Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NO CURSO DE PEDAGOGIA POLO ITINGA MARANHÃO E VISITA AO TERRITÓRIO INDÍGENA KRIKATI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto aborda o percurso pedagógico da Disciplina Histórias e Culturas Indígenas no Curso de Pedagogia no Programa Caminhos do Sertão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, no Polo Itinga Maranhão. A pesquisa aborda sobre os indígenas brasileiros, sua educação e diversidade cultural. Visa incentivar a valorização do ensino de história e cultura indígena com o intuito de atender a lei 11.645/2008 no currículo oficial da rede de ensino básico. Para alcançar essa importante temática faremos uma abordagem qualitativa, desde os tópicos principais abordados em sala de aula bem como as atividades e técnicas didáticas, bem como a culminância da Disciplina numa visita de campo a Aldeia São José, Território Indígena Krikati. Os principais resultados obtidos foram vivenciar aos acadêmicos e acadêmicas em formação docente, o entendimento de como se configuram as cosmologias indígenas: a linguagem, ritos costumes, bem como a produção de uma forma de educação autônoma. Em conclusão, da teoria a visita de campo foi compreendido o verdadeiro sentido da Histórias e Culturas Indígenas.

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