Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A POTENCIALIDADE DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O USO DO APLICATIVO TIKTOK

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, TDCI, PRÁTICAS ESCOLARES, TIKTOK, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84582
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 206
    "titulo" => "A POTENCIALIDADE DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O USO DO APLICATIVO TIKTOK"
    "resumo" => "AS TDIC EST?O CADA VEZ MAIS PRESENTES EM DIVERSOS ?MBITOS DE NOSSA SOCIEDADE. NA EDUCA??O, SUA INCLUS?O PASSA DE UMA NECESSIDADE PARA UMA URG?NCIA, FAZENDO COM QUE, SEJA NECESS?RIA UMA ADEQUA??O NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DE ACORDO JUNIOR, MARTINS E VOIGT (2021) CABE A N?S, EDUCANDOS, REFLETIR SOBRE A INSER??O DAS TDIC NEM NOSSAS PR?TICAS EDUCATIVAS. CONSIDERANDO AS MUDAN?AS QUE VEM OCORRENDO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE, O USO DOS CELULARES EST? CADA VEZ MAIS PRESENTE EM SALA DE AULA. NEGAR SUA EXIST?NCIA OU COIBIR O USO DESTE DISPOSITIVO EM SALA DE AULA, N?O ? MAIS UMA OP??O VI?VEL. DE ACORDO COM MACEDO (2019), OS CELULARES SMARTPHONES PODEM SER COMPREENDIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO UMA DAS DIFERENTES LINGUAGENS A SEREM TRABALHADAS E EXPLORADAS EM SALA DE AULA, TENDO EM VISTA QUE, ? UM DISPOSITIVO QUE FAZ PARTE DA LINGUAGEM E DO COTIDIANO DAS CRIAN?AS E ADOLESCENTES. DENTRO DESTES DISPOSITIVOS, ENCONTRAMOS UM LEQUE DE APLICATIVOS, QUE S?O VISITADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE BOAS HORAS DE SEUS DIAS. UM DOS APLICATIVOS QUE MAIS VEM FAZENDO SUCESSO ? O TIKTOK, QUE EST? DISPON?VEL PARA SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID E IOS E PERMITE A CRIA??O DE V?DEO ENTRE 15 A 60 SEGUNDA, OU SEJA, V?DEOS CURTOS.. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021A) O TIKTOK SE TORNOU, ATUALMENTE, O APLICADO MAIS BAIXADO NO MUNDO, SUPERANDO O FACEBOOK E O INSTAGRAM, E CONTA COM MAIS DE 800 MILH?ES DE USU?RIOS ATIVOS, QUE S?O CONHECIDOS COMO TIKTOKER?S. O APLICATIVO, QUE CHEGOU AO BRASIL EM 2019, TEM COMO USU?RIOS, EM SUA MAIORIA (CERCA DE 70%), JOVENS ENTRE 13 E 25 ANOS, QUE GRAVAM E ASSISTEM A V?DEOS DE HUMOR, DUBLAGEM, M?SICAS, FILMES, S?RIES E CURIOSIDADES. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021B), COM A PANDEMIA CAUSADA PELA CORONA V?RUS, A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL POTENCIALIZOU O USO DE TDIC?S, ASSIM COMO OS AMBIENTES ESCOLARES PRECISARAM SE ADAPTAR REPENTINAMENTE PARA AMBIENTES VIRTUAIS, O CONSUMO DE APLICATIVOS DE FOTOS E V?DEOS SE INTENSIFICOU, POIS O, O AMBIENTE VIRTUAL SE TORNOU A ?NICA MANEIRA POSS?VEL DE SOCIALIZA??O. DE ACORDO COM LIMA (2020), DIANTE DESTE CEN?RIO, SE TORNOU NECESS?RIO E AINDA MAIS URGENTE RESSIGNIFICAR O FAZER PEDAG?GICO. ATRAV?S DO USO DE APLICATIVOS COMO O TIKTOK, ALIADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES, ? POSS?VEL TRAZER O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, OPORTUNIZANDO DI?LOGOS COM A LINGUAGEM TECNOL?GICA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ENTENDE-SE QUE O USO DE DISPOSITIVOS TECNOL?GICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PROPORCIONA E POTENCIALIZA A BUSCA E A COMPREENS?O DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE PROMOVE UM AMBIENTE INTERATIVO QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVAS FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO GEOGR?FICO EM SALA DE AULA. TONINI (2014), AFIRMA QUE O USO DE APLICATIVOS ATRAV?S DOS SMARTPHONES RESULTARAM EM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER E PROCESSAR INFORMA??ES, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTOS, N?O S? NO AMBIENTE FAMILIAR MAS TAMB?M NA MANEIRA EM QUE SE APRENDE NA ESCOLA. APLICATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, COMO O TIKTOK, PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, N?O APENAS PARA COMPLEMENTAR ATIVIDADES E PROPOSTAS ESCOLARES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI) FAVORECEM AS POSSIBILIDADES E NOVAS FORMAS DE APRENDER GEOGRAFIA, ESTABELECEM E CONSTROEM NOVAS LINGUAGENS QUE COMPLETAM E AMPLIAM AS DIVERSIDADES PRESENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.  SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO EXP?E UMA PR?TICA REALIZADA NO NONO ANO, DURANTE O ANO DE 2021, EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BLUMENAU. SEGUNDO MONTEIRO (2020), O TIKTOK PODE SER UTILIZADO MUITO AL?M DE APENAS PARA A DIVERS?O, L?, PODEMOS ENCONTRAMOS CONTE?DOS CRIATIVOS QUE PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS USU?RIOS INTEGRA??O E DESENVOLVIMENTO CRIATIVO. O TIKTOK PODE AINDA, SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIA??O DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM, BUSCANDO ALCAN?AR E MOTIVAR OS ESTUDANTES, TRAZEMOS EM ESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE OFICINA QUE TEVE COMO OBJETIVO A CRIA??O DE V?DEOS DENTRO DO APLICATIVO TIKTOK. FAZENDO A NECESS?RIA PONTE COM OS COMPONENTES CURRICULARES, ALIAMOS O O CONTE?DO CURRICULAR DE SOBRE O CONTINENTE ASI?TICO, PROPONDO AOS MESMOS QUE CRIASSEM V?DEOS CURTOS TRAZENDO CURIOSIDADES SOBRE ALGUNS DOS PA?SES QUE COMP?E O CONTINENTE ASI?TICO. OS ESTUDANTES SE SEPARARAM EM GRUPO DE NO M?XIMO 4 PARTICIPANTES, SORTEARAM UM DOS PA?SES ASI?TICOS E COME?ARAM SUAS CRIA??ES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, UTILIZARAM SEUS CELULARES SMATPHONES PARA FAZER UMA BUSCA NA INTERNET DE CURIOSIDADES E CARACTER?STICAS DOS PA?SES QUE HAVIAM SORTEADO.  COM SUAS PESQUISAS, DISCUTIMOS ACERCA DA IMPORT?NCIA DE SE MONTAR UM ROTEIRO QUANDO ABORDAMOS A PRODU??O DE MATERIAIS ?UDIO VISUAIS, ENT?O, INICIAMOS O MOMENTO EM QUE OS GRUPOS SOCIALIZAVAM AS CURIOSIDADES ENCONTRADAS SOBRE SEUS PA?SES E DECIDIAM O QUE ENTRARIA NO V?DEO, BEM COMO, QUAIS SERIAM OS ELEMENTOS DO V?DEO (CEN?RIO, LUZ, PARTICIPANTES, ORDEM DAS FALAS). EM SEGUIDA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, E N?O S? NA SALA DE AULA, TIVEMOS A GRAVA??O DOS V?DEOS CONFORME PLANEJAMENTO NOS ROTEIROS, OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA EXPLORAR TODO O AMBIENTE ESCOLAR E DECIDIR QUAL SERIA MAIS ADEQUADO PARA SUAS PRODU??ES. SEGUINDO O TRABALHO, OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SEMANA PARA FAZEREM AJUSTES DE EDI??O, TENDO EM VISTA QUE O TEMPO FINAL DOS V?DEOS S?O CURTOS, A GRANDE MAIORIA USA TRUQUES DE EDI??O EM SEU ANDAMENTO. AO RETORNAREM COM O V?DEO, NA SEMANA SEGUINTE AO AMBIENTE ESCOLAR, FIZERAM O ENVIO DO V?DEO. COM OS V?DEOS, MONTAMOS UMA SESS?O DE EXPOSI??O, NA QUAL OS ESTUDANTES VISUALIZARAM OS TRABALHOS DE TODA A TURMA. COMO RESULTADO, COMPREENDEU-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), COMO OS CELULARES, S?O FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE, COTIDIANAMENTE, DA VIDA DE DIVERSOS ESTUDANTES E PROPORCIONAM DIFERENTES FORMAS DE COMUNICA??O, INTERA??O E AT? MESMO RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA ERA DIGITAL E TECNOL?GICA, QUE VEMOS EMERGIR NA CONTEMPORANEIDADE, ? NECESS?RIO SUPERAR AS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMORIZA??O DE INFORMA??ES SOLTAS SOBRE OS ASPECTOS F?SICOS E HUMANOS DOS CONTE?DOS ABORDADOS, MAS SIM CONSIDERANDO A CI?NCIA E O ESPA?O GEOGR?FICO DE UMA FORMA MAIS COMPLEXA, RECHEADO DE RELA??ES SOCIAIS, POL?TICAS, CULTURAIS E ECON?MICAS. ? PRECISO ENT?O, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDI??ES E INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAM CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DOS CONTEXTOS REAIS E DAS DIN?MICAS SOCIOESPACIAIS QUE ELES PR?PRIOS VIVENCIAM NO ESPA?O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TDCI, PRÁTICAS ESCOLARES, TIKTOK, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID_26102021102935.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE LUANA ROSINSKI"
    "autor_nome_curto" => "GABI"
    "autor_email" => "gabiluana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UDESC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84582
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 206
    "titulo" => "A POTENCIALIDADE DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O USO DO APLICATIVO TIKTOK"
    "resumo" => "AS TDIC EST?O CADA VEZ MAIS PRESENTES EM DIVERSOS ?MBITOS DE NOSSA SOCIEDADE. NA EDUCA??O, SUA INCLUS?O PASSA DE UMA NECESSIDADE PARA UMA URG?NCIA, FAZENDO COM QUE, SEJA NECESS?RIA UMA ADEQUA??O NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DE ACORDO JUNIOR, MARTINS E VOIGT (2021) CABE A N?S, EDUCANDOS, REFLETIR SOBRE A INSER??O DAS TDIC NEM NOSSAS PR?TICAS EDUCATIVAS. CONSIDERANDO AS MUDAN?AS QUE VEM OCORRENDO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE, O USO DOS CELULARES EST? CADA VEZ MAIS PRESENTE EM SALA DE AULA. NEGAR SUA EXIST?NCIA OU COIBIR O USO DESTE DISPOSITIVO EM SALA DE AULA, N?O ? MAIS UMA OP??O VI?VEL. DE ACORDO COM MACEDO (2019), OS CELULARES SMARTPHONES PODEM SER COMPREENDIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO UMA DAS DIFERENTES LINGUAGENS A SEREM TRABALHADAS E EXPLORADAS EM SALA DE AULA, TENDO EM VISTA QUE, ? UM DISPOSITIVO QUE FAZ PARTE DA LINGUAGEM E DO COTIDIANO DAS CRIAN?AS E ADOLESCENTES. DENTRO DESTES DISPOSITIVOS, ENCONTRAMOS UM LEQUE DE APLICATIVOS, QUE S?O VISITADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE BOAS HORAS DE SEUS DIAS. UM DOS APLICATIVOS QUE MAIS VEM FAZENDO SUCESSO ? O TIKTOK, QUE EST? DISPON?VEL PARA SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID E IOS E PERMITE A CRIA??O DE V?DEO ENTRE 15 A 60 SEGUNDA, OU SEJA, V?DEOS CURTOS.. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021A) O TIKTOK SE TORNOU, ATUALMENTE, O APLICADO MAIS BAIXADO NO MUNDO, SUPERANDO O FACEBOOK E O INSTAGRAM, E CONTA COM MAIS DE 800 MILH?ES DE USU?RIOS ATIVOS, QUE S?O CONHECIDOS COMO TIKTOKER?S. O APLICATIVO, QUE CHEGOU AO BRASIL EM 2019, TEM COMO USU?RIOS, EM SUA MAIORIA (CERCA DE 70%), JOVENS ENTRE 13 E 25 ANOS, QUE GRAVAM E ASSISTEM A V?DEOS DE HUMOR, DUBLAGEM, M?SICAS, FILMES, S?RIES E CURIOSIDADES. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021B), COM A PANDEMIA CAUSADA PELA CORONA V?RUS, A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL POTENCIALIZOU O USO DE TDIC?S, ASSIM COMO OS AMBIENTES ESCOLARES PRECISARAM SE ADAPTAR REPENTINAMENTE PARA AMBIENTES VIRTUAIS, O CONSUMO DE APLICATIVOS DE FOTOS E V?DEOS SE INTENSIFICOU, POIS O, O AMBIENTE VIRTUAL SE TORNOU A ?NICA MANEIRA POSS?VEL DE SOCIALIZA??O. DE ACORDO COM LIMA (2020), DIANTE DESTE CEN?RIO, SE TORNOU NECESS?RIO E AINDA MAIS URGENTE RESSIGNIFICAR O FAZER PEDAG?GICO. ATRAV?S DO USO DE APLICATIVOS COMO O TIKTOK, ALIADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES, ? POSS?VEL TRAZER O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, OPORTUNIZANDO DI?LOGOS COM A LINGUAGEM TECNOL?GICA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ENTENDE-SE QUE O USO DE DISPOSITIVOS TECNOL?GICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PROPORCIONA E POTENCIALIZA A BUSCA E A COMPREENS?O DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE PROMOVE UM AMBIENTE INTERATIVO QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVAS FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO GEOGR?FICO EM SALA DE AULA. TONINI (2014), AFIRMA QUE O USO DE APLICATIVOS ATRAV?S DOS SMARTPHONES RESULTARAM EM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER E PROCESSAR INFORMA??ES, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTOS, N?O S? NO AMBIENTE FAMILIAR MAS TAMB?M NA MANEIRA EM QUE SE APRENDE NA ESCOLA. APLICATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, COMO O TIKTOK, PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, N?O APENAS PARA COMPLEMENTAR ATIVIDADES E PROPOSTAS ESCOLARES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI) FAVORECEM AS POSSIBILIDADES E NOVAS FORMAS DE APRENDER GEOGRAFIA, ESTABELECEM E CONSTROEM NOVAS LINGUAGENS QUE COMPLETAM E AMPLIAM AS DIVERSIDADES PRESENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.  SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO EXP?E UMA PR?TICA REALIZADA NO NONO ANO, DURANTE O ANO DE 2021, EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BLUMENAU. SEGUNDO MONTEIRO (2020), O TIKTOK PODE SER UTILIZADO MUITO AL?M DE APENAS PARA A DIVERS?O, L?, PODEMOS ENCONTRAMOS CONTE?DOS CRIATIVOS QUE PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS USU?RIOS INTEGRA??O E DESENVOLVIMENTO CRIATIVO. O TIKTOK PODE AINDA, SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIA??O DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM, BUSCANDO ALCAN?AR E MOTIVAR OS ESTUDANTES, TRAZEMOS EM ESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE OFICINA QUE TEVE COMO OBJETIVO A CRIA??O DE V?DEOS DENTRO DO APLICATIVO TIKTOK. FAZENDO A NECESS?RIA PONTE COM OS COMPONENTES CURRICULARES, ALIAMOS O O CONTE?DO CURRICULAR DE SOBRE O CONTINENTE ASI?TICO, PROPONDO AOS MESMOS QUE CRIASSEM V?DEOS CURTOS TRAZENDO CURIOSIDADES SOBRE ALGUNS DOS PA?SES QUE COMP?E O CONTINENTE ASI?TICO. OS ESTUDANTES SE SEPARARAM EM GRUPO DE NO M?XIMO 4 PARTICIPANTES, SORTEARAM UM DOS PA?SES ASI?TICOS E COME?ARAM SUAS CRIA??ES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, UTILIZARAM SEUS CELULARES SMATPHONES PARA FAZER UMA BUSCA NA INTERNET DE CURIOSIDADES E CARACTER?STICAS DOS PA?SES QUE HAVIAM SORTEADO.  COM SUAS PESQUISAS, DISCUTIMOS ACERCA DA IMPORT?NCIA DE SE MONTAR UM ROTEIRO QUANDO ABORDAMOS A PRODU??O DE MATERIAIS ?UDIO VISUAIS, ENT?O, INICIAMOS O MOMENTO EM QUE OS GRUPOS SOCIALIZAVAM AS CURIOSIDADES ENCONTRADAS SOBRE SEUS PA?SES E DECIDIAM O QUE ENTRARIA NO V?DEO, BEM COMO, QUAIS SERIAM OS ELEMENTOS DO V?DEO (CEN?RIO, LUZ, PARTICIPANTES, ORDEM DAS FALAS). EM SEGUIDA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, E N?O S? NA SALA DE AULA, TIVEMOS A GRAVA??O DOS V?DEOS CONFORME PLANEJAMENTO NOS ROTEIROS, OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA EXPLORAR TODO O AMBIENTE ESCOLAR E DECIDIR QUAL SERIA MAIS ADEQUADO PARA SUAS PRODU??ES. SEGUINDO O TRABALHO, OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SEMANA PARA FAZEREM AJUSTES DE EDI??O, TENDO EM VISTA QUE O TEMPO FINAL DOS V?DEOS S?O CURTOS, A GRANDE MAIORIA USA TRUQUES DE EDI??O EM SEU ANDAMENTO. AO RETORNAREM COM O V?DEO, NA SEMANA SEGUINTE AO AMBIENTE ESCOLAR, FIZERAM O ENVIO DO V?DEO. COM OS V?DEOS, MONTAMOS UMA SESS?O DE EXPOSI??O, NA QUAL OS ESTUDANTES VISUALIZARAM OS TRABALHOS DE TODA A TURMA. COMO RESULTADO, COMPREENDEU-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), COMO OS CELULARES, S?O FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE, COTIDIANAMENTE, DA VIDA DE DIVERSOS ESTUDANTES E PROPORCIONAM DIFERENTES FORMAS DE COMUNICA??O, INTERA??O E AT? MESMO RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA ERA DIGITAL E TECNOL?GICA, QUE VEMOS EMERGIR NA CONTEMPORANEIDADE, ? NECESS?RIO SUPERAR AS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMORIZA??O DE INFORMA??ES SOLTAS SOBRE OS ASPECTOS F?SICOS E HUMANOS DOS CONTE?DOS ABORDADOS, MAS SIM CONSIDERANDO A CI?NCIA E O ESPA?O GEOGR?FICO DE UMA FORMA MAIS COMPLEXA, RECHEADO DE RELA??ES SOCIAIS, POL?TICAS, CULTURAIS E ECON?MICAS. ? PRECISO ENT?O, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDI??ES E INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAM CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DOS CONTEXTOS REAIS E DAS DIN?MICAS SOCIOESPACIAIS QUE ELES PR?PRIOS VIVENCIAM NO ESPA?O."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TDCI, PRÁTICAS ESCOLARES, TIKTOK, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID_26102021102935.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE LUANA ROSINSKI"
    "autor_nome_curto" => "GABI"
    "autor_email" => "gabiluana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UDESC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

AS TDIC EST?O CADA VEZ MAIS PRESENTES EM DIVERSOS ?MBITOS DE NOSSA SOCIEDADE. NA EDUCA??O, SUA INCLUS?O PASSA DE UMA NECESSIDADE PARA UMA URG?NCIA, FAZENDO COM QUE, SEJA NECESS?RIA UMA ADEQUA??O NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DE ACORDO JUNIOR, MARTINS E VOIGT (2021) CABE A N?S, EDUCANDOS, REFLETIR SOBRE A INSER??O DAS TDIC NEM NOSSAS PR?TICAS EDUCATIVAS. CONSIDERANDO AS MUDAN?AS QUE VEM OCORRENDO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE, O USO DOS CELULARES EST? CADA VEZ MAIS PRESENTE EM SALA DE AULA. NEGAR SUA EXIST?NCIA OU COIBIR O USO DESTE DISPOSITIVO EM SALA DE AULA, N?O ? MAIS UMA OP??O VI?VEL. DE ACORDO COM MACEDO (2019), OS CELULARES SMARTPHONES PODEM SER COMPREENDIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO UMA DAS DIFERENTES LINGUAGENS A SEREM TRABALHADAS E EXPLORADAS EM SALA DE AULA, TENDO EM VISTA QUE, ? UM DISPOSITIVO QUE FAZ PARTE DA LINGUAGEM E DO COTIDIANO DAS CRIAN?AS E ADOLESCENTES. DENTRO DESTES DISPOSITIVOS, ENCONTRAMOS UM LEQUE DE APLICATIVOS, QUE S?O VISITADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE BOAS HORAS DE SEUS DIAS. UM DOS APLICATIVOS QUE MAIS VEM FAZENDO SUCESSO ? O TIKTOK, QUE EST? DISPON?VEL PARA SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID E IOS E PERMITE A CRIA??O DE V?DEO ENTRE 15 A 60 SEGUNDA, OU SEJA, V?DEOS CURTOS.. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021A) O TIKTOK SE TORNOU, ATUALMENTE, O APLICADO MAIS BAIXADO NO MUNDO, SUPERANDO O FACEBOOK E O INSTAGRAM, E CONTA COM MAIS DE 800 MILH?ES DE USU?RIOS ATIVOS, QUE S?O CONHECIDOS COMO TIKTOKER?S. O APLICATIVO, QUE CHEGOU AO BRASIL EM 2019, TEM COMO USU?RIOS, EM SUA MAIORIA (CERCA DE 70%), JOVENS ENTRE 13 E 25 ANOS, QUE GRAVAM E ASSISTEM A V?DEOS DE HUMOR, DUBLAGEM, M?SICAS, FILMES, S?RIES E CURIOSIDADES. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021B), COM A PANDEMIA CAUSADA PELA CORONA V?RUS, A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL POTENCIALIZOU O USO DE TDIC?S, ASSIM COMO OS AMBIENTES ESCOLARES PRECISARAM SE ADAPTAR REPENTINAMENTE PARA AMBIENTES VIRTUAIS, O CONSUMO DE APLICATIVOS DE FOTOS E V?DEOS SE INTENSIFICOU, POIS O, O AMBIENTE VIRTUAL SE TORNOU A ?NICA MANEIRA POSS?VEL DE SOCIALIZA??O. DE ACORDO COM LIMA (2020), DIANTE DESTE CEN?RIO, SE TORNOU NECESS?RIO E AINDA MAIS URGENTE RESSIGNIFICAR O FAZER PEDAG?GICO. ATRAV?S DO USO DE APLICATIVOS COMO O TIKTOK, ALIADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES, ? POSS?VEL TRAZER O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, OPORTUNIZANDO DI?LOGOS COM A LINGUAGEM TECNOL?GICA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ENTENDE-SE QUE O USO DE DISPOSITIVOS TECNOL?GICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PROPORCIONA E POTENCIALIZA A BUSCA E A COMPREENS?O DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE PROMOVE UM AMBIENTE INTERATIVO QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVAS FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO GEOGR?FICO EM SALA DE AULA. TONINI (2014), AFIRMA QUE O USO DE APLICATIVOS ATRAV?S DOS SMARTPHONES RESULTARAM EM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER E PROCESSAR INFORMA??ES, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTOS, N?O S? NO AMBIENTE FAMILIAR MAS TAMB?M NA MANEIRA EM QUE SE APRENDE NA ESCOLA. APLICATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, COMO O TIKTOK, PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, N?O APENAS PARA COMPLEMENTAR ATIVIDADES E PROPOSTAS ESCOLARES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI) FAVORECEM AS POSSIBILIDADES E NOVAS FORMAS DE APRENDER GEOGRAFIA, ESTABELECEM E CONSTROEM NOVAS LINGUAGENS QUE COMPLETAM E AMPLIAM AS DIVERSIDADES PRESENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO EXP?E UMA PR?TICA REALIZADA NO NONO ANO, DURANTE O ANO DE 2021, EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BLUMENAU. SEGUNDO MONTEIRO (2020), O TIKTOK PODE SER UTILIZADO MUITO AL?M DE APENAS PARA A DIVERS?O, L?, PODEMOS ENCONTRAMOS CONTE?DOS CRIATIVOS QUE PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS USU?RIOS INTEGRA??O E DESENVOLVIMENTO CRIATIVO. O TIKTOK PODE AINDA, SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIA??O DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM, BUSCANDO ALCAN?AR E MOTIVAR OS ESTUDANTES, TRAZEMOS EM ESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE OFICINA QUE TEVE COMO OBJETIVO A CRIA??O DE V?DEOS DENTRO DO APLICATIVO TIKTOK. FAZENDO A NECESS?RIA PONTE COM OS COMPONENTES CURRICULARES, ALIAMOS O O CONTE?DO CURRICULAR DE SOBRE O CONTINENTE ASI?TICO, PROPONDO AOS MESMOS QUE CRIASSEM V?DEOS CURTOS TRAZENDO CURIOSIDADES SOBRE ALGUNS DOS PA?SES QUE COMP?E O CONTINENTE ASI?TICO. OS ESTUDANTES SE SEPARARAM EM GRUPO DE NO M?XIMO 4 PARTICIPANTES, SORTEARAM UM DOS PA?SES ASI?TICOS E COME?ARAM SUAS CRIA??ES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, UTILIZARAM SEUS CELULARES SMATPHONES PARA FAZER UMA BUSCA NA INTERNET DE CURIOSIDADES E CARACTER?STICAS DOS PA?SES QUE HAVIAM SORTEADO. COM SUAS PESQUISAS, DISCUTIMOS ACERCA DA IMPORT?NCIA DE SE MONTAR UM ROTEIRO QUANDO ABORDAMOS A PRODU??O DE MATERIAIS ?UDIO VISUAIS, ENT?O, INICIAMOS O MOMENTO EM QUE OS GRUPOS SOCIALIZAVAM AS CURIOSIDADES ENCONTRADAS SOBRE SEUS PA?SES E DECIDIAM O QUE ENTRARIA NO V?DEO, BEM COMO, QUAIS SERIAM OS ELEMENTOS DO V?DEO (CEN?RIO, LUZ, PARTICIPANTES, ORDEM DAS FALAS). EM SEGUIDA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, E N?O S? NA SALA DE AULA, TIVEMOS A GRAVA??O DOS V?DEOS CONFORME PLANEJAMENTO NOS ROTEIROS, OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA EXPLORAR TODO O AMBIENTE ESCOLAR E DECIDIR QUAL SERIA MAIS ADEQUADO PARA SUAS PRODU??ES. SEGUINDO O TRABALHO, OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SEMANA PARA FAZEREM AJUSTES DE EDI??O, TENDO EM VISTA QUE O TEMPO FINAL DOS V?DEOS S?O CURTOS, A GRANDE MAIORIA USA TRUQUES DE EDI??O EM SEU ANDAMENTO. AO RETORNAREM COM O V?DEO, NA SEMANA SEGUINTE AO AMBIENTE ESCOLAR, FIZERAM O ENVIO DO V?DEO. COM OS V?DEOS, MONTAMOS UMA SESS?O DE EXPOSI??O, NA QUAL OS ESTUDANTES VISUALIZARAM OS TRABALHOS DE TODA A TURMA. COMO RESULTADO, COMPREENDEU-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), COMO OS CELULARES, S?O FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE, COTIDIANAMENTE, DA VIDA DE DIVERSOS ESTUDANTES E PROPORCIONAM DIFERENTES FORMAS DE COMUNICA??O, INTERA??O E AT? MESMO RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA ERA DIGITAL E TECNOL?GICA, QUE VEMOS EMERGIR NA CONTEMPORANEIDADE, ? NECESS?RIO SUPERAR AS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMORIZA??O DE INFORMA??ES SOLTAS SOBRE OS ASPECTOS F?SICOS E HUMANOS DOS CONTE?DOS ABORDADOS, MAS SIM CONSIDERANDO A CI?NCIA E O ESPA?O GEOGR?FICO DE UMA FORMA MAIS COMPLEXA, RECHEADO DE RELA??ES SOCIAIS, POL?TICAS, CULTURAIS E ECON?MICAS. ? PRECISO ENT?O, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDI??ES E INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAM CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DOS CONTEXTOS REAIS E DAS DIN?MICAS SOCIOESPACIAIS QUE ELES PR?PRIOS VIVENCIAM NO ESPA?O.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.