FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132400 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4684 "inscrito_id" => 12669 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta a síntese de uma pesquisa que investigou a aprendizagem de professores de educação física em formação continuada. Com base na Teoria Histórico-cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, objetivou-se identificar e analisar as contribuições da formação continuada orientada pela Didática Desenvolvimental para a aprendizagem e desenvolvimento dos professores de Educação Física. Metodologicamente, a pesquisa é empírica, de cunho qualitativo, e foi realizada por meio de um experimento didático formativo com docentes de Educação Física da Rede Estadual de Educação em Goiás, na cidade de Anápolis. A análise dos resultados, no contexto de contradição entre trabalho e formação, evidenciou a importância e as contribuições da Didática Desenvolvimental, bem como o modo de ação geral da práxis de si para o pensamento teórico e, por fim, do saber docente dialético para o desenvolvimento do movimento corporal consciente de seus (suas) alunos(as). Concluímos defendendo a ideia de que, no processo de formação continuada de professores(as) de Educação Física, deve-se potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento para que tenham condições teórico-práticas reais de desvelar um método geral de estudo e ensino mais adequado, fundamentado em saberes docentes dialéticos para uma práxis pedagógica para o desenvolvimento de si e dos seus(suas) alunos(as) no sentido da formação do movimento corporal consciente. Assim, propõe-se um aporte pedagógico-didático de formação continuada aos(às) professores(as) de Educação Física pautado na lógica dialética, a partir da busca investigativa dos objetos dentro de um sistema de conceitos sobre a Didática Desenvolvimental, orientados para a solução de problemas desencadeadores que expressam as contradições do processo de ensino e aprendizagem na tensão entre formação e trabalho do(a) professor(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12669_TB4684_04042025090057.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JERONIMO DIAS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "mjrgoias2013@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132400 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4684 "inscrito_id" => 12669 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta a síntese de uma pesquisa que investigou a aprendizagem de professores de educação física em formação continuada. Com base na Teoria Histórico-cultural e na Teoria do Ensino Desenvolvimental, objetivou-se identificar e analisar as contribuições da formação continuada orientada pela Didática Desenvolvimental para a aprendizagem e desenvolvimento dos professores de Educação Física. Metodologicamente, a pesquisa é empírica, de cunho qualitativo, e foi realizada por meio de um experimento didático formativo com docentes de Educação Física da Rede Estadual de Educação em Goiás, na cidade de Anápolis. A análise dos resultados, no contexto de contradição entre trabalho e formação, evidenciou a importância e as contribuições da Didática Desenvolvimental, bem como o modo de ação geral da práxis de si para o pensamento teórico e, por fim, do saber docente dialético para o desenvolvimento do movimento corporal consciente de seus (suas) alunos(as). Concluímos defendendo a ideia de que, no processo de formação continuada de professores(as) de Educação Física, deve-se potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento para que tenham condições teórico-práticas reais de desvelar um método geral de estudo e ensino mais adequado, fundamentado em saberes docentes dialéticos para uma práxis pedagógica para o desenvolvimento de si e dos seus(suas) alunos(as) no sentido da formação do movimento corporal consciente. Assim, propõe-se um aporte pedagógico-didático de formação continuada aos(às) professores(as) de Educação Física pautado na lógica dialética, a partir da busca investigativa dos objetos dentro de um sistema de conceitos sobre a Didática Desenvolvimental, orientados para a solução de problemas desencadeadores que expressam as contradições do processo de ensino e aprendizagem na tensão entre formação e trabalho do(a) professor(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12669_TB4684_04042025090057.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JERONIMO DIAS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "mjrgoias2013@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }