Este estudo tem como objetivo entender as verdadeiras raízes do Brasil contemporâneo a partir de seus inúmeros fatores: histórico, linguístico e cultural, percorrendo uma análise da identidade do negro no Brasil, sinalizando os desafios impostos a partir da promulgação da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira para as práticas pedagógicas, pois apesar de todo um aparato legal, o negro ainda é tratado com desigualdade. Para o desenvolvimento do presente trabalho optamos pela pesquisa bibliográfica, tomando empréstimos de autores: Munanga (2009), Mattoso (2003), Silva (2011), o que facilitou a compreensão do processo de construção da identidade afrodescendente no Brasil. É importante salientar que o Brasil é um dos países que possui muitas leis para causas de desigualdades, étnico-raciais, sociais, econômicas, culturais e históricas, mas estas não condizem com as práticas reais. Os resultados da pesquisa mostram, que do ponto de vista social e histórico, em pleno século XXI, o negro brasileiro sofre várias formas de preconceito, e isso corrobora para a perda da identidade e para as ações afirmativas do que é ser negro no Brasil.