Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGAÇÃO SOBRE APRENDIZAGEM PELO METODO DA LEMBRANÇA ESTIMULADA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa investigou a aprendizagem de estudantes do ensino médio por meio da lembrança estimulada em espaços não formais de ensino, com foco na visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de tempo integral localizada no leste maranhense, envolvendo 15 estudantes da 2ª série do itinerário formativo de Linguagens e suas Tecnologias. A atividade foi interdisciplinar, integrando as disciplinas de Biologia, Geografia, Corresponsabilidade Social e Aprofundamento IV. O percurso envolveu visita a sítios arqueológicos, ao Museu do Homem Americano, Museu da Natureza e ao ateliê de cerâmica da Serra da Capivara. Após 73 dias da viagem, os estudantes participaram de uma sequência didática composta por quatro etapas: conversa inicial sobre a experiência, atividades de desenho, aplicação de questionário e produção de poesias com base em textos sobre a Serra da Capivara e a Caatinga. Os resultados demonstraram que os estudantes conseguiram contextualizar a experiência, valorizando aspectos históricos, culturais, biológicos e geográficos. Houve destaque para a biodiversidade da Caatinga, a produção artesanal local, a importância arqueológica do parque e a crítica à visão estereotipada do bioma. As respostas evidenciam a apropriação interdisciplinar de saberes e a valorização do conhecimento científico, além do reconhecimento do turismo pedagógico e da importância do Parque como Patrimônio Mundial. A metodologia de lembrança estimulada mostrou-se eficaz na recuperação e ressignificação das aprendizagens em espaços educativos não formais.

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