Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA INOVADORAS: UMA EXPERIÊNCIA COM POESIA DE CORDEL E JOGO SÉRIO NA ESCOLA DO CAMPO

Palavra-chaves: LEITURA, LITERATURA DE CORDEL, TECNOLOGIAS, JOGO SÉRIO Comunicação Oral (CO) GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44969
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 2667
    "titulo" => """
      PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA INOVADORAS:\r\n
      UMA EXPERIÊNCIA COM POESIA DE CORDEL E JOGO SÉRIO\r\n
      NA ESCOLA DO CAMPO
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura\r\n
      como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e\r\n
      revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas\r\n
      tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado\r\n
      de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a\r\n
      inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles,\r\n
      os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade\r\n
      da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a\r\n
      construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as\r\n
      alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a\r\n
      partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo\r\n
      conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de\r\n
      engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel,\r\n
      releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações\r\n
      em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com\r\n
      folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham\r\n
      desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências\r\n
      tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um\r\n
      interesse pela literatura de cordel.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA DE CORDEL, TECNOLOGIAS, JOGO SÉRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2667_12082018184342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BARROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "r.barros879@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44969
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 2667
    "titulo" => """
      PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA INOVADORAS:\r\n
      UMA EXPERIÊNCIA COM POESIA DE CORDEL E JOGO SÉRIO\r\n
      NA ESCOLA DO CAMPO
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura\r\n
      como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e\r\n
      revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas\r\n
      tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado\r\n
      de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a\r\n
      inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles,\r\n
      os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade\r\n
      da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a\r\n
      construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as\r\n
      alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a\r\n
      partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo\r\n
      conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de\r\n
      engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel,\r\n
      releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações\r\n
      em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com\r\n
      folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham\r\n
      desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências\r\n
      tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um\r\n
      interesse pela literatura de cordel.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA DE CORDEL, TECNOLOGIAS, JOGO SÉRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2667_12082018184342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL BARROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "r.barros879@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles, os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel, releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um interesse pela literatura de cordel.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.