Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APLICAÇÃO DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA (ABA) NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133825
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6586
    "inscrito_id" => 3984
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA (ABA) NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)."
    "resumo" => "O artigo explora a contribuição da Análise Comportamental Aplicada (ABA) no tratamento e no de habilidades em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ABA é uma abordagem da psicologia comportamental voltada para a modificação de comportamentos socialmente relevantes, sendo amplamente utilizada para promover avanços cognitivos, sociais e adaptativos em crianças com autismo. A pesquisa busca responder: como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) pode ser utilizada de forma eficaz no desenvolvimento de crianças com TEA, considerando os desafios encontrados em contextos educacionais e terapêuticos? O objetivo geral do estudo é analisar a eficácia da ABA nesse processo de desenvolvimento, considerando tanto os benefícios observados quanto as dificuldades práticas enfrentadas em sua aplicação. O artigo também aprofunda os impactos da ABA na rotina das crianças, analisando como a consistência das intervenções, a individualização dos planos terapêuticos e o envolvimento das famílias influenciam os resultados. Além disso, destaca-se a importância da colaboração entre profissionais da educação e da saúde para garantir uma abordagem integrada, respeitosa e eficaz, capaz de promover o desenvolvimento global da criança com TEA. A metodologia utilizada é bibliográfica, fundamentada em obras e estudos de autores relevantes como Skinner, Lovaas, Mantoan, Mesibov e Shea. Esses autores fornecem embasamento tanto para os princípios da ABA quanto para reflexões sobre a inclusão escolar de crianças com TEA. O estudo busca, portanto, oferecer uma visão abrangente sobre a aplicação da ABA, evidenciando tanto seu potencial quanto os desafios práticos e éticos envolvidos no processo de intervenção comportamental com crianças autistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3984_TB6586_08042025215927.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANE DE ANDRADE PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "GEANE"
    "autor_email" => "geaneandrade.p@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133825
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6586
    "inscrito_id" => 3984
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA (ABA) NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)."
    "resumo" => "O artigo explora a contribuição da Análise Comportamental Aplicada (ABA) no tratamento e no de habilidades em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ABA é uma abordagem da psicologia comportamental voltada para a modificação de comportamentos socialmente relevantes, sendo amplamente utilizada para promover avanços cognitivos, sociais e adaptativos em crianças com autismo. A pesquisa busca responder: como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) pode ser utilizada de forma eficaz no desenvolvimento de crianças com TEA, considerando os desafios encontrados em contextos educacionais e terapêuticos? O objetivo geral do estudo é analisar a eficácia da ABA nesse processo de desenvolvimento, considerando tanto os benefícios observados quanto as dificuldades práticas enfrentadas em sua aplicação. O artigo também aprofunda os impactos da ABA na rotina das crianças, analisando como a consistência das intervenções, a individualização dos planos terapêuticos e o envolvimento das famílias influenciam os resultados. Além disso, destaca-se a importância da colaboração entre profissionais da educação e da saúde para garantir uma abordagem integrada, respeitosa e eficaz, capaz de promover o desenvolvimento global da criança com TEA. A metodologia utilizada é bibliográfica, fundamentada em obras e estudos de autores relevantes como Skinner, Lovaas, Mantoan, Mesibov e Shea. Esses autores fornecem embasamento tanto para os princípios da ABA quanto para reflexões sobre a inclusão escolar de crianças com TEA. O estudo busca, portanto, oferecer uma visão abrangente sobre a aplicação da ABA, evidenciando tanto seu potencial quanto os desafios práticos e éticos envolvidos no processo de intervenção comportamental com crianças autistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3984_TB6586_08042025215927.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANE DE ANDRADE PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "GEANE"
    "autor_email" => "geaneandrade.p@outlook.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo explora a contribuição da Análise Comportamental Aplicada (ABA) no tratamento e no de habilidades em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ABA é uma abordagem da psicologia comportamental voltada para a modificação de comportamentos socialmente relevantes, sendo amplamente utilizada para promover avanços cognitivos, sociais e adaptativos em crianças com autismo. A pesquisa busca responder: como a Análise Comportamental Aplicada (ABA) pode ser utilizada de forma eficaz no desenvolvimento de crianças com TEA, considerando os desafios encontrados em contextos educacionais e terapêuticos? O objetivo geral do estudo é analisar a eficácia da ABA nesse processo de desenvolvimento, considerando tanto os benefícios observados quanto as dificuldades práticas enfrentadas em sua aplicação. O artigo também aprofunda os impactos da ABA na rotina das crianças, analisando como a consistência das intervenções, a individualização dos planos terapêuticos e o envolvimento das famílias influenciam os resultados. Além disso, destaca-se a importância da colaboração entre profissionais da educação e da saúde para garantir uma abordagem integrada, respeitosa e eficaz, capaz de promover o desenvolvimento global da criança com TEA. A metodologia utilizada é bibliográfica, fundamentada em obras e estudos de autores relevantes como Skinner, Lovaas, Mantoan, Mesibov e Shea. Esses autores fornecem embasamento tanto para os princípios da ABA quanto para reflexões sobre a inclusão escolar de crianças com TEA. O estudo busca, portanto, oferecer uma visão abrangente sobre a aplicação da ABA, evidenciando tanto seu potencial quanto os desafios práticos e éticos envolvidos no processo de intervenção comportamental com crianças autistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.