Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DELINEAMENTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA PARAÍBA

Palavra-chaves: AEE, POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Inclusão esta é uma palavra que deve ser colocada em prática, sobretudo, quando falamos em inclusão de pessoas com deficiências. Este tem sido um assunto muito debatido nos últimos anos, muito se tem avança, porém, ainda estamos longe de atender plenamente a todos que necessitam de um olhar especial. Políticas públicas de inclusão até foram criadas, mas falta interesse e vontade de fazê-las sair do papel e se tornar realidade. Tomando por base os preceitos legais presentes na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e a mais recente política de inclusão, o Programa Viver sem Limites, instituído pelo Decreto 7.612/11. Este trabalho pautou-se em analisar como se dá o atendimento dos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado no município de Arara – PB. Aliando essa analise a como ocorre o processo educativo dos alunos, a estrutura física das escolas, as salas de recursos multifuncionais e a formação dos profissionais que atuam junto a esse público. Além de observações, a aplicação de um questionário junto ao secretário municipal de educação permitiu delinear melhor como ocorre o Atendimento Educacional Especializado no município e a constatar que estamos longe de ofertar uma educação inclusiva e de qualidade que propicie o desenvolvimento integral dos alunos e o pleno exercício da cidadania.

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