Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134143
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7031
    "inscrito_id" => 13205
    "titulo" => "PESQUISA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Introdução: A Pesquisa Escolar é um elemento imprescindível para a educação frente aos desafios sociais hodiernos. Enquanto prática, ela vislumbra a aquisição do conhecimento do discente, favorecendo a independência intelectual, a autonomia e o protagonismo estudantil. Objetivo: Analisar a Pesquisa Escolar sistematizada nas aulas de Educação Física em Escolas de Referência em Ensino Médio de Tempo Integral da Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Centro do Estado de Pernambuco. Método: Tratou-se de uma busca bibliográfica e de campo a partir de questionário e entrevista semiestruturada de cunho qualitativo e norteada pela hermenêutica- dialética. Resultado: O questionário foi enviado para 17 escolas e para os 30 professores de Educação Física da lista cedida pela GRE. Como resultado, 11 professores de Educação Física, de nove escolas, responderam. Foram selecionados seis, quatro deles se dispuseram a participar da entrevista, cujas falas fundamentaram esse estudo. No que concerne à análise dos dados, subsidiou-se da técnica de análise de conteúdo por categorização temática. Conclusão: Podemos entender, que a pesquisa escolar presente no processo de ensino-aprendizagem possibilita aos docentes e discentes tratarem conteúdos com base na crítica, na reflexão e na ação, em busca de novos conhecimentos que atendam as reais necessidades das crianças e jovens nas escolas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13205_TB7031_08042025235408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VARLA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianavarla01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134143
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7031
    "inscrito_id" => 13205
    "titulo" => "PESQUISA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Introdução: A Pesquisa Escolar é um elemento imprescindível para a educação frente aos desafios sociais hodiernos. Enquanto prática, ela vislumbra a aquisição do conhecimento do discente, favorecendo a independência intelectual, a autonomia e o protagonismo estudantil. Objetivo: Analisar a Pesquisa Escolar sistematizada nas aulas de Educação Física em Escolas de Referência em Ensino Médio de Tempo Integral da Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Centro do Estado de Pernambuco. Método: Tratou-se de uma busca bibliográfica e de campo a partir de questionário e entrevista semiestruturada de cunho qualitativo e norteada pela hermenêutica- dialética. Resultado: O questionário foi enviado para 17 escolas e para os 30 professores de Educação Física da lista cedida pela GRE. Como resultado, 11 professores de Educação Física, de nove escolas, responderam. Foram selecionados seis, quatro deles se dispuseram a participar da entrevista, cujas falas fundamentaram esse estudo. No que concerne à análise dos dados, subsidiou-se da técnica de análise de conteúdo por categorização temática. Conclusão: Podemos entender, que a pesquisa escolar presente no processo de ensino-aprendizagem possibilita aos docentes e discentes tratarem conteúdos com base na crítica, na reflexão e na ação, em busca de novos conhecimentos que atendam as reais necessidades das crianças e jovens nas escolas"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13205_TB7031_08042025235408.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VARLA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianavarla01@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Introdução: A Pesquisa Escolar é um elemento imprescindível para a educação frente aos desafios sociais hodiernos. Enquanto prática, ela vislumbra a aquisição do conhecimento do discente, favorecendo a independência intelectual, a autonomia e o protagonismo estudantil. Objetivo: Analisar a Pesquisa Escolar sistematizada nas aulas de Educação Física em Escolas de Referência em Ensino Médio de Tempo Integral da Gerência Regional de Educação (GRE) da Mata Centro do Estado de Pernambuco. Método: Tratou-se de uma busca bibliográfica e de campo a partir de questionário e entrevista semiestruturada de cunho qualitativo e norteada pela hermenêutica- dialética. Resultado: O questionário foi enviado para 17 escolas e para os 30 professores de Educação Física da lista cedida pela GRE. Como resultado, 11 professores de Educação Física, de nove escolas, responderam. Foram selecionados seis, quatro deles se dispuseram a participar da entrevista, cujas falas fundamentaram esse estudo. No que concerne à análise dos dados, subsidiou-se da técnica de análise de conteúdo por categorização temática. Conclusão: Podemos entender, que a pesquisa escolar presente no processo de ensino-aprendizagem possibilita aos docentes e discentes tratarem conteúdos com base na crítica, na reflexão e na ação, em busca de novos conhecimentos que atendam as reais necessidades das crianças e jovens nas escolas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.