Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A PRATICA PEDAGÓGICA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8447
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1948
    "inscrito_id" => 5267
    "titulo" => "A PRATICA PEDAGÓGICA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente Trabalho tem o objetivo de conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima do município de Baraúna – PB, na utilização das novas tecnologias que estão sendo inseridas em nossa escola nos últimos anos. A metodologia da pesquisa foi realizada de maneira direta extensiva com professores do 2º ao 5º do turno da manhã utilizando questionário aberto para obtenção dos dados a serem analisados, que em seguida foram inseridos em quadro de analises divididos por categorias de perguntas contendo as respostas dos professores entrevistados que serviram de base para a obtenção dos resultados. Os resultados obtidos apontam para uma pequena e tímida utilização dos recursos tecnológicos pelos professores que em sua maioria tem grande dificuldade em manusear esses equipamentos e a pouca formação a cerca dessas tecnologias para inseri-las em suas práticas pedagógicas o que dificulta significativamente a inserção desses novos recursos no cotidiano da sala de aula. A Proposta de intervenção visa uma ação conjunta entre Secretaria de educação, Direção Escolar e Coordenação Pedagógica para juntos realizarem a formação dos docentes que visa aumentar o seu conhecimento a cerca desses equipamentos e a maneira mais eficiente de inseri-los em sua prática pedagógica fazendo com que o uso dessas tecnologias se torne mais freqüente, com mais qualidade e que possa contribuir de forma significativa para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos da referida escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_18_01_20_idinscrito_5267_05bd068d44c75bb88280e16349d51e5c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ DAS VITORIAS DOS  SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SANTOS"
    "autor_email" => "neguinhokaic@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8447
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1948
    "inscrito_id" => 5267
    "titulo" => "A PRATICA PEDAGÓGICA E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente Trabalho tem o objetivo de conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima do município de Baraúna – PB, na utilização das novas tecnologias que estão sendo inseridas em nossa escola nos últimos anos. A metodologia da pesquisa foi realizada de maneira direta extensiva com professores do 2º ao 5º do turno da manhã utilizando questionário aberto para obtenção dos dados a serem analisados, que em seguida foram inseridos em quadro de analises divididos por categorias de perguntas contendo as respostas dos professores entrevistados que serviram de base para a obtenção dos resultados. Os resultados obtidos apontam para uma pequena e tímida utilização dos recursos tecnológicos pelos professores que em sua maioria tem grande dificuldade em manusear esses equipamentos e a pouca formação a cerca dessas tecnologias para inseri-las em suas práticas pedagógicas o que dificulta significativamente a inserção desses novos recursos no cotidiano da sala de aula. A Proposta de intervenção visa uma ação conjunta entre Secretaria de educação, Direção Escolar e Coordenação Pedagógica para juntos realizarem a formação dos docentes que visa aumentar o seu conhecimento a cerca desses equipamentos e a maneira mais eficiente de inseri-los em sua prática pedagógica fazendo com que o uso dessas tecnologias se torne mais freqüente, com mais qualidade e que possa contribuir de forma significativa para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos da referida escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_11_2014_18_01_20_idinscrito_5267_05bd068d44c75bb88280e16349d51e5c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ DAS VITORIAS DOS  SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SANTOS"
    "autor_email" => "neguinhokaic@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente Trabalho tem o objetivo de conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Rodrigues de Lima do município de Baraúna – PB, na utilização das novas tecnologias que estão sendo inseridas em nossa escola nos últimos anos. A metodologia da pesquisa foi realizada de maneira direta extensiva com professores do 2º ao 5º do turno da manhã utilizando questionário aberto para obtenção dos dados a serem analisados, que em seguida foram inseridos em quadro de analises divididos por categorias de perguntas contendo as respostas dos professores entrevistados que serviram de base para a obtenção dos resultados. Os resultados obtidos apontam para uma pequena e tímida utilização dos recursos tecnológicos pelos professores que em sua maioria tem grande dificuldade em manusear esses equipamentos e a pouca formação a cerca dessas tecnologias para inseri-las em suas práticas pedagógicas o que dificulta significativamente a inserção desses novos recursos no cotidiano da sala de aula. A Proposta de intervenção visa uma ação conjunta entre Secretaria de educação, Direção Escolar e Coordenação Pedagógica para juntos realizarem a formação dos docentes que visa aumentar o seu conhecimento a cerca desses equipamentos e a maneira mais eficiente de inseri-los em sua prática pedagógica fazendo com que o uso dessas tecnologias se torne mais freqüente, com mais qualidade e que possa contribuir de forma significativa para melhoria do processo de ensino-aprendizagem de professores e alunos da referida escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.