Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) configura-se como uma estratégia importante para a promoção da inclusão social, da formação cidadã e da ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Entretanto, a modalidade apresenta desafios históricos no que se refere a permanência e êxito dos estudantes. Este trabalho apresenta reflexões a partir da observação no curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio -EJA ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, município de fronteira Brasil-Bolívia. Com início em 2023 e previsão de formar sua primeira turma em 2025, o curso vem enfrentando desafios significativos, destacando-se, entre eles, a insuficiência de docentes e o elevado índice de evasão escolar. A análise documental e a observação institucional indicam que os principais fatores associados a evasão escolar, decorre, principalmente das dificuldades em conciliar estudo, trabalho e responsabilidades familiares, somadas a limitações no processo de integração curricular. Além disso, o campus Guajará-Mirim sofre com a rotatividade de servidores, em especial docentes, o que dificulta na criação de vínculos importante para a permanecia do público da EJA, e que também causa prejuízos significativos na continuidade do processo de ensino- aprendizagem. Na modalidade de ensino EJA, é importante destacar a relevância da valorização dos saberes prévios dos estudantes e da adoção de práticas pedagógicas flexíveis e contextualizadas, que considerem a realidade local. A observação do curso da EJA-EPT no IFRO – Campus Guajará-Mirim evidencia os desafios estruturais, como a evasão e a carência de docentes, assim como as potencialidades formativas, reafirmando a necessidade de políticas de permanência e êxito e de práticas pedagógicas contextualizadas para assegurar sua efetividade social.

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