Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTUDANTES SURDOS E OS CONFLITOS RELACIONAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: CONFLITOS RELACIONAIS, ESTUDANTES SURDOS, PROCESSO EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44648
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 554
    "titulo" => "ESTUDANTES SURDOS E OS CONFLITOS RELACIONAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho buscou analisar os conflitos relacionais existentes no processo educacional dos estudantes surdos no ensino superior, mais precisamente no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta pesquisa quanto à natureza foi qualitativo-descritiva e quanto à tipologia se apresentou como estudo de caso. O campo da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada, mais precisamente o curso de graduação em Pedagogia por ter estudantes surdos. A técnica utilizada foi a entrevista com três estudantes surdos/as. Os achados deste estudo revelaram que os estudantes surdos/as enfrentam conflitos no processo educacional, estes se encontram relacionados à falha na comunicação da maioria dos professores para com esses estudantes, o desconhecimento e a não utilização da Libras por parte da maioria dos professores, a falta da utilização de estratégias de ensino também se apresenta como fator agravante. Existe a desvalorização da cultura surda, em detrimento da cultura ouvinte e a comunicação entre ouvintes e surdos se encontra fragmentada. Os estudantes surdos dizem conhecer a proposta da inclusão, mas dizem também sofrer com as práticas de exclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "CONFLITOS RELACIONAIS, ESTUDANTES SURDOS, PROCESSO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID554_27062018220513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLIANA BARBOZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "POLLIANA BARBOZA"
    "autor_email" => "pollianabarboza@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44648
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 554
    "titulo" => "ESTUDANTES SURDOS E OS CONFLITOS RELACIONAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "Este trabalho buscou analisar os conflitos relacionais existentes no processo educacional dos estudantes surdos no ensino superior, mais precisamente no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta pesquisa quanto à natureza foi qualitativo-descritiva e quanto à tipologia se apresentou como estudo de caso. O campo da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada, mais precisamente o curso de graduação em Pedagogia por ter estudantes surdos. A técnica utilizada foi a entrevista com três estudantes surdos/as. Os achados deste estudo revelaram que os estudantes surdos/as enfrentam conflitos no processo educacional, estes se encontram relacionados à falha na comunicação da maioria dos professores para com esses estudantes, o desconhecimento e a não utilização da Libras por parte da maioria dos professores, a falta da utilização de estratégias de ensino também se apresenta como fator agravante. Existe a desvalorização da cultura surda, em detrimento da cultura ouvinte e a comunicação entre ouvintes e surdos se encontra fragmentada. Os estudantes surdos dizem conhecer a proposta da inclusão, mas dizem também sofrer com as práticas de exclusão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "CONFLITOS RELACIONAIS, ESTUDANTES SURDOS, PROCESSO EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID554_27062018220513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLIANA BARBOZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "POLLIANA BARBOZA"
    "autor_email" => "pollianabarboza@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho buscou analisar os conflitos relacionais existentes no processo educacional dos estudantes surdos no ensino superior, mais precisamente no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta pesquisa quanto à natureza foi qualitativo-descritiva e quanto à tipologia se apresentou como estudo de caso. O campo da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada, mais precisamente o curso de graduação em Pedagogia por ter estudantes surdos. A técnica utilizada foi a entrevista com três estudantes surdos/as. Os achados deste estudo revelaram que os estudantes surdos/as enfrentam conflitos no processo educacional, estes se encontram relacionados à falha na comunicação da maioria dos professores para com esses estudantes, o desconhecimento e a não utilização da Libras por parte da maioria dos professores, a falta da utilização de estratégias de ensino também se apresenta como fator agravante. Existe a desvalorização da cultura surda, em detrimento da cultura ouvinte e a comunicação entre ouvintes e surdos se encontra fragmentada. Os estudantes surdos dizem conhecer a proposta da inclusão, mas dizem também sofrer com as práticas de exclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.