Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INCLUSÃO, SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO/AFETIVO

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida no ano de 2017, em uma escola da rede municipal de Puxinanã, em colaboração com professoras da Educação Infantil. O trabalho tem o propósito apresentar a importância da musicalização no processo de socialização e desenvolvimento das crianças. Portanto, buscou-se discutir de que forma a musicalização pode contribuir para a interação entre as crianças nas turmas de Educação Infantil, fomentando reflexões sobre a relevância da musicalização no processo de desenvolvimento sócio-afetivo-cognitivo, pensando enfaticamente sobre as práticas pedagógicas voltadas para a musicalização. Deste modo os diálogos travados buscam embasar o conceito de que existem vantagens ao se alinhar os planejamentos diários de profissionais da educação com práticas que prezem pela ludicidade e que pensem no desenvolvimento integral das crianças. Foi possível perceber que além de desinibição, acolhimento dos infantis e criação de hábitos, a música funciona como instrumento mediador na compreensão das relações de afetividade e no trato das sensibilidades, atuando na formação e no desenvolvimento das crianças como cidadãs, capazes de enxergar possibilidades de convivência diante de quaisquer que sejam as suas limitações e as limitações do outro, de modo que a música seja aporte também de inclusão. Assim, temos que a escola é um espaço onde a interação social acontece, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças, e é nesse campo fértil, aberto a novas experiências, que torna-se relevante o uso de atividades que ampliem a capacidade das crianças em pensar sobre si e sobre o outro, interagir e criar laços afetivos.

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