Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VIGOTSKI E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PESSOAS CEGAS

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, COERÊNCIA CONVERSACIONAL Comunicação Oral (CO) GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45123
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 857
    "inscrito_id" => 1765
    "titulo" => "VIGOTSKI E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PESSOAS CEGAS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo investigar processos de interação ensino-aprendizagem na relação educador-educando com deficiência visual (DV), durante sessões de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizadas em uma instituição para pessoas em situação de deficiência da cidade de João Pessoa - PB. Foram adotadas duas perspectivas: a psicológica, baseada na teoria sociocultural de Vigotski, que trata da relação entre aprendizagem, linguagem e processos psicológicos superiores em crianças com desenvolvimento atípico, e a sociolinguística, que concebe a linguagem em suas interrelações com a cognição como uma forma de ação na qual, ao longo das conversações, são construídos e transformados os objetos de discurso. Participaram do estudo duas professoras videntes e dois alunos DV do 6º e do 7° anos do ensino fundamental, usuários do AEE ofertado na instituição mencionada. Os resultados apontaram a existência de certos padrões interacionais responsáveis pela emergência e manutenção de Zonas de Desenvolvimento Proximal, bem como de padrões conversacionais responsáveis pela sustentação da continuidade tópica, o que por sua vez, atesta um desenvolvimento conversacional coerente. A presença de tais regularidades permite atestar a qualidade nos processos de interação. Em suma, acreditamos que tanto a Teoria Sociocultural de Vigotski quanto a Sociolinguística Interacional são recursos relevantes para a análise e promoção de novas práticas de inclusão em que a linguagem seja considerada central e constituinte dos processos de interação que promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, COERÊNCIA CONVERSACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1765_11082018175526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE SILVESTRE DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "gii.silvestre96@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45123
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 857
    "inscrito_id" => 1765
    "titulo" => "VIGOTSKI E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE PESSOAS CEGAS"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo investigar processos de interação ensino-aprendizagem na relação educador-educando com deficiência visual (DV), durante sessões de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizadas em uma instituição para pessoas em situação de deficiência da cidade de João Pessoa - PB. Foram adotadas duas perspectivas: a psicológica, baseada na teoria sociocultural de Vigotski, que trata da relação entre aprendizagem, linguagem e processos psicológicos superiores em crianças com desenvolvimento atípico, e a sociolinguística, que concebe a linguagem em suas interrelações com a cognição como uma forma de ação na qual, ao longo das conversações, são construídos e transformados os objetos de discurso. Participaram do estudo duas professoras videntes e dois alunos DV do 6º e do 7° anos do ensino fundamental, usuários do AEE ofertado na instituição mencionada. Os resultados apontaram a existência de certos padrões interacionais responsáveis pela emergência e manutenção de Zonas de Desenvolvimento Proximal, bem como de padrões conversacionais responsáveis pela sustentação da continuidade tópica, o que por sua vez, atesta um desenvolvimento conversacional coerente. A presença de tais regularidades permite atestar a qualidade nos processos de interação. Em suma, acreditamos que tanto a Teoria Sociocultural de Vigotski quanto a Sociolinguística Interacional são recursos relevantes para a análise e promoção de novas práticas de inclusão em que a linguagem seja considerada central e constituinte dos processos de interação que promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, COERÊNCIA CONVERSACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1765_11082018175526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE SILVESTRE DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "gii.silvestre96@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar processos de interação ensino-aprendizagem na relação educador-educando com deficiência visual (DV), durante sessões de Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizadas em uma instituição para pessoas em situação de deficiência da cidade de João Pessoa - PB. Foram adotadas duas perspectivas: a psicológica, baseada na teoria sociocultural de Vigotski, que trata da relação entre aprendizagem, linguagem e processos psicológicos superiores em crianças com desenvolvimento atípico, e a sociolinguística, que concebe a linguagem em suas interrelações com a cognição como uma forma de ação na qual, ao longo das conversações, são construídos e transformados os objetos de discurso. Participaram do estudo duas professoras videntes e dois alunos DV do 6º e do 7° anos do ensino fundamental, usuários do AEE ofertado na instituição mencionada. Os resultados apontaram a existência de certos padrões interacionais responsáveis pela emergência e manutenção de Zonas de Desenvolvimento Proximal, bem como de padrões conversacionais responsáveis pela sustentação da continuidade tópica, o que por sua vez, atesta um desenvolvimento conversacional coerente. A presença de tais regularidades permite atestar a qualidade nos processos de interação. Em suma, acreditamos que tanto a Teoria Sociocultural de Vigotski quanto a Sociolinguística Interacional são recursos relevantes para a análise e promoção de novas práticas de inclusão em que a linguagem seja considerada central e constituinte dos processos de interação que promovem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.