XERIMBABOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6059 "inscrito_id" => 12511 "titulo" => "XERIMBABOS" "resumo" => "A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica para analisar a reprodução do especismo em conteúdos didáticos e sua desconstrução por meio da literatura infantojuvenil. Baseada em autores como Correa e Gimenes (2024), além das reflexões de Godoy e Sousa (2019) sobre a presença do especismo em livros didáticos, a investigação busca compreender como a visão antropocêntrica e hierárquica entre humanos e animais não humanos é reforçada na educação. Para isso, utilizou-se o procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, conforme abordado por Lima e Mioto (2007), permitindo uma análise aprofundada de obras literárias como Memórias de um Burro (Condessa de Ségur), A Mulher que Matou os Peixes e A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector) e Sucuri da Amazônia (Daniela Tupinambá). O estudo dialoga ainda com as perspectivas de Mello e Dias (2020) sobre uma formação inventiva antiespecista, destacando como a literatura pode atuar na construção de uma consciência crítica desde a infância. A análise revelou que, enquanto algumas narrativas descrevem a submissão animal, outras demonstram a empatia e o respeito pelos animais não humanos, ainda que sob uma perspectiva antropocêntrica. As obras evidenciaram uma outra percepção sobre os animais não humanos, reforçando a necessidade de uma educação que valorize todas as formas de vida. Os resultados apontam para a importância de ampliar o uso de materiais antiespecistas no ensino, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ética." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12511_TB6059_08042025182826.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLLY GABRIELLY SANTOS MACHADO LIMA" "autor_nome_curto" => "NICOLLY" "autor_email" => "ngsm3@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133433 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6059 "inscrito_id" => 12511 "titulo" => "XERIMBABOS" "resumo" => "A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, fundamenta-se em uma abordagem bibliográfica para analisar a reprodução do especismo em conteúdos didáticos e sua desconstrução por meio da literatura infantojuvenil. Baseada em autores como Correa e Gimenes (2024), além das reflexões de Godoy e Sousa (2019) sobre a presença do especismo em livros didáticos, a investigação busca compreender como a visão antropocêntrica e hierárquica entre humanos e animais não humanos é reforçada na educação. Para isso, utilizou-se o procedimento metodológico da pesquisa bibliográfica, conforme abordado por Lima e Mioto (2007), permitindo uma análise aprofundada de obras literárias como Memórias de um Burro (Condessa de Ségur), A Mulher que Matou os Peixes e A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector) e Sucuri da Amazônia (Daniela Tupinambá). O estudo dialoga ainda com as perspectivas de Mello e Dias (2020) sobre uma formação inventiva antiespecista, destacando como a literatura pode atuar na construção de uma consciência crítica desde a infância. A análise revelou que, enquanto algumas narrativas descrevem a submissão animal, outras demonstram a empatia e o respeito pelos animais não humanos, ainda que sob uma perspectiva antropocêntrica. As obras evidenciaram uma outra percepção sobre os animais não humanos, reforçando a necessidade de uma educação que valorize todas as formas de vida. Os resultados apontam para a importância de ampliar o uso de materiais antiespecistas no ensino, contribuindo para a construção de uma sociedade mais ética." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12511_TB6059_08042025182826.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLLY GABRIELLY SANTOS MACHADO LIMA" "autor_nome_curto" => "NICOLLY" "autor_email" => "ngsm3@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }