DESAFIOS DA PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT
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Este trabalho apresenta reflexões a partir da observação no curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio -EJA ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, município de fronteira Brasil-Bolívia. Com início em 2023 e previsão de formar sua primeira turma em 2025, o curso vem enfrentando desafios significativos, destacando-se, entre eles, a insuficiência de docentes e o elevado índice de evasão escolar. A análise documental e a observação institucional indicam que os principais fatores associados a evasão escolar, decorre, principalmente das dificuldades em conciliar estudo, trabalho e responsabilidades familiares, somadas a limitações no processo de integração curricular. Além disso, o campus Guajará-Mirim sofre com a rotatividade de servidores, em especial docentes, o que dificulta na criação de vínculos importante para a permanecia do público da EJA, e que também causa prejuízos significativos na continuidade do processo de ensino- aprendizagem. Na modalidade de ensino EJA, é importante destacar a relevância da valorização dos saberes prévios dos estudantes e da adoção de práticas pedagógicas flexíveis e contextualizadas, que considerem a realidade local. A observação do curso da EJA-EPT no IFRO – Campus Guajará-Mirim evidencia os desafios estruturais, como a evasão e a carência de docentes, assim como as potencialidades formativas, reafirmando a necessidade de políticas de permanência e êxito e de práticas pedagógicas contextualizadas para assegurar sua efetividade social." 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