MEMÓRIA ATIVA: O IMPACTO DOS FLASHCARDS NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132953 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5420 "inscrito_id" => 13901 "titulo" => "MEMÓRIA ATIVA: O IMPACTO DOS FLASHCARDS NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "Os flashcards são ferramentas educacionais simples e eficazes, compostas por cartões que apresentam, de um lado, uma pergunta ou conceito, e do outro, sua respectiva resposta ou explicação. Fundamentados na metodologia ativa de ensino, esses cartões favorecem a memorização, a revisão e a aprendizagem significativa, estimulando a participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso de flashcards como estratégia didática no Ensino Médio, especificamente com alunos do curso técnico em Logística integrado ao Ensino Médio do IFAL – Campus Benedito Bentes. A iniciativa surgiu a partir da criação colaborativa de uma coleção de flashcards sobre conteúdos de Biologia, abordando doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários, além de tópicos de Genética Geral. Os flashcards foram confeccionados tanto em formato físico, com cartolina, recortes e desenhos coloridos, quanto em formato digital, utilizando ferramentas como o Canva e aplicativos específicos. A proposta visou promover a aprendizagem ativa por meio da sistematização e revisão dinâmica e interativa do conteúdo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionários fechados e análise interpretativa dos dados. A amostra foi composta por 240 estudantes de ambos os sexos, que participaram da construção e uso dos flashcards em momentos de estudo e revisão. Os resultados mostraram uma melhora significativa no desempenho acadêmico, além do desenvolvimento de competências como pensamento crítico, autonomia e resolução de problemas. Os estudantes avaliaram positivamente a estratégia, destacando o potencial dos flashcards para tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Conclui-se que os flashcards são uma metodologia ativa, acessível e eficiente, que pode ser incorporada por professores de diversas áreas como recurso de apoio à aprendizagem. O estudo reforça a importância de práticas pedagógicas que valorizem o protagonismo estudantil e estimulem a construção participativa da lucidez." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13901_TB5420_07042025223448.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "aso23@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132953 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5420 "inscrito_id" => 13901 "titulo" => "MEMÓRIA ATIVA: O IMPACTO DOS FLASHCARDS NO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "Os flashcards são ferramentas educacionais simples e eficazes, compostas por cartões que apresentam, de um lado, uma pergunta ou conceito, e do outro, sua respectiva resposta ou explicação. Fundamentados na metodologia ativa de ensino, esses cartões favorecem a memorização, a revisão e a aprendizagem significativa, estimulando a participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos do uso de flashcards como estratégia didática no Ensino Médio, especificamente com alunos do curso técnico em Logística integrado ao Ensino Médio do IFAL – Campus Benedito Bentes. A iniciativa surgiu a partir da criação colaborativa de uma coleção de flashcards sobre conteúdos de Biologia, abordando doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários, além de tópicos de Genética Geral. Os flashcards foram confeccionados tanto em formato físico, com cartolina, recortes e desenhos coloridos, quanto em formato digital, utilizando ferramentas como o Canva e aplicativos específicos. A proposta visou promover a aprendizagem ativa por meio da sistematização e revisão dinâmica e interativa do conteúdo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionários fechados e análise interpretativa dos dados. A amostra foi composta por 240 estudantes de ambos os sexos, que participaram da construção e uso dos flashcards em momentos de estudo e revisão. Os resultados mostraram uma melhora significativa no desempenho acadêmico, além do desenvolvimento de competências como pensamento crítico, autonomia e resolução de problemas. Os estudantes avaliaram positivamente a estratégia, destacando o potencial dos flashcards para tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Conclui-se que os flashcards são uma metodologia ativa, acessível e eficiente, que pode ser incorporada por professores de diversas áreas como recurso de apoio à aprendizagem. O estudo reforça a importância de práticas pedagógicas que valorizem o protagonismo estudantil e estimulem a construção participativa da lucidez." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13901_TB5420_07042025223448.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "aso23@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }