A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE LICENCIATURA EM FÍSICA QUÍMICA E BIOLOGIA Victor Pereira Machado Poliana Pereira Lopes Thiago Beirigo Lopes Eixo Temático: (Processos de ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes) Resumo Atualmente estão sendo realizados muitos estudos em torno da utilização de recursos tecnológicos digitais na aprendizagem de estudantes em cálculo Diferencial, isso porque já não é mais possível pensar no avanço da educação sem a utilização desse tipo de tecnologia. Aulas com o seu uso podem estimular, provocar o entusiasmo e favorecer a determinação dos estudantes em aprender e continuar sempre ativo nos processo de construção do conhecimento. O uso da tecnologia digital como ferramenta para o ensino vem sendo explorado em áreas diversificadas, como exemplo é usada como método para ensino à pessoas com deficiência por meio, da Tecnologia Assistiva (TA). Segundo Bersch (2013) a (TA) é um remate ainda inexperiente, podendo ser usada para determinar todo o espaço de meios e trabalhos, que auxilia para propiciar ou aumentar a idoneidade operacional de indivíduos com deficiência e ocasionalmente promover vida social e inclusão. No campo das ciências exatas podem ser multiplicadas as ferramentas tecnológicas para ensino, pois, trata-se de uma ciência a qual a forma da aula é inclinada para o modelo tradicional abstrato em que se trabalha demasiadamente por meio de exercícios descontextualizados. Diante disso, foi realizada uma pesquisa cujo objetivo foi verificar se os estudantes dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) -Campus - Confresa conhecem e utilizam aplicativos que facilitem o processo de compreensão de Cálculo Diferencial. Assim, partindo desses pressupostos acima citados que é buscando saber o real conhecimento deles sobre os aplicativos e também o interesse deles sobre as ferramentas tecnológicas. Pois, muitos desses estudantes que cursaram a disciplina de Cálculo Diferencial destacam as complicações que possuem, mas não buscam compreendê-la em outro momento. O IFMTCampus - Confresa iniciou suas atividades em 2010 com a ofertado curso de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Agrícolas, Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, Médio-Técnico em Agropecuária e Médio-Técnico em Alimentos. Somente em 2015 começou a ofertar o curso de Licenciatura em Física e Licenciatura em Biologia. O (IFMT) -Campus - Confresa foi construído nessa região para atender às demandas da região Norte Araguaia, em um raio de 500 km. Foi em relação ao público de estudantes de licenciatura que a pesquisa buscou englobar na amostragem, em que estudam os 4 primeiros semestres juntos (denominada grade comum) e possuem todos em sua grade curricular Cálculo I (Cálculo Diferencial), a qual é vista por muitos a maior dificuldade em prosseguir com o curso. A pesquisa de caráter descritivo e exploratório foi realizada no segundo semestre de 2016, para isso, aplicou-se um questionário para 26 acadêmicos de diferentes turmas de licenciatura. O questionário continha perguntas objetivas e discursivas, referente principalmente aos tipos de aplicativos que os estudantes já utilizaram e à frequência de uso dos mesmos sendo os aplicativos pesquisados: CálculosFormulary, MalMath, Cálculo Exato e Cálculo Fórmulas todos eles são de fácil acesso e disponível na Play Store, na plataforma Android, cada um com uma especificidade, característica e utilidade diferente que se usado facilita de maneira significativa o processo de assimilação dos conteúdos de Cálculo Diferencial, basicamente serve também para confirmar os resultados encontrados nos cálculos de atividades realizadas pelos os estudantes. Os aplicativos, especialmente o MalMath foi indicado pelo professor ministrante de Cálculo I aos estudantes, alguns deles baixaram esse por ser o mais utilitário. Foram quantificadas duas perguntas objetivas que continha no questionário existindo-se: Você conhece alguns dos aplicativos citados: CálculosFormulary, MalMath, Cálculo Exato e Cálculo Fórmulas? Caso use qual e a frequência de utilização dos respectivos aplicativos? Os questionários foram aplicados a 26 estudantes, sendo 14 de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, 07 de Licenciatura em Biologia e 05 de Licenciatura em Física. Com os questionários respondidos os mesmos foram analisados um a um, e em seguida os dados foram contabilizados. Foi possível constatar que das 26 pessoas pesquisadas, nenhum deles conhecem o aplicativo CalculusFormulary, 4 conhecem o aplicativo MalMath, 1 conhece o cálculo exato e 3 conhecem os cálculos fórmulas. Com isso, o MalMath é o aplicativo mais conhecido dentre os estudantes, porém os aplicativos matemáticos continuam sendo pouco conhecido na vida acadêmica desses licenciados, o que pode ser ruim pois aprender ciências exatas requer sim um maior interesse dos estudantes, e também um bom profissional que esteja impulsionado a explicar o conteúdo de forma construtivista respeitando a especificidade de cada estudante, mais por outro lado a "analise sensorial" da matemática dificulta explicá-la fora do contexto tradicional. Percebe-se que todos afirmaram reconhecer pelo menos um dos aplicativos. No entanto, de acordo com a segunda pergunta do questionário, todos também relataram fazer pouco ou nenhum uso deles.Dos 26 pesquisados, apenas 8 afirmaram utilizar aplicativos como forma facilitadora da aprendizagem de Limites e Derivadas. Portanto, a utilização de aplicativos como recurso da aprendizagem de cálculos, é uma estratégia desconhecida pela maioria dos estudantes. Essa pesquisa possibilitou reforçar o pensamento sobre a necessidade de aprofundar nosso conhecimento sobre o Cálculo Diferencial, pois ele é fundamental para o ensino das disciplinas de Física, Química e Biologia.A utilização de aplicativos são motivadoras, dinâmicas e instrutivas, o que facilita a compreensão dos fenômenos exatos. Apesar de tantas vantagens na utilização dos aplicativos referidos, a pesquisa possibilitou verificar que esse instrumento de ensino ainda é pouco utilizado pelos estudantes. Esse resultado também reforça a importância de implantar sua utilização nas aulas de Cálculo Diferencial. Palavras-chave: cálculo diferencial, aplicativos, dificuldades, licenciaturas Referências BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Assistiva Tecnologia e Educação. Porto Alegre, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018.