Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA E ENSINO: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26014
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A proposta da comunicação é socializar os resultados do projeto de pesquisa (PIBIC) “A constituição e significação do ensino de literatura no ensino fundamental das escolas públicas de João Pessoa/PB”. O projeto origina-se na constatação, em diagnóstico de relatórios de estágio supervisionado do curso de Letras da UFPB, de que há um ofuscamento do ensino de literatura no ensino fundamental em detrimento do ensino de Língua Portuguesa. Entre seus objetivos, a pesquisa pretendeu ampliar o conhecimento sobre os documentos que tratam do ensino de língua, literatura e leitura; fomentar a pesquisa sobre a produção de materiais didáticos, a partir de estudos teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa e da Literatura no âmbito da UFPB e das escolas de ensino fundamental; e, redimensionar o lugar da literatura no ensino fundamental, ao lado do ensino de Língua Portuguesa e não subsidiária desta. A perspectiva teórica adotada advém dos estudos sobre a Estética da Recepção e discussões teóricas sobre leitura literária. A metodologia para a concretização da pesquisa está assentada em uma abordagem teórico-prática, de natureza descritiva e analítica dos dados coletados a partir do levantamento bibliográfico, documental e de campo (a partir da coleta de dados nas escolas. Nossos resultados foram: houve revisão bibliográfica e alargamento dos conhecimentos sobre os pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de literatura e a leitura literária e houve compreensão da necessidade de reavaliar como se dá esse ensino na escola a partir da produção de materiais didáticos que apresentaram alternativas para efetivar a leitura na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID331_22072016171047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA MARIA SEGABINAZI"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "dani.segabinazi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26014
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 257
    "inscrito_id" => 331
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A proposta da comunicação é socializar os resultados do projeto de pesquisa (PIBIC) “A constituição e significação do ensino de literatura no ensino fundamental das escolas públicas de João Pessoa/PB”. O projeto origina-se na constatação, em diagnóstico de relatórios de estágio supervisionado do curso de Letras da UFPB, de que há um ofuscamento do ensino de literatura no ensino fundamental em detrimento do ensino de Língua Portuguesa. Entre seus objetivos, a pesquisa pretendeu ampliar o conhecimento sobre os documentos que tratam do ensino de língua, literatura e leitura; fomentar a pesquisa sobre a produção de materiais didáticos, a partir de estudos teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa e da Literatura no âmbito da UFPB e das escolas de ensino fundamental; e, redimensionar o lugar da literatura no ensino fundamental, ao lado do ensino de Língua Portuguesa e não subsidiária desta. A perspectiva teórica adotada advém dos estudos sobre a Estética da Recepção e discussões teóricas sobre leitura literária. A metodologia para a concretização da pesquisa está assentada em uma abordagem teórico-prática, de natureza descritiva e analítica dos dados coletados a partir do levantamento bibliográfico, documental e de campo (a partir da coleta de dados nas escolas. Nossos resultados foram: houve revisão bibliográfica e alargamento dos conhecimentos sobre os pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de literatura e a leitura literária e houve compreensão da necessidade de reavaliar como se dá esse ensino na escola a partir da produção de materiais didáticos que apresentaram alternativas para efetivar a leitura na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID331_22072016171047.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA MARIA SEGABINAZI"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "dani.segabinazi@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A proposta da comunicação é socializar os resultados do projeto de pesquisa (PIBIC) “A constituição e significação do ensino de literatura no ensino fundamental das escolas públicas de João Pessoa/PB”. O projeto origina-se na constatação, em diagnóstico de relatórios de estágio supervisionado do curso de Letras da UFPB, de que há um ofuscamento do ensino de literatura no ensino fundamental em detrimento do ensino de Língua Portuguesa. Entre seus objetivos, a pesquisa pretendeu ampliar o conhecimento sobre os documentos que tratam do ensino de língua, literatura e leitura; fomentar a pesquisa sobre a produção de materiais didáticos, a partir de estudos teóricos sobre o ensino de Língua Portuguesa e da Literatura no âmbito da UFPB e das escolas de ensino fundamental; e, redimensionar o lugar da literatura no ensino fundamental, ao lado do ensino de Língua Portuguesa e não subsidiária desta. A perspectiva teórica adotada advém dos estudos sobre a Estética da Recepção e discussões teóricas sobre leitura literária. A metodologia para a concretização da pesquisa está assentada em uma abordagem teórico-prática, de natureza descritiva e analítica dos dados coletados a partir do levantamento bibliográfico, documental e de campo (a partir da coleta de dados nas escolas. Nossos resultados foram: houve revisão bibliográfica e alargamento dos conhecimentos sobre os pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de literatura e a leitura literária e houve compreensão da necessidade de reavaliar como se dá esse ensino na escola a partir da produção de materiais didáticos que apresentaram alternativas para efetivar a leitura na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.