ESTRATÉGIAS DE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA USADAS POR ESTUDANTES SURDOS JOVENS E ADULTOS
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Durante o curso, aplicou-se conceitos próprios da Educação Bilíngue, em que a Língua de Sinais é a língua de acesso, como também a valorização do letramento visual e da identidade surda. Este trabalho inseriu-se no modelo de pesquisa qualitativa, com análise indutiva de dados, optando pelo estudo de caso como recurso metodológico. Participaram do estudo sete jovens surdos, com diferentes graus de escolaridade, perda auditiva e fluência em Libras. Para a análise, utilizou-se um referencial teórico baseado em autores surdos e ouvintes da área dos Estudos Surdos. Os resultados revelaram que os alunos se utilizaram de diferentes estratégias ao lidar com a escrita de textos, como: Estratégia de Repetição de Palavras ou Cópia; Estratégia de Memória Sonora; Estratégia de Mútuo Auxílio; Estratégia de Uso da Língua de Sinais; Estratégia de Uso de Memória Datilológica; Estratégia de Uso de Memória Visual; Estratégia de Hipóteses Gramaticais; Estratégia de Uso de Recursos Multimodais; e Estratégia de Busca de Recursos nas Tecnologias de Informação e Comunicação. A contribuição deste trabalho é demonstrar,, em discussões de formação de professores, o que tais estratégias significam no trabalho educacional com este alunado e assim poder auxiliar para que tais alunos estejam de fato incluídos nos currículos básicos." 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