Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS TIDC’S E O ENSINO DE FILOSOFIA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR

Palavra-chaves: TDICS, ENSINO, FILOSOFIA, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44411
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 585
    "titulo" => "AS TIDC’S E O ENSINO DE FILOSOFIA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR"
    "resumo" => ": O presente artigo tem por objetivo analisar a inserção das Tdic’s no ensino de filosofia e seus desdobramentos nessa área do conhecimento, bem como a atuação do professor –filosofo mediante o surgimento dessas novas ferramentas metodológicas observando aspectos como a formação crítica do aluno e a relação com o uso dessas novas tecnologias. As Tidc’s chegaram definitivamente a escola e provocaram uma verdadeira “revolução” no contexto da sala de aula, impactando diretamente a prática docente. No que diz respeito ao ensino de filosofia, particurlanente, é importante pontuar questões fundamentais que tangem a atuação do professor e a promoção do sendo crítico por meio das mesmas. É inegável que as novas ferramentas tecnológicas têm ocupado um espaço importante nas discussões teóricas sobre o ensino de filosofia e na própria prática docente, entretanto é necessário pensar aspectos que também são fundamentais e carecem de uma reflexão um pouco mais aprofundadas tais como: A formação do professor, disponibilidade das Tdic’s na escola e as possibilidades de desenvolvimento do senso crítico através delas. Às novas tecnologias aplicadas a educação promovem inovação no ensino de modo geral, porém o que precisamos observar é se o uso dessas ferramentas pelo professor de filosofia tem sido capaz de promover a criticidade e a problematização nas aulas dessa importante disciplina. Acreditamos nas potencialidades do uso de novas tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem de filosofia, contudo e preciso ressaltar que eles não se fazem por si só e que é necessário formar e dar boas condições de trabalhos para que os profissionais da filosofia tenham êxito no uso desses recursos metodológicos e assim contribuir para uma formação escolar sólida e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TDICS, ENSINO, FILOSOFIA, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID585_23072018051721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CATARINA ANANIAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CATARINA"
    "autor_email" => "mariacatrinaan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44411
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 296
    "inscrito_id" => 585
    "titulo" => "AS TIDC’S E O ENSINO DE FILOSOFIA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR"
    "resumo" => ": O presente artigo tem por objetivo analisar a inserção das Tdic’s no ensino de filosofia e seus desdobramentos nessa área do conhecimento, bem como a atuação do professor –filosofo mediante o surgimento dessas novas ferramentas metodológicas observando aspectos como a formação crítica do aluno e a relação com o uso dessas novas tecnologias. As Tidc’s chegaram definitivamente a escola e provocaram uma verdadeira “revolução” no contexto da sala de aula, impactando diretamente a prática docente. No que diz respeito ao ensino de filosofia, particurlanente, é importante pontuar questões fundamentais que tangem a atuação do professor e a promoção do sendo crítico por meio das mesmas. É inegável que as novas ferramentas tecnológicas têm ocupado um espaço importante nas discussões teóricas sobre o ensino de filosofia e na própria prática docente, entretanto é necessário pensar aspectos que também são fundamentais e carecem de uma reflexão um pouco mais aprofundadas tais como: A formação do professor, disponibilidade das Tdic’s na escola e as possibilidades de desenvolvimento do senso crítico através delas. Às novas tecnologias aplicadas a educação promovem inovação no ensino de modo geral, porém o que precisamos observar é se o uso dessas ferramentas pelo professor de filosofia tem sido capaz de promover a criticidade e a problematização nas aulas dessa importante disciplina. Acreditamos nas potencialidades do uso de novas tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem de filosofia, contudo e preciso ressaltar que eles não se fazem por si só e que é necessário formar e dar boas condições de trabalhos para que os profissionais da filosofia tenham êxito no uso desses recursos metodológicos e assim contribuir para uma formação escolar sólida e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TDICS, ENSINO, FILOSOFIA, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA2_ID585_23072018051721.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CATARINA ANANIAS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CATARINA"
    "autor_email" => "mariacatrinaan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

: O presente artigo tem por objetivo analisar a inserção das Tdic’s no ensino de filosofia e seus desdobramentos nessa área do conhecimento, bem como a atuação do professor –filosofo mediante o surgimento dessas novas ferramentas metodológicas observando aspectos como a formação crítica do aluno e a relação com o uso dessas novas tecnologias. As Tidc’s chegaram definitivamente a escola e provocaram uma verdadeira “revolução” no contexto da sala de aula, impactando diretamente a prática docente. No que diz respeito ao ensino de filosofia, particurlanente, é importante pontuar questões fundamentais que tangem a atuação do professor e a promoção do sendo crítico por meio das mesmas. É inegável que as novas ferramentas tecnológicas têm ocupado um espaço importante nas discussões teóricas sobre o ensino de filosofia e na própria prática docente, entretanto é necessário pensar aspectos que também são fundamentais e carecem de uma reflexão um pouco mais aprofundadas tais como: A formação do professor, disponibilidade das Tdic’s na escola e as possibilidades de desenvolvimento do senso crítico através delas. Às novas tecnologias aplicadas a educação promovem inovação no ensino de modo geral, porém o que precisamos observar é se o uso dessas ferramentas pelo professor de filosofia tem sido capaz de promover a criticidade e a problematização nas aulas dessa importante disciplina. Acreditamos nas potencialidades do uso de novas tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem de filosofia, contudo e preciso ressaltar que eles não se fazem por si só e que é necessário formar e dar boas condições de trabalhos para que os profissionais da filosofia tenham êxito no uso desses recursos metodológicos e assim contribuir para uma formação escolar sólida e cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.