ESTRATÉGIAS DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: JUNTOS, DE MÃOS DADAS, ESCREVENDO NOVAS HISTÓRIAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132468 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4772 "inscrito_id" => 13141 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: JUNTOS, DE MÃOS DADAS, ESCREVENDO NOVAS HISTÓRIAS." "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre práticas de ensino desenvolvidas, a partir de 2023, na Escola Estadual José Oliveira Silva, situada no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas. A instituição de ensino enfrenta desafios significativos relacionados à defasagem na leitura e na escrita dos alunos ingressantes no 6º ano do Ensino Fundamental II. Diante desse cenário, foram implementadas estratégias voltadas para a recomposição da aprendizagem, fundamentadas em metodologias ativas e práticas pedagógicas diferenciadas. Entre as iniciativas adotadas, destaca-se a oferta de recompisição de aprendizagem com ênfase na alfabetização, por meio de aulas extras ministradas por professores voluntários, como Maria Gilberlane Ferreira de Souza (Ciências), Alessandra Ramos dos Santos Miranda e Eliane Tenório de Oliveira (Língua Portuguesa). Visando a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e eficaz, a abordagem adotada considera as perspectivas da alfabetização e do letramento (Ferreiro, 2009, Kleiman, 2005; Soares, 2003), as particularidades e as necessidades individuais dos estudantes. Conforme destaca Emília Ferreiro (1999, p. 17), “de todos os grupos populacionais, as crianças são as mais facilmente alfabetizáveis. Elas têm mais tempo disponível para dedicar à alfabetização do que qualquer outro grupo de idade e estão em processo contínuo de aprendizagem”. Os resultados obtidos demonstram avanços significativos, com alunos adquirindo maior autonomia na leitura e na escrita. Esse progresso reforça a importância do comprometimento da equipe pedagógica e a colaboração entre professores e estudantes para ressignificar a trajetória de formação dos alunos e garantir um ensino equitativo e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13141_TB4772_05042025063934.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELLINY ARAUJO SOARES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSELLINY" "autor_email" => "roselliny.araujo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132468 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4772 "inscrito_id" => 13141 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM: JUNTOS, DE MÃOS DADAS, ESCREVENDO NOVAS HISTÓRIAS." "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre práticas de ensino desenvolvidas, a partir de 2023, na Escola Estadual José Oliveira Silva, situada no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas. A instituição de ensino enfrenta desafios significativos relacionados à defasagem na leitura e na escrita dos alunos ingressantes no 6º ano do Ensino Fundamental II. Diante desse cenário, foram implementadas estratégias voltadas para a recomposição da aprendizagem, fundamentadas em metodologias ativas e práticas pedagógicas diferenciadas. Entre as iniciativas adotadas, destaca-se a oferta de recompisição de aprendizagem com ênfase na alfabetização, por meio de aulas extras ministradas por professores voluntários, como Maria Gilberlane Ferreira de Souza (Ciências), Alessandra Ramos dos Santos Miranda e Eliane Tenório de Oliveira (Língua Portuguesa). Visando a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e eficaz, a abordagem adotada considera as perspectivas da alfabetização e do letramento (Ferreiro, 2009, Kleiman, 2005; Soares, 2003), as particularidades e as necessidades individuais dos estudantes. Conforme destaca Emília Ferreiro (1999, p. 17), “de todos os grupos populacionais, as crianças são as mais facilmente alfabetizáveis. Elas têm mais tempo disponível para dedicar à alfabetização do que qualquer outro grupo de idade e estão em processo contínuo de aprendizagem”. Os resultados obtidos demonstram avanços significativos, com alunos adquirindo maior autonomia na leitura e na escrita. Esse progresso reforça a importância do comprometimento da equipe pedagógica e a colaboração entre professores e estudantes para ressignificar a trajetória de formação dos alunos e garantir um ensino equitativo e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13141_TB4772_05042025063934.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSELLINY ARAUJO SOARES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSELLINY" "autor_email" => "roselliny.araujo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }