Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS NA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134511
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7615
    "inscrito_id" => 15824
    "titulo" => "O PAPEL DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS NA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO"
    "resumo" => "Esse trabalho origina-se a partir da busca por um ensino inclusivo através da utilização de ferramentas pedagógicas, mais especificamente, as mídias educacionais sendo utilizadas na educação, como exemplo de alguns desses recursos existem diversos softwares assistivos, plataformas digitais, jogos, legendas e outras adaptações que possibilitam aos alunos o acesso ao aprendizado de forma customizada. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo associar tais mídias a uma aprendizagem personalizada para o educando, propiciando que os ritmos individuais dos alunos sejam respeitados e que o ensino seja centrado em auxiliar suas necessidades específicas. A metodologia adotada é de revisão bilbiográfica e tem como autores-base Almeida (2003), Moran (2007, 2013), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) e Piaget (1976) que respaldam a teoria do aluno ativo de sua própria aprendizagem. O estudo de revisão bibliográfica também abrange as teorias educacionais do construtivismo, sociointeracionismo e da aprendizagem centrada no aluno para fundamentar a construção de um ensino em que as mídias tenham um papel crucial no acesso à informação e na aprendizagem para o alunado. Isso, porque seu uso permite que os docentes procurem diversificar seu trabalho e personalizem o aprendizado dos estudantes com materiais compatíveis às particularidades individuais, facilitando a mediação entre aluno, professor e conhecimento, buscando, assim, impactos positivos na motivação e no engajamento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15824_TB7615_29042025191054.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELY AGUIAR DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELY"
    "autor_email" => "andriely.a@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134511
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7615
    "inscrito_id" => 15824
    "titulo" => "O PAPEL DAS MÍDIAS EDUCACIONAIS NA PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO"
    "resumo" => "Esse trabalho origina-se a partir da busca por um ensino inclusivo através da utilização de ferramentas pedagógicas, mais especificamente, as mídias educacionais sendo utilizadas na educação, como exemplo de alguns desses recursos existem diversos softwares assistivos, plataformas digitais, jogos, legendas e outras adaptações que possibilitam aos alunos o acesso ao aprendizado de forma customizada. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo associar tais mídias a uma aprendizagem personalizada para o educando, propiciando que os ritmos individuais dos alunos sejam respeitados e que o ensino seja centrado em auxiliar suas necessidades específicas. A metodologia adotada é de revisão bilbiográfica e tem como autores-base Almeida (2003), Moran (2007, 2013), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) e Piaget (1976) que respaldam a teoria do aluno ativo de sua própria aprendizagem. O estudo de revisão bibliográfica também abrange as teorias educacionais do construtivismo, sociointeracionismo e da aprendizagem centrada no aluno para fundamentar a construção de um ensino em que as mídias tenham um papel crucial no acesso à informação e na aprendizagem para o alunado. Isso, porque seu uso permite que os docentes procurem diversificar seu trabalho e personalizem o aprendizado dos estudantes com materiais compatíveis às particularidades individuais, facilitando a mediação entre aluno, professor e conhecimento, buscando, assim, impactos positivos na motivação e no engajamento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15824_TB7615_29042025191054.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRIELY AGUIAR DE FRANÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRIELY"
    "autor_email" => "andriely.a@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho origina-se a partir da busca por um ensino inclusivo através da utilização de ferramentas pedagógicas, mais especificamente, as mídias educacionais sendo utilizadas na educação, como exemplo de alguns desses recursos existem diversos softwares assistivos, plataformas digitais, jogos, legendas e outras adaptações que possibilitam aos alunos o acesso ao aprendizado de forma customizada. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo associar tais mídias a uma aprendizagem personalizada para o educando, propiciando que os ritmos individuais dos alunos sejam respeitados e que o ensino seja centrado em auxiliar suas necessidades específicas. A metodologia adotada é de revisão bilbiográfica e tem como autores-base Almeida (2003), Moran (2007, 2013), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007) e Piaget (1976) que respaldam a teoria do aluno ativo de sua própria aprendizagem. O estudo de revisão bibliográfica também abrange as teorias educacionais do construtivismo, sociointeracionismo e da aprendizagem centrada no aluno para fundamentar a construção de um ensino em que as mídias tenham um papel crucial no acesso à informação e na aprendizagem para o alunado. Isso, porque seu uso permite que os docentes procurem diversificar seu trabalho e personalizem o aprendizado dos estudantes com materiais compatíveis às particularidades individuais, facilitando a mediação entre aluno, professor e conhecimento, buscando, assim, impactos positivos na motivação e no engajamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.