Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCONTRO DE MUNDOS: CLUBE DO LIVRO DE OBRAS LATINO-AMERICANAS; PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO MACAU-EQUADOR.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135908
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9692
    "inscrito_id" => 20976
    "titulo" => "ENCONTRO DE MUNDOS: CLUBE DO LIVRO DE OBRAS LATINO-AMERICANAS; PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO MACAU-EQUADOR."
    "resumo" => "Este artigo relata as experiências adquiridas com o Projeto de Internacionalização: Encontro de Mundos: Clube do Livro de Obras Latino-Americanas, que levou uma aluna do IFRN Campus Macau à Universidade Estatal Península de Santa Elena (UPSE). O propósito central consistiu em estimular a valorização da literatura e da cultura latino-americana, relacionando os saberes adquiridos no IFRN com as vivências proporcionadas pelo projeto Encontro de Mundos: Clube do Livro de Obras Latino-Americanas. As atividades foram organizadas em três momentos principais: formação voltada para aspectos literários, sociopolíticos e linguísticos; realização de encontros presenciais e virtuais, que incluíram leituras coletivas, dramatizações, saraus e dinâmicas de integração; e participação da bolsista em intercâmbio acadêmico-cultural na Universidade Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador, o que possibilitou uma imersão direta em um novo contexto educacional e cultural. A investigação foi conduzida a partir de registros de campo, diário reflexivo, notas de aula e relatos de experiências, e sua análise foi estruturada em três dimensões: a literatura latino-americana como instrumento de formação crítica; o diálogo entre práticas culturais, acadêmicas e linguísticas; e os impactos da experiência internacional na formação da estudante. Os resultados indicaram que o projeto contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural e do interesse pela literatura latino-americana, favoreceu a formação crítica e reflexiva dos participantes e ampliou a integração entre estudantes, professores e escritores. Além disso, reafirmou a literatura como espaço de expressão, intercâmbio e construção de vínculos humanos em ambientes educativos diversos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20976_TB9692_19082025231532.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANY CLEANY BATISTA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANY BRITO"
    "autor_email" => "vivianycleany19@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135908
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9692
    "inscrito_id" => 20976
    "titulo" => "ENCONTRO DE MUNDOS: CLUBE DO LIVRO DE OBRAS LATINO-AMERICANAS; PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO MACAU-EQUADOR."
    "resumo" => "Este artigo relata as experiências adquiridas com o Projeto de Internacionalização: Encontro de Mundos: Clube do Livro de Obras Latino-Americanas, que levou uma aluna do IFRN Campus Macau à Universidade Estatal Península de Santa Elena (UPSE). O propósito central consistiu em estimular a valorização da literatura e da cultura latino-americana, relacionando os saberes adquiridos no IFRN com as vivências proporcionadas pelo projeto Encontro de Mundos: Clube do Livro de Obras Latino-Americanas. As atividades foram organizadas em três momentos principais: formação voltada para aspectos literários, sociopolíticos e linguísticos; realização de encontros presenciais e virtuais, que incluíram leituras coletivas, dramatizações, saraus e dinâmicas de integração; e participação da bolsista em intercâmbio acadêmico-cultural na Universidade Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador, o que possibilitou uma imersão direta em um novo contexto educacional e cultural. A investigação foi conduzida a partir de registros de campo, diário reflexivo, notas de aula e relatos de experiências, e sua análise foi estruturada em três dimensões: a literatura latino-americana como instrumento de formação crítica; o diálogo entre práticas culturais, acadêmicas e linguísticas; e os impactos da experiência internacional na formação da estudante. Os resultados indicaram que o projeto contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural e do interesse pela literatura latino-americana, favoreceu a formação crítica e reflexiva dos participantes e ampliou a integração entre estudantes, professores e escritores. Além disso, reafirmou a literatura como espaço de expressão, intercâmbio e construção de vínculos humanos em ambientes educativos diversos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20976_TB9692_19082025231532.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANY CLEANY BATISTA DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANY BRITO"
    "autor_email" => "vivianycleany19@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo relata as experiências adquiridas com o Projeto de Internacionalização: Encontro de Mundos: Clube do Livro de Obras Latino-Americanas, que levou uma aluna do IFRN Campus Macau à Universidade Estatal Península de Santa Elena (UPSE). O propósito central consistiu em estimular a valorização da literatura e da cultura latino-americana, relacionando os saberes adquiridos no IFRN com as vivências proporcionadas pelo projeto Encontro de Mundos: Clube do Livro de Obras Latino-Americanas. As atividades foram organizadas em três momentos principais: formação voltada para aspectos literários, sociopolíticos e linguísticos; realização de encontros presenciais e virtuais, que incluíram leituras coletivas, dramatizações, saraus e dinâmicas de integração; e participação da bolsista em intercâmbio acadêmico-cultural na Universidade Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador, o que possibilitou uma imersão direta em um novo contexto educacional e cultural. A investigação foi conduzida a partir de registros de campo, diário reflexivo, notas de aula e relatos de experiências, e sua análise foi estruturada em três dimensões: a literatura latino-americana como instrumento de formação crítica; o diálogo entre práticas culturais, acadêmicas e linguísticas; e os impactos da experiência internacional na formação da estudante. Os resultados indicaram que o projeto contribuiu para o fortalecimento da identidade cultural e do interesse pela literatura latino-americana, favoreceu a formação crítica e reflexiva dos participantes e ampliou a integração entre estudantes, professores e escritores. Além disso, reafirmou a literatura como espaço de expressão, intercâmbio e construção de vínculos humanos em ambientes educativos diversos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.