EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DECOLONIALIDADE DESAFIOS E PERSPECTITVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS QUILOMBO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134613 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7784 "inscrito_id" => 16649 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DECOLONIALIDADE DESAFIOS E PERSPECTITVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS QUILOMBO" "resumo" => "Este trabalho discute os desafios e oportunidades associados à implantação do primeiro Campus Quilombo na rede federal de educação profissional no Brasil como uma prática decolonial de educação, alinhada à luta por reconhecimento e valorização das culturas afro-brasileiras. Apresenta-se a Proposta de Criação do Campus Quilombo – Minas Novas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e a Carta Aberta ao Ministério da Educação pela criação do IFNMG Campus Quilombo Minas Novas no Vale do Jequitinhonha (Carta [...], 2024) como documentos fundamentais. Nossa intenção é discutir suas proposições juntamente com os teóricos da decolonialidade como uma abordagem que visa questionar e desmantelar as estruturas coloniais na educação, promovendo saberes e práticas que valorizam as culturas marginalizadas. Para isso nos embasamos em Nina Lino Gomes (2017), Catherine Walsh (2009), Paulo Freire (2008) dentre outros autores. Apresentamos como caminho metodológico a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, trazendo em sua centralidade a decolonialidade no campo educacional, alinhada à discussão dos documentos expostos acima. Inicialmente, fizemos a apresentação do IFNMG e destacamos sua relevância enquanto instituição pública de educação gratuita, ressaltando sua importância territorial e seu papel em levar educação de qualidade a uma extensa região que, por muito tempo, foi privada do acesso e oportunidades educacionais. Posteriormente, apresentamos os principais fundamentos da proposta de criação do Campus Quilombo, dialogando com alguns pontos relevantes da Carta Aberta, que representa a mobilização para institucionalização política, por meio da participação de diversos atores sociais, com o objetivo de consolidar um projeto decolonial e inovador de educação profissional. O projeto educacional, que ainda está em fase de desenho e implantação, representa novas potencialidades de transformação e resistência na modalidade de educação profissional dos Institutos Federais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16649_TB7784_29042025222426.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA EMANNUELLE DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricia.brito@ifnmg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134613 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7784 "inscrito_id" => 16649 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DECOLONIALIDADE DESAFIOS E PERSPECTITVAS PARA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS QUILOMBO" "resumo" => "Este trabalho discute os desafios e oportunidades associados à implantação do primeiro Campus Quilombo na rede federal de educação profissional no Brasil como uma prática decolonial de educação, alinhada à luta por reconhecimento e valorização das culturas afro-brasileiras. Apresenta-se a Proposta de Criação do Campus Quilombo – Minas Novas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), e a Carta Aberta ao Ministério da Educação pela criação do IFNMG Campus Quilombo Minas Novas no Vale do Jequitinhonha (Carta [...], 2024) como documentos fundamentais. Nossa intenção é discutir suas proposições juntamente com os teóricos da decolonialidade como uma abordagem que visa questionar e desmantelar as estruturas coloniais na educação, promovendo saberes e práticas que valorizam as culturas marginalizadas. Para isso nos embasamos em Nina Lino Gomes (2017), Catherine Walsh (2009), Paulo Freire (2008) dentre outros autores. Apresentamos como caminho metodológico a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, trazendo em sua centralidade a decolonialidade no campo educacional, alinhada à discussão dos documentos expostos acima. Inicialmente, fizemos a apresentação do IFNMG e destacamos sua relevância enquanto instituição pública de educação gratuita, ressaltando sua importância territorial e seu papel em levar educação de qualidade a uma extensa região que, por muito tempo, foi privada do acesso e oportunidades educacionais. Posteriormente, apresentamos os principais fundamentos da proposta de criação do Campus Quilombo, dialogando com alguns pontos relevantes da Carta Aberta, que representa a mobilização para institucionalização política, por meio da participação de diversos atores sociais, com o objetivo de consolidar um projeto decolonial e inovador de educação profissional. O projeto educacional, que ainda está em fase de desenho e implantação, representa novas potencialidades de transformação e resistência na modalidade de educação profissional dos Institutos Federais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16649_TB7784_29042025222426.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA EMANNUELLE DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricia.brito@ifnmg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }