Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À LUZ DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UM SUBPROJETO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131697
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3681
    "inscrito_id" => 8900
    "titulo" => "REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À LUZ DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UM SUBPROJETO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ"
    "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo compreender como acontece o processo de ensino e aprendizagem da criança, sobretudo no processo de alfabetização, que se conceitua por um processo de aquisição de habilidades específicas aplicado, praticado e situado dentro de um contexto, se caracterizando por um processo sistemático, não natural e que abarca o domínio da compreensão (Brites, 2021). Nesse sentido, o estudo enfatiza o processo de alfabetização que tem por base a Consciência Fonológica, de modo a se tratar de uma habilidade metalinguística em que se toma consciência de que a fala pode ser segmentada em palavras, sílabas e fonemas. A referida habilidade pode ser dividida em algumas etapas, como: a apropriação da rima, aliteração, consciência de palavras, consciência silábica, consciência fonêmica e o princípio alfabético. Em relação às experiências que envolvem o Programa Institucional de Iniciação à Docência, em um subprojeto em Campos dos Goytacazes-RJ, no âmbito da alfabetização, apontam que a aplicação do método tem contribuido de modo efetivo na aprendizagem dos alunos envolvidos nas atividades do projeto. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa, pois considera primariamente a análise dos resultados da pesquisa e suas posteriores discussões acerca do tema. Os resultados apontam que é essencial o uso de metodologias e estratégias diferenciadas, na qual norteiam as possibilidades de aprendizagem do estudante na fase de alfabetização, bem como outros instrumentos avaliativos, a fim de que se tenha êxito no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a presença da família junto à escola é fundamental para alcançar os objetivos traçados, a fim de se obter sucesso na evolução do indivíduo, bem como no coletivo ao considerar o espaço escolar como lugar que contribui para a aquisição das habilidades advindas da Consciência Fonológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8900_TB3681_11032025234839.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUTA DE JESUS BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "AUTA BRAGA"
    "autor_email" => "autajb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131697
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3681
    "inscrito_id" => 8900
    "titulo" => "REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À LUZ DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UM SUBPROJETO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ"
    "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo compreender como acontece o processo de ensino e aprendizagem da criança, sobretudo no processo de alfabetização, que se conceitua por um processo de aquisição de habilidades específicas aplicado, praticado e situado dentro de um contexto, se caracterizando por um processo sistemático, não natural e que abarca o domínio da compreensão (Brites, 2021). Nesse sentido, o estudo enfatiza o processo de alfabetização que tem por base a Consciência Fonológica, de modo a se tratar de uma habilidade metalinguística em que se toma consciência de que a fala pode ser segmentada em palavras, sílabas e fonemas. A referida habilidade pode ser dividida em algumas etapas, como: a apropriação da rima, aliteração, consciência de palavras, consciência silábica, consciência fonêmica e o princípio alfabético. Em relação às experiências que envolvem o Programa Institucional de Iniciação à Docência, em um subprojeto em Campos dos Goytacazes-RJ, no âmbito da alfabetização, apontam que a aplicação do método tem contribuido de modo efetivo na aprendizagem dos alunos envolvidos nas atividades do projeto. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa, pois considera primariamente a análise dos resultados da pesquisa e suas posteriores discussões acerca do tema. Os resultados apontam que é essencial o uso de metodologias e estratégias diferenciadas, na qual norteiam as possibilidades de aprendizagem do estudante na fase de alfabetização, bem como outros instrumentos avaliativos, a fim de que se tenha êxito no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a presença da família junto à escola é fundamental para alcançar os objetivos traçados, a fim de se obter sucesso na evolução do indivíduo, bem como no coletivo ao considerar o espaço escolar como lugar que contribui para a aquisição das habilidades advindas da Consciência Fonológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8900_TB3681_11032025234839.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUTA DE JESUS BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "AUTA BRAGA"
    "autor_email" => "autajb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem por objetivo compreender como acontece o processo de ensino e aprendizagem da criança, sobretudo no processo de alfabetização, que se conceitua por um processo de aquisição de habilidades específicas aplicado, praticado e situado dentro de um contexto, se caracterizando por um processo sistemático, não natural e que abarca o domínio da compreensão (Brites, 2021). Nesse sentido, o estudo enfatiza o processo de alfabetização que tem por base a Consciência Fonológica, de modo a se tratar de uma habilidade metalinguística em que se toma consciência de que a fala pode ser segmentada em palavras, sílabas e fonemas. A referida habilidade pode ser dividida em algumas etapas, como: a apropriação da rima, aliteração, consciência de palavras, consciência silábica, consciência fonêmica e o princípio alfabético. Em relação às experiências que envolvem o Programa Institucional de Iniciação à Docência, em um subprojeto em Campos dos Goytacazes-RJ, no âmbito da alfabetização, apontam que a aplicação do método tem contribuido de modo efetivo na aprendizagem dos alunos envolvidos nas atividades do projeto. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa, pois considera primariamente a análise dos resultados da pesquisa e suas posteriores discussões acerca do tema. Os resultados apontam que é essencial o uso de metodologias e estratégias diferenciadas, na qual norteiam as possibilidades de aprendizagem do estudante na fase de alfabetização, bem como outros instrumentos avaliativos, a fim de que se tenha êxito no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a presença da família junto à escola é fundamental para alcançar os objetivos traçados, a fim de se obter sucesso na evolução do indivíduo, bem como no coletivo ao considerar o espaço escolar como lugar que contribui para a aquisição das habilidades advindas da Consciência Fonológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.