O DESAFIO DE FORMAR LEITORES DE LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132611 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4958 "inscrito_id" => 12045 "titulo" => "O DESAFIO DE FORMAR LEITORES DE LITERATURA" "resumo" => "A pesquisa em andamento tem como objetivo discutir os desafios encontrados pela escola na difícil missão de formar leitores de literatura num mundo globalizado, onde as novas tecnologias e mídias digitais competem pela atenção dos jovens. A investigação tem como objeto de pesquisa uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública federal que alia o trabalho de formação de leitores autônomos e críticos da literatura aos conteúdos a serem desenvolvidos na disciplina de Língua Portuguesa. A referida pesquisa vem sendo desenvolvida de forma qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os dados foram gerados a partir da observação participativa, entrevistas com a professora e estudantes e estão sendo analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, foram utilizadas as premissas de autores e pesquisadores que se dedicam à compreensão dos processos de formação de leitores e incentivo à leitura de literatura para interpretar os dados colhidos, tais como Paulo Freire, Antonio Candido, Rildo Cosson, Angela Kleiman, Magda Soares, Regina Zilberman, Isabel Solé. Os resultados preliminares apontam para a necessidade do desenvolvimento de um projeto pautado na construção de um sentido para a leitura e na formação da consciência da cultura letrada, com envolvimento de toda a instituição escolar, investimento na formação continuada para os professores que irão atuar nesse projeto, além da aquisição do material literário compatível com os objetivos para que se possa concretizar o objetivo de formar leitores de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12045_TB4958_06042025191309.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GONÇALVES DORO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.42140096@ucp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132611 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4958 "inscrito_id" => 12045 "titulo" => "O DESAFIO DE FORMAR LEITORES DE LITERATURA" "resumo" => "A pesquisa em andamento tem como objetivo discutir os desafios encontrados pela escola na difícil missão de formar leitores de literatura num mundo globalizado, onde as novas tecnologias e mídias digitais competem pela atenção dos jovens. A investigação tem como objeto de pesquisa uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública federal que alia o trabalho de formação de leitores autônomos e críticos da literatura aos conteúdos a serem desenvolvidos na disciplina de Língua Portuguesa. A referida pesquisa vem sendo desenvolvida de forma qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os dados foram gerados a partir da observação participativa, entrevistas com a professora e estudantes e estão sendo analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Nesse contexto, foram utilizadas as premissas de autores e pesquisadores que se dedicam à compreensão dos processos de formação de leitores e incentivo à leitura de literatura para interpretar os dados colhidos, tais como Paulo Freire, Antonio Candido, Rildo Cosson, Angela Kleiman, Magda Soares, Regina Zilberman, Isabel Solé. Os resultados preliminares apontam para a necessidade do desenvolvimento de um projeto pautado na construção de um sentido para a leitura e na formação da consciência da cultura letrada, com envolvimento de toda a instituição escolar, investimento na formação continuada para os professores que irão atuar nesse projeto, além da aquisição do material literário compatível com os objetivos para que se possa concretizar o objetivo de formar leitores de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12045_TB4958_06042025191309.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GONÇALVES DORO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.42140096@ucp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }