Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEU CORPO NÃO!

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130923
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2604
    "inscrito_id" => 1409
    "titulo" => "MEU CORPO NÃO!"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvida com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho (PE), com o objetivo de sensibilizá-las sobre os diferentes tipos de violências, empoderá-las para identificar e relatar situações de risco, além de promover a cultura de paz e o respeito mútuo. A proposta fundamenta-se na necessidade de criar espaços seguros de diálogo e aprendizado, permitindo que as crianças compreendam seus direitos e desenvolvam habilidades para a autoproteção. A metodologia adotada utilizou materiais pedagógicos específicos para a faixa etária, incluindo a série "Que corpo é esse?" do Canal Futura, o Semáforo do Toque, o livro "Pipo e Fifi", e um jogo voltado à cultura de paz. As atividades foram conduzidas de forma lúdica e interativa, estimulando o engajamento das crianças por meio de vídeos educativos, contação de histórias, dinâmicas de grupo e jogos cooperativos. Essas estratégias facilitaram a assimilação dos conteúdos de maneira acessível e respeitosa, promovendo reflexões sobre consentimento, limites e empatia. Os resultados demonstraram que as crianças ampliaram sua compreensão sobre os tipos de violência, tornando-se mais confiantes para expressar sentimentos e relatar situações desconfortáveis. Além disso, observou-se maior conscientização sobre a importância do respeito mútuo e da solidariedade. O projeto reafirma a relevância de práticas pedagógicas que favoreçam o diálogo e a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1409_TB2604_30032025160815.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES FERNANDES DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES"
    "autor_email" => "thamiresf.assuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130923
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2604
    "inscrito_id" => 1409
    "titulo" => "MEU CORPO NÃO!"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvida com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho (PE), com o objetivo de sensibilizá-las sobre os diferentes tipos de violências, empoderá-las para identificar e relatar situações de risco, além de promover a cultura de paz e o respeito mútuo. A proposta fundamenta-se na necessidade de criar espaços seguros de diálogo e aprendizado, permitindo que as crianças compreendam seus direitos e desenvolvam habilidades para a autoproteção. A metodologia adotada utilizou materiais pedagógicos específicos para a faixa etária, incluindo a série "Que corpo é esse?" do Canal Futura, o Semáforo do Toque, o livro "Pipo e Fifi", e um jogo voltado à cultura de paz. As atividades foram conduzidas de forma lúdica e interativa, estimulando o engajamento das crianças por meio de vídeos educativos, contação de histórias, dinâmicas de grupo e jogos cooperativos. Essas estratégias facilitaram a assimilação dos conteúdos de maneira acessível e respeitosa, promovendo reflexões sobre consentimento, limites e empatia. Os resultados demonstraram que as crianças ampliaram sua compreensão sobre os tipos de violência, tornando-se mais confiantes para expressar sentimentos e relatar situações desconfortáveis. Além disso, observou-se maior conscientização sobre a importância do respeito mútuo e da solidariedade. O projeto reafirma a relevância de práticas pedagógicas que favoreçam o diálogo e a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1409_TB2604_30032025160815.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES FERNANDES DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES"
    "autor_email" => "thamiresf.assuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvida com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho (PE), com o objetivo de sensibilizá-las sobre os diferentes tipos de violências, empoderá-las para identificar e relatar situações de risco, além de promover a cultura de paz e o respeito mútuo. A proposta fundamenta-se na necessidade de criar espaços seguros de diálogo e aprendizado, permitindo que as crianças compreendam seus direitos e desenvolvam habilidades para a autoproteção. A metodologia adotada utilizou materiais pedagógicos específicos para a faixa etária, incluindo a série "Que corpo é esse?" do Canal Futura, o Semáforo do Toque, o livro "Pipo e Fifi", e um jogo voltado à cultura de paz. As atividades foram conduzidas de forma lúdica e interativa, estimulando o engajamento das crianças por meio de vídeos educativos, contação de histórias, dinâmicas de grupo e jogos cooperativos. Essas estratégias facilitaram a assimilação dos conteúdos de maneira acessível e respeitosa, promovendo reflexões sobre consentimento, limites e empatia. Os resultados demonstraram que as crianças ampliaram sua compreensão sobre os tipos de violência, tornando-se mais confiantes para expressar sentimentos e relatar situações desconfortáveis. Além disso, observou-se maior conscientização sobre a importância do respeito mútuo e da solidariedade. O projeto reafirma a relevância de práticas pedagógicas que favoreçam o diálogo e a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.