“YOU LIKE TOMATO AND I LIKE TOMAHTO”: O ENSINO DA PRONÚNCIA DO INGLÊS NA INTERFACE BRITÂNICA E NORTE-AMERICANA ATRAVÉS DA MÚSICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132566 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4900 "inscrito_id" => 2223 "titulo" => "“YOU LIKE TOMATO AND I LIKE TOMAHTO”: O ENSINO DA PRONÚNCIA DO INGLÊS NA INTERFACE BRITÂNICA E NORTE-AMERICANA ATRAVÉS DA MÚSICA." "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado em uma sala de aula do 9º ano de uma escola pública municipal no interior da Paraíba. O objetivo geral é diversificar o ensino de inglês a partir da perspectiva intercultural, abordando os aspectos das variantes linguísticas no que tange à pronúncia, na interface britânica e norte-americana, por meio do gênero textual música. Sabemos que a música é uma ferramenta pedagógica eficaz para alcançar esse objetivo, não só por se tratar de um desenvolvimento do listening e da pronúncia, mas também por ser um instrumento lúdico que desperta o engajamento dos alunos, além de contribuir para a criação de um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, escolhemos a música Let’s Call the Whole Thing Off, composta por Ira Gershwin e George Gershwin e interpretada por Fred Astaire e Ginger Rogers. A canção faz parte da trilha sonora do filme Shall We Dance (1937) e, em sua letra, traz comparações entre as variações de pronúncia do inglês relacionadas à cultura britânica e norte-americana, proporcionando aos alunos o aprendizado das diferentes formas de pronúncia de vocabulários, além de permitir a comparação de aspectos interculturais referentes à pluralidade das variações de um idioma, bem como a aprimoração no desenvolvimento das habilidades comunicativas da língua ao que tange a oralidade e audição. A abordagem a qual utilizamos foi a intercultural, a qual se propõe a desenvolver a interação entre as culturas de chegada e de partida, mediando o conhecimento entre ambas, promovendo um intercâmbio cultural entre os aspectos relativos à associação, comportamentos, valores e respeito entre diferentes culturas e grupos étnicos. Como suporte teórico, utilizamos os estudos de Crystal (2011), Charity Hudley (2014), Kramsch (1998), Lima (2009), Rosa (2017), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2223_TB4900_06042025123038.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUZINALDO" "autor_email" => "prof.junior.ingles@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132566 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4900 "inscrito_id" => 2223 "titulo" => "“YOU LIKE TOMATO AND I LIKE TOMAHTO”: O ENSINO DA PRONÚNCIA DO INGLÊS NA INTERFACE BRITÂNICA E NORTE-AMERICANA ATRAVÉS DA MÚSICA." "resumo" => "O presente trabalho consiste em um relato de experiência vivenciado em uma sala de aula do 9º ano de uma escola pública municipal no interior da Paraíba. O objetivo geral é diversificar o ensino de inglês a partir da perspectiva intercultural, abordando os aspectos das variantes linguísticas no que tange à pronúncia, na interface britânica e norte-americana, por meio do gênero textual música. Sabemos que a música é uma ferramenta pedagógica eficaz para alcançar esse objetivo, não só por se tratar de um desenvolvimento do listening e da pronúncia, mas também por ser um instrumento lúdico que desperta o engajamento dos alunos, além de contribuir para a criação de um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, escolhemos a música Let’s Call the Whole Thing Off, composta por Ira Gershwin e George Gershwin e interpretada por Fred Astaire e Ginger Rogers. A canção faz parte da trilha sonora do filme Shall We Dance (1937) e, em sua letra, traz comparações entre as variações de pronúncia do inglês relacionadas à cultura britânica e norte-americana, proporcionando aos alunos o aprendizado das diferentes formas de pronúncia de vocabulários, além de permitir a comparação de aspectos interculturais referentes à pluralidade das variações de um idioma, bem como a aprimoração no desenvolvimento das habilidades comunicativas da língua ao que tange a oralidade e audição. A abordagem a qual utilizamos foi a intercultural, a qual se propõe a desenvolver a interação entre as culturas de chegada e de partida, mediando o conhecimento entre ambas, promovendo um intercâmbio cultural entre os aspectos relativos à associação, comportamentos, valores e respeito entre diferentes culturas e grupos étnicos. Como suporte teórico, utilizamos os estudos de Crystal (2011), Charity Hudley (2014), Kramsch (1998), Lima (2009), Rosa (2017), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2223_TB4900_06042025123038.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZINALDO ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "LUZINALDO" "autor_email" => "prof.junior.ingles@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }