INVESTIGAÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM PELO METODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133755 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6498 "inscrito_id" => 10274 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM PELO METODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO" "resumo" => "A pesquisa investigou a aprendizagem de estudantes do ensino médio por meio da lembrança estimulada em espaços não formais de ensino, com foco na visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de tempo integral localizada no leste maranhense, envolvendo 15 estudantes da 2ª série do itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias. A atividade foi interdisciplinar, integrando as disciplinas de Biologia, Geografia, Corresponsabilidade Social e Aprofundamento IV. O percurso envolveu visita a sítios arqueológicos, ao Museu do Homem Americano, Museu da Natureza e ao ateliê de cerâmica da Serra da Capivara. Após 73 dias da viagem, os estudantes participaram de uma sequência didática composta por quatro etapas: conversa inicial sobre a experiência, atividades de desenho, aplicação de questionário e produção de poesias com base em textos sobre a Serra da Capivara e a Caatinga. Os resultados demonstraram que os estudantes conseguiram contextualizar a experiência, valorizando aspectos históricos, culturais, biológicos e geográficos. Houve destaque para a biodiversidade da Caatinga, a produção artesanal local, a importância arqueológica do parque e a crítica à visão estereotipada do bioma. As respostas evidenciam a apropriação interdisciplinar de saberes e a valorização do conhecimento científico, além do reconhecimento do turismo pedagógico e da importância do Parque como Patrimônio Mundial. A metodologia de lembrança estimulada mostrou-se eficaz na recuperação e ressignificação das aprendizagens em espaços educativos não formais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10274_TB6498_08042025213513.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MARIA DUARTE VELOSO" "autor_nome_curto" => "ROSA" "autor_email" => "rosabiopedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133755 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6498 "inscrito_id" => 10274 "titulo" => "INVESTIGAÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM PELO METODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO" "resumo" => "A pesquisa investigou a aprendizagem de estudantes do ensino médio por meio da lembrança estimulada em espaços não formais de ensino, com foco na visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de tempo integral localizada no leste maranhense, envolvendo 15 estudantes da 2ª série do itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias. A atividade foi interdisciplinar, integrando as disciplinas de Biologia, Geografia, Corresponsabilidade Social e Aprofundamento IV. O percurso envolveu visita a sítios arqueológicos, ao Museu do Homem Americano, Museu da Natureza e ao ateliê de cerâmica da Serra da Capivara. Após 73 dias da viagem, os estudantes participaram de uma sequência didática composta por quatro etapas: conversa inicial sobre a experiência, atividades de desenho, aplicação de questionário e produção de poesias com base em textos sobre a Serra da Capivara e a Caatinga. Os resultados demonstraram que os estudantes conseguiram contextualizar a experiência, valorizando aspectos históricos, culturais, biológicos e geográficos. Houve destaque para a biodiversidade da Caatinga, a produção artesanal local, a importância arqueológica do parque e a crítica à visão estereotipada do bioma. As respostas evidenciam a apropriação interdisciplinar de saberes e a valorização do conhecimento científico, além do reconhecimento do turismo pedagógico e da importância do Parque como Patrimônio Mundial. A metodologia de lembrança estimulada mostrou-se eficaz na recuperação e ressignificação das aprendizagens em espaços educativos não formais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10274_TB6498_08042025213513.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MARIA DUARTE VELOSO" "autor_nome_curto" => "ROSA" "autor_email" => "rosabiopedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }