso evidencia a presença de uma formação que incorpora a educação ambiental e valores socio-ambientais, além de éticos. Assim, o ensino sob a perspectiva da CTSA pode atuar positivamente na criação de novas possibilidades para o enfrentamento de pressões sociais na vida em comunidade. Essa discussão pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, pois implica no desenvolvimento de atividades reflexivas para a preparação de uma cidadania mais responsável, informada e participativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9056_TB2569_11032025190710.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA VITÓRIA FERREIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PAULA FERREIRA"
    "autor_email" => "vitoria01.nascimento@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa teve o objetivo de identificar as relações da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), destacando características do movimento, sua origem, sob a perspectiva da educação ambiental, assim como avaliar o conhecimento sobre CTSA de alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS), destinado a avaliar as atitudes e opiniões sobre o tema. O Questionário de Opiniões sobre Ciência e Tecnologia (COCTS) foi a ferramenta utilizada para a realização deste trabalho (AIKENHEAD; RYAN, 1992). A questão 40161, que expressa a afirmativa “A indústria pesada contaminou enormemente os países industriais. Portanto, é uma decisão responsável transferi-la para os países não desenvolvidos, onde a contaminação ainda não é tão extensa.”, foi avaliada neste trabalho. O resultado decorrente dessa avaliação foi bastante significativo: apenas dois alunos apresentaram uma visão desinformada ou simplista, com índices atitudinais médio (Iam) de -0,25 e -0,667. No entanto, todos os outros 14 alunos apresentaram índices atitudinais médio (Iam) entre 0,167 e 0,583, demonstrando que os respondentes possuem domínio sobre o assunto. Isso evidencia a presença de uma formação que incorpora a educação ambiental e valores socio-ambientais, além de éticos. Assim, o ensino sob a perspectiva da CTSA pode atuar positivamente na criação de novas possibilidades para o enfrentamento de pressões sociais na vida em comunidade. Essa discussão pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, pois implica no desenvolvimento de atividades reflexivas para a preparação de uma cidadania mais responsável, informada e participativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.