Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: PROPORÇÃO DE ESCOLAS COM ACESSO A INFRAESTRUTURA E MATERIAIS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

De acordo com Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A maior parte das escolas das várias regiões do Brasil não tem com acesso a infraestrutura e materiais adaptados para alunos com deficiência segundo dados de pesquisas de até 2017 para alunos nos anos iniciais do ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental e médio. Isso nos deve ser alvo de uma preocupação imensa pois em sua tenra idade, crianças com deficiência necessita muito de atenção e cuidado direcionados a ela. E percebemos em todas as Regiões do Brasil uma falta enorme de cuidados quanto a isto. Desta forma, é necessário e urgente, que os sistemas de ensino se organizem para que além de assegurar essas matrículas, assegurem também a permanência de todos os alunos, sem perder de vista a intencionalidade pedagógica e a qualidade do ensino. Sem isso é impossível assegurar educação a alunos especiais ou com deficiências.

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