Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TRABALHO, EDUCAÇÃO E PRÁXIS DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENSINO DE HISTÓRIA EM PARNAÍBA-PI.

Palavra-chaves: Trabalho, Educação, Práxis Docente, Ensino De História Comunicação Oral 17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Diante das metamorfoses societárias e educacionais na contemporaneidade, o trabalho docente e a forma como se dá a produção dos conhecimentos históricos são reflexões que devem ser discutidas e analisadas para melhor compreendermos como essas categorias de estudo se constituem no decorrer da história. Entendendo a importância de tal debate é que nos propomos a analisar essa perspectiva com um novo olhar, algo que possibilite uma maior aproximação dos fatos sociais, dando ênfase aos atributos interdisciplinares e do trabalho docente em sua práxis. As reflexões desse texto incidem em compreender as transformações metodológicas com um olhar crítico-reflexivo acerca da práxis docente no Ensino de História, como também conhecer as principais transformações ocorridas em tal disciplina, além de investigar acerca da precarização do trabalho docente. Assim, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, em uma sala de aula do 2° ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Parnaíba-PI. Utilizamos, como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-dirigida, além de observações realizadas durante a aula de História da referida turma. As reflexões evidenciaram como a proletarização do trabalho docente retira do (a) professor (a) sua função de intelectual transformador (a), demonstrando que ainda permeiam em nosso sistema de ensino educacional fundamental da rede pública, no Ensino de História, metodologias com fortes características tradicionais que relacionam tal disciplina à necessidade de técnicas meramente decorativas que não privilegiam a capacidade intelectual do aluno nem do (a) professor (a).

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