Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PRÁTICA REFLEXIVA NA SALA DE AULA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFMA

Palavra-chaves: CURSO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Comunicação Oral (CO) GT-18 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
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      entre os anos de 2015 a 2017. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do Curso de História –\r\n
      Licenciatura que conseguiram concluir a carga horária concernente a sua formação docente\r\n
      nesse período. A partir da interpretação de diferentes autores (Lima, 2001; Tardif, 2002;\r\n
      Pimenta, 2001; Gómez, 2000) compreendemos a prática enquanto práxis, permeada por um\r\n
      processo de reflexão e ação que pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformação\r\n
      da realidade escolar. Evidenciamos nos relatórios dos alunos quando retornam de suas\r\n
      atividades de estágio aspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular na\r\n
      dimensão de espaço/tempo destinado à construção de conhecimentos práticos na formação dos\r\n
      professores. Propomos tomar tais relatórios como objeto de investigação para encontrar novas\r\n
      perspectivas com vista à orientação e realização do estágio curricular na formação de\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Neste trabalho configura-se um momento relevante na perspectiva de formação dos futuros professores o Estágio Curricular Supervisionado na sua dimensão reflexiva na prática de sala de aula dos alunos do curso de História da Universidade Federal do Maranhão – UFMA entre os anos de 2015 a 2017. Os sujeitos desta pesquisa são alunos do Curso de História – Licenciatura que conseguiram concluir a carga horária concernente a sua formação docente nesse período. A partir da interpretação de diferentes autores (Lima, 2001; Tardif, 2002; Pimenta, 2001; Gómez, 2000) compreendemos a prática enquanto práxis, permeada por um processo de reflexão e ação que pode ser construída e reconstruída, objetivando a transformação da realidade escolar. Evidenciamos nos relatórios dos alunos quando retornam de suas atividades de estágio aspectos favoráveis e desfavoráveis da realização do estágio curricular na dimensão de espaço/tempo destinado à construção de conhecimentos práticos na formação dos professores. Propomos tomar tais relatórios como objeto de investigação para encontrar novas perspectivas com vista à orientação e realização do estágio curricular na formação de professores de História, centradas na relevância da formação prática e na articulação entre a teoria e a prática

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