REFLEXÕES E DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO À LUZ DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM UM SUBPROJETO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
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Nesse sentido, o estudo enfatiza o processo de alfabetização que tem por base a Consciência Fonológica, de modo a se tratar de uma habilidade metalinguística em que se toma consciência de que a fala pode ser segmentada em palavras, sílabas e fonemas. A referida habilidade pode ser dividida em algumas etapas, como: a apropriação da rima, aliteração, consciência de palavras, consciência silábica, consciência fonêmica e o princípio alfabético. Em relação às experiências que envolvem o Programa Institucional de Iniciação à Docência, em um subprojeto em Campos dos Goytacazes-RJ, no âmbito da alfabetização, apontam que a aplicação do método tem contribuido de modo efetivo na aprendizagem dos alunos envolvidos nas atividades do projeto. A metodologia deste estudo é de natureza qualitativa, pois considera primariamente a análise dos resultados da pesquisa e suas posteriores discussões acerca do tema. Os resultados apontam que é essencial o uso de metodologias e estratégias diferenciadas, na qual norteiam as possibilidades de aprendizagem do estudante na fase de alfabetização, bem como outros instrumentos avaliativos, a fim de que se tenha êxito no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a presença da família junto à escola é fundamental para alcançar os objetivos traçados, a fim de se obter sucesso na evolução do indivíduo, bem como no coletivo ao considerar o espaço escolar como lugar que contribui para a aquisição das habilidades advindas da Consciência Fonológica." 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