Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO E INCLUSÃO: A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134253
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7200
    "inscrito_id" => 14816
    "titulo" => "MEDIAÇÃO E INCLUSÃO: A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência na educação infantil é importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa às diferenças. No entanto, muitas vezes, as escolas enfrentam dificuldades para atender adequadamente às necessidades dessas crianças, principalmente quando se trata de garantir uma aprendizagem de qualidade e a interação e integração social. A presença de um auxiliar especializado surge como uma alternativa essencial para ajudar na adaptação do ambiente escolar e garantir que esses alunos se sintam parte do processo educativo. Este profissional, ao atuar como mediador entre o aluno com deficiência e os colegas, facilita o aprendizado e contribui para o desenvolvimento emocional e social da criança. Porém, a importância desse apoio nem sempre é reconhecida, o que nos leva a pontuar vários questionamento e refletir sobre a importância de sua presença com um auxiliar que pode realmente transformar a experiência educacional de crianças com deficiência, promovendo sua inclusão e seu aprendizado de forma significativa. Assim, o objetivo desta pesquisa propõe refletir sobre o papel fundamental desse profissional e como sua atuação pode contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e humana. A pesquisa possui a abordagem qualitativa para análise de dados em que se utilizou a pesquisa bibliográfica para a compreensão do desenvolvimento da temática ao longo dos últimos anos (2015 - 2024) a partir das experiências de pesquisadores sobre o tema no âmbito educacional. A necessidade da presença de cuidadores/auxiliares para alunos com deficiências na Educação Infantil, tem como proposta a garantia da inclusão e o estímulo a aprendizagem significativa dessas crianças. Portanto, a presença desse auxiliar contribui de forma significativa para o desenvolvimento e inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, de modo que favorece a interação, adaptação, e aprendizado no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14816_TB7200_23042025151014.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE CARVALHO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE SOUSA"
    "autor_email" => "michellecsousa@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134253
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7200
    "inscrito_id" => 14816
    "titulo" => "MEDIAÇÃO E INCLUSÃO: A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A inclusão de alunos com deficiência na educação infantil é importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa às diferenças. No entanto, muitas vezes, as escolas enfrentam dificuldades para atender adequadamente às necessidades dessas crianças, principalmente quando se trata de garantir uma aprendizagem de qualidade e a interação e integração social. A presença de um auxiliar especializado surge como uma alternativa essencial para ajudar na adaptação do ambiente escolar e garantir que esses alunos se sintam parte do processo educativo. Este profissional, ao atuar como mediador entre o aluno com deficiência e os colegas, facilita o aprendizado e contribui para o desenvolvimento emocional e social da criança. Porém, a importância desse apoio nem sempre é reconhecida, o que nos leva a pontuar vários questionamento e refletir sobre a importância de sua presença com um auxiliar que pode realmente transformar a experiência educacional de crianças com deficiência, promovendo sua inclusão e seu aprendizado de forma significativa. Assim, o objetivo desta pesquisa propõe refletir sobre o papel fundamental desse profissional e como sua atuação pode contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e humana. A pesquisa possui a abordagem qualitativa para análise de dados em que se utilizou a pesquisa bibliográfica para a compreensão do desenvolvimento da temática ao longo dos últimos anos (2015 - 2024) a partir das experiências de pesquisadores sobre o tema no âmbito educacional. A necessidade da presença de cuidadores/auxiliares para alunos com deficiências na Educação Infantil, tem como proposta a garantia da inclusão e o estímulo a aprendizagem significativa dessas crianças. Portanto, a presença desse auxiliar contribui de forma significativa para o desenvolvimento e inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, de modo que favorece a interação, adaptação, e aprendizado no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14816_TB7200_23042025151014.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE CARVALHO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE SOUSA"
    "autor_email" => "michellecsousa@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência na educação infantil é importante para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa às diferenças. No entanto, muitas vezes, as escolas enfrentam dificuldades para atender adequadamente às necessidades dessas crianças, principalmente quando se trata de garantir uma aprendizagem de qualidade e a interação e integração social. A presença de um auxiliar especializado surge como uma alternativa essencial para ajudar na adaptação do ambiente escolar e garantir que esses alunos se sintam parte do processo educativo. Este profissional, ao atuar como mediador entre o aluno com deficiência e os colegas, facilita o aprendizado e contribui para o desenvolvimento emocional e social da criança. Porém, a importância desse apoio nem sempre é reconhecida, o que nos leva a pontuar vários questionamento e refletir sobre a importância de sua presença com um auxiliar que pode realmente transformar a experiência educacional de crianças com deficiência, promovendo sua inclusão e seu aprendizado de forma significativa. Assim, o objetivo desta pesquisa propõe refletir sobre o papel fundamental desse profissional e como sua atuação pode contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e humana. A pesquisa possui a abordagem qualitativa para análise de dados em que se utilizou a pesquisa bibliográfica para a compreensão do desenvolvimento da temática ao longo dos últimos anos (2015 - 2024) a partir das experiências de pesquisadores sobre o tema no âmbito educacional. A necessidade da presença de cuidadores/auxiliares para alunos com deficiências na Educação Infantil, tem como proposta a garantia da inclusão e o estímulo a aprendizagem significativa dessas crianças. Portanto, a presença desse auxiliar contribui de forma significativa para o desenvolvimento e inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, de modo que favorece a interação, adaptação, e aprendizado no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.