Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM ATIVA NO ENSINO DOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO EM FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132583
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4921
    "inscrito_id" => 13012
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM ATIVA NO ENSINO DOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO EM FÍSICA"
    "resumo" => "A Física é uma disciplina essencial que nos ajuda a compreender os princípios fundamentais que governam o mundo ao nosso redor, mas frequentemente é vista por muitos estudantes como chata e desafiadora. A integração entre teoria e prática no ensino de Física é fundamental, pois permite que os alunos visualizem e experimentem conceitos abstratos, o que facilita a assimilação do conhecimento. A realização de aulas práticas envolve os estudantes e desperta seu interesse pela disciplina, tornando o aprendizado significativo. Este trabalho fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, com o objetivo de relatar uma sequência didática sobre o tema “Processos de Eletrização”, aplicada na disciplina eletiva “Práticas Laboratoriais de Física” com alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, em Massapê, Ceará. A sequência incluiu duas aulas teóricas expositivas, nas quais os conceitos dos processos de eletrização foram abordados de maneira detalhada. Em seguida, foram realizadas duas aulas práticas, permitindo que os estudantes integrassem a teoria com a prática de forma significativa. Para complementar a avaliação do aprendizado, foi aplicado um questionário qualitativo, visando compreender a percepção dos alunos sobre a experiência e a eficácia da abordagem adotada. Como resultado, foi identificado que os discentes demonstraram interesse pela Física, além de uma melhor compreensão dos conceitos de eletrização. Muitos alunos relataram que a prática os ajudou a visualizar melhor os fenômenos estudados e a conectar a teoria à sua realidade cotidiana. Por fim, essa sequência didática destaca a importância de metodologias ativas no ensino de Física, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13012_TB4921_06042025150303.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RODRIGUES MADEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "antonia.madeiro@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132583
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4921
    "inscrito_id" => 13012
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM ATIVA NO ENSINO DOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO EM FÍSICA"
    "resumo" => "A Física é uma disciplina essencial que nos ajuda a compreender os princípios fundamentais que governam o mundo ao nosso redor, mas frequentemente é vista por muitos estudantes como chata e desafiadora. A integração entre teoria e prática no ensino de Física é fundamental, pois permite que os alunos visualizem e experimentem conceitos abstratos, o que facilita a assimilação do conhecimento. A realização de aulas práticas envolve os estudantes e desperta seu interesse pela disciplina, tornando o aprendizado significativo. Este trabalho fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, com o objetivo de relatar uma sequência didática sobre o tema “Processos de Eletrização”, aplicada na disciplina eletiva “Práticas Laboratoriais de Física” com alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, em Massapê, Ceará. A sequência incluiu duas aulas teóricas expositivas, nas quais os conceitos dos processos de eletrização foram abordados de maneira detalhada. Em seguida, foram realizadas duas aulas práticas, permitindo que os estudantes integrassem a teoria com a prática de forma significativa. Para complementar a avaliação do aprendizado, foi aplicado um questionário qualitativo, visando compreender a percepção dos alunos sobre a experiência e a eficácia da abordagem adotada. Como resultado, foi identificado que os discentes demonstraram interesse pela Física, além de uma melhor compreensão dos conceitos de eletrização. Muitos alunos relataram que a prática os ajudou a visualizar melhor os fenômenos estudados e a conectar a teoria à sua realidade cotidiana. Por fim, essa sequência didática destaca a importância de metodologias ativas no ensino de Física, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13012_TB4921_06042025150303.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA RODRIGUES MADEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "antonia.madeiro@edu.sobral.ce.gov.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Física é uma disciplina essencial que nos ajuda a compreender os princípios fundamentais que governam o mundo ao nosso redor, mas frequentemente é vista por muitos estudantes como chata e desafiadora. A integração entre teoria e prática no ensino de Física é fundamental, pois permite que os alunos visualizem e experimentem conceitos abstratos, o que facilita a assimilação do conhecimento. A realização de aulas práticas envolve os estudantes e desperta seu interesse pela disciplina, tornando o aprendizado significativo. Este trabalho fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, com o objetivo de relatar uma sequência didática sobre o tema “Processos de Eletrização”, aplicada na disciplina eletiva “Práticas Laboratoriais de Física” com alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra, em Massapê, Ceará. A sequência incluiu duas aulas teóricas expositivas, nas quais os conceitos dos processos de eletrização foram abordados de maneira detalhada. Em seguida, foram realizadas duas aulas práticas, permitindo que os estudantes integrassem a teoria com a prática de forma significativa. Para complementar a avaliação do aprendizado, foi aplicado um questionário qualitativo, visando compreender a percepção dos alunos sobre a experiência e a eficácia da abordagem adotada. Como resultado, foi identificado que os discentes demonstraram interesse pela Física, além de uma melhor compreensão dos conceitos de eletrização. Muitos alunos relataram que a prática os ajudou a visualizar melhor os fenômenos estudados e a conectar a teoria à sua realidade cotidiana. Por fim, essa sequência didática destaca a importância de metodologias ativas no ensino de Física, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.