ENSINO INVESTIGATIVO ACERCA DA ESTRUTURA DA MATÉRIA UTIILIZANDO A HISTÓRIA DA CIENCIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4434 "inscrito_id" => 11836 "titulo" => "ENSINO INVESTIGATIVO ACERCA DA ESTRUTURA DA MATÉRIA UTIILIZANDO A HISTÓRIA DA CIENCIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A Didática em Ciências da Natureza, para os que têm acesso à Educação Básica, têm buscado práticas que possibilitem uma formação ‘completa’ dos indivíduos. O caráter interdisciplinar da Ciência, com o apoio de uma abordagem histórica faz com que a prática educacional seja entendida de forma mais ampla, gerando significado ao aprendizado por meio da integração e articulação das várias disciplinas. O tema estrutura da matéria possui um viés histórico explícito e relações interessantes entre Química e Física, e permite também um aporte filosófico importante. Sendo assim, a presente pesquisa buscou fornecer subsídios educacionais que pudessem promover uma aprendizagem significativa deste tema. Quanto à fundamentação teórica, foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, assim como as contribuições teóricas do Ensino Investigativo (EI); por sua vez, o uso da interdisciplinaridade e da História da Ciência, coloca em evidência a construção dos modelos científicos, considerados construções sociais, através de resolução de problemas com viés investigativo e que considera as estruturas conceituais e não apenas os conceitos isolados. Após a aplicação e análise dos resultados, baseados na fundamentação teórica, foi possível verificar a motivação e o engajamento dos discentes de forma crescente e, à medida em que iam subindo os degraus do conhecimento, percebiam como se desenvolve a construção do conhecimento científico, por terem tido acesso a conhecimentos científicos com alto potencial significativo. Ficou notório que os alunos estavam rompendo com a timidez, com a falta de crença em si mesmos, com a passividade, impontualidade, com concepções imaturas e com a falta de comprometimento, porém agora, com uma ampliação de campos conceituais vinculados à estrutura da matéria, tornaram-se possuidores de significados de alto potencial cognitivo, com visões do mundo e de si mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11836_TB4434_10042025223810.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELI APARECIDA AGAPITO MOTHE FARIA" "autor_nome_curto" => "MANUELI" "autor_email" => "maamothe@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132223 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4434 "inscrito_id" => 11836 "titulo" => "ENSINO INVESTIGATIVO ACERCA DA ESTRUTURA DA MATÉRIA UTIILIZANDO A HISTÓRIA DA CIENCIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA" "resumo" => "A Didática em Ciências da Natureza, para os que têm acesso à Educação Básica, têm buscado práticas que possibilitem uma formação ‘completa’ dos indivíduos. O caráter interdisciplinar da Ciência, com o apoio de uma abordagem histórica faz com que a prática educacional seja entendida de forma mais ampla, gerando significado ao aprendizado por meio da integração e articulação das várias disciplinas. O tema estrutura da matéria possui um viés histórico explícito e relações interessantes entre Química e Física, e permite também um aporte filosófico importante. Sendo assim, a presente pesquisa buscou fornecer subsídios educacionais que pudessem promover uma aprendizagem significativa deste tema. Quanto à fundamentação teórica, foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, assim como as contribuições teóricas do Ensino Investigativo (EI); por sua vez, o uso da interdisciplinaridade e da História da Ciência, coloca em evidência a construção dos modelos científicos, considerados construções sociais, através de resolução de problemas com viés investigativo e que considera as estruturas conceituais e não apenas os conceitos isolados. Após a aplicação e análise dos resultados, baseados na fundamentação teórica, foi possível verificar a motivação e o engajamento dos discentes de forma crescente e, à medida em que iam subindo os degraus do conhecimento, percebiam como se desenvolve a construção do conhecimento científico, por terem tido acesso a conhecimentos científicos com alto potencial significativo. Ficou notório que os alunos estavam rompendo com a timidez, com a falta de crença em si mesmos, com a passividade, impontualidade, com concepções imaturas e com a falta de comprometimento, porém agora, com uma ampliação de campos conceituais vinculados à estrutura da matéria, tornaram-se possuidores de significados de alto potencial cognitivo, com visões do mundo e de si mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11836_TB4434_10042025223810.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELI APARECIDA AGAPITO MOTHE FARIA" "autor_nome_curto" => "MANUELI" "autor_email" => "maamothe@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }