Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS INFLUÊNCIAS DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NA MEMÓRIA DE MÉDIO PRAZO NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO DURANTE A PANDEMIA COVID-19 EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES FINAIS

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DESTA MANEIRA, COGNIÇÃO E AS EMOÇÕES SÃO INTIMAMENTE RELACIONADOS, TENDO COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO AS RELAÇÕES PESSOAIS ESTABELECIDAS NAS DIFERENTES ÁREAS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A ESCOLA (GARDNER, 1995). DESSA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO UMA PREOCUPAÇÃO AINDA MAIOR PARA COM OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS, OBSERVANDO COMO ESTES INFLUENCIAM O ENSINO (SULAIMAN, 2011). O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO (ECI) ACONTECE POR MEIO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUE AGEM SOBRE O OBJETO DE ESTUDO A FIM DE ASSIMILAR, E (DES)CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS, EMPREGANDO DEMASIADOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS (CARVALHO, 2013). NOTA-SE POUCOS ESTUDOS COM FOCO NESTES ASPECTOS RELACIONADOS AO PERÍODO DE PANDEMIA VOLTADO PARA ESTES ALUNOS. AINDA, NESTE CONTEXTO, AS EMOÇÕES POSSUEM PAPEL DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NA APRENDIZAGEM, VISTO QUE AS INTERAÇÕES ENTRE OS ALUNOS FORAM ALTERADAS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA (DURAKU & HOXHA, 2020). ASSIM, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE TAIS ASPECTOS E A APRENDIZAGEM AO LONGO DAS 10 HORAS AULAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA, DE FORMA REMOTA E SÍNCRONA, COM ALUNOS DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES FINAIS, NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE MARINGÁ. O ESTUDO TOMOU COMO BASE A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI), ACERCA DO TEMA ÁGUA, SUBDIVIDIDO EM TRÊS EM TRÊS TÓPICOS: HIDROSFERA, CICLO DA ÁGUA E DOENÇAS CAUSADAS PELA ÁGUA CONTAMINADA, SENDO ESTE ÚLTIMO O MAIOR FOCO DESTE TRABALHO. NO QUE SE REFERE A COLETA DE DADOS, OPTAMOS POR APLICAR DOIS QUESTIONÁRIOS / FORMULÁRIOS AOS ALUNOS. O PRIMEIRO, APLICADO APÓS A ÚLTIMA AULA MINISTRADA, NA QUAL OS ALUNOS EXPUSERAM SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A SEI, SOBRE AS INTERAÇÕES REALIZADAS, BEM COMO, DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR OS ASPECTOS EMOCIONAIS, APRENDIZAGEM E MEMORÍSTICOS DE CURTO PRAZO DOS ALUNOS. O SEGUNDO QUESTIONÁRIO, APLICADO APÓS CINCO MESES DA ÚLTIMA INTERVENÇÃO COM A TURMA, TEVE COMO OBJETIVO RESGATAR OS ASPECTOS EMOCIONAIS, COGNITIVO E DE MEMÓRIA DE MÉDIO PRAZO DOS ALUNOS. PARA ISSO, AS ATIVIDADES RETOMADAS SEGUIRAM O MESMO ROL DE CONTEÚDOS TRABALHADOS, COM ÊNFASE NAS DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA, EM QUE CADA UM FOI ABORDADO EM MOMENTOS DISTINTOS. APÓS AS RESPOSTAS DO FORMULÁRIO DE DETERMINADO CONTEÚDO, FOI REALIZADO UMA BREVE SOCIALIZAÇÃO A FIM DE SE CONSTATAR NOVOS TERMOS E/OU TEORIAS QUE FOSSEM APRESENTADOS ENQUANTO COLETIVO, MAS NÃO INDIVIDUALMENTE. QUANTO A ANÁLISE DAS RESPOSTAS OBTIDAS, AS ORGANIZAMOS EM TRÊS CATEGORIAS:  A) ASPECTO SOCIOEMOCIONAL (RESPOSTAS RELACIONADAS COM AS VIVÊNCIAS E INTERAÇÕES DOS ALUNOS, COMO TAMBÉM COM MOMENTOS EM SALA DE AULA QUE PERCEBEMOS SITUAÇÕES EMOCIONAIS); B) TERMOS (PALAVRAS REPRESENTATIVAS QUE POSSUEM RELAÇÃO DIRETA COM AS AFIRMAÇÕES, NÃO   EXPRESSANDO UM PENSAMENTO DESENVOLVIDO); C) TEORIAS (TERMOS QUE EXPRESSAM IDEIAS COM RELAÇÃO AS AFIRMAÇÕES, BEM COMO SUAS EXPLICAÇÕES, APRESENTANDO UM PENSAMENTO DESENVOLVIDO). AS MESMAS RESPOSTAS FORAM AINDA CLASSIFICADAS EM: I) DE ACORDO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO; II) PARCIALMENTE DE ACORDO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E III) EM DESACORDO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. FEITO ESSA ANÁLISE, BASEANDO-SE NO MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO, PODE-SE PERCEBER QUAIS PENSAMENTOS APARECERAM TANTO NO MOMENTO DAS RESPOSTAS DOS FORMULÁRIOS QUANTO NA DISCUSSÃO FEITA COM OS ALUNOS, E CONSEQUENTEMENTE, NOVOS PENSAMENTOS QUE PODERIAM VIR A SURGIR A PARTIR DESTA. APÓS ISSO, FOI-SE RELACIONADO OS CONCEITOS PRESENTES NAS RESPOSTAS DE CURTO PRAZO MEDIANTE AVALIAÇÃO DADA APÓS O TÉRMINO DOS CONTEÚDOS, COM OS CONCEITOS DAS RESPOSTAS DE MÉDIO PRAZO, MEDIANTE FORMULÁRIO APLICADO APÓS CINCO MESES DA APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS. NESTE SENTIDO, É POSSÍVEL REALIZAR A ANÁLISE DE QUAIS CONCEITOS HÁ OU NÃO EM COMUM COM A MEMÓRIA DE CURTO E MÉDIO PRAZO, BEM COMO SE VERIFICAR A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NESTES. DURANTE AS ANÁLISES, SE PERCEBEU UMA CERTA DIFERENÇA ENTRE PENSAMENTOS DE MÉDIO PRAZO QUE SURGIRAM EM AFIRMAÇÕES CONTIDAS NO FORMULÁRIO QUE SE REMETERAM A CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA ESTRITAMENTE EXPOSITIVA E AQUELES QUE SE REMETERAM TANTO SOCIOEMOCIONAL QUANTO EXPERIMENTALMENTE, DEMONSTRANDO QUE CONTEÚDOS TRABALHADOS DESTAS DUAS ÚLTIMAS MANEIRAS RESULTARAM EM UMA MAIOR PROVÁVEL APRENDIZAGEM, DEVIDO À CONCENTRAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ENCONTRADOS NAS RESPOSTAS DE MÉDIO PRAZO. VALE RESSALTAR, QUE AS RESPOSTAS DADAS PARA A AFIRMAÇÃO “PREVENÇÃO DE DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA” CONTIDAS NO FORMULÁRIO DO TEMA “DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA”, PREVALECEU IDEIAS RELACIONADAS À VACINA, SENDO QUE ELA NÃO FOI TRABALHADA EM SALA DE AULA E NÃO ESTEVE PRESENTE NAS RESPOSTAS DE CURTO PRAZO, PODENDO-SE INFERIR A INFLUÊNCIA DA VACINAÇÃO EM MASSA PROPORCIONADA PELA PANDEMIA COVID-19. DURANTE O MOMENTO PROPORCIONADO PARA A SOCIALIZAÇÃO, HOUVE SOMENTE A REPETIÇÃO DOS TERMOS CONTIDOS NOS FORMULÁRIOS, NÃO SURGINDO NOVAS IDEIAS. IMAGINA-SE QUE ISSO TENHA OCORRIDO DEVIDO À FALTA DE INTERAÇÃO PROPORCIONADA PELO ENSINO REMOTO. DESCARTE, ENTENDE-SE QUE OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS POSSUEM EXTREMA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, PRINCIPALMENTE NO MOMENTO PANDÊMICO (CARVALHO, 2013). DEMONSTRANDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE SE OLHAR OS ALUNOS DE FORMA INTEGRAL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MEIO SOCIAL E FAMILIAR QUE ESTE VIVE E, PORTANTO, AS SUAS EMOÇÕES (COSENZA; GUERRA, 2011)."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PANDEMIA DO COVID-19 TROUXE A REALIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, AFETANDO DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, INCLUSIVE O SETOR EDUCACIONAL, QUE SOFREU DIVERSAS E CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, FAZENDO-SE NECESSÁRIO ADAPTAÇÕES TANTO POR PARTE DOS DOCENTES QUANTO DOS ALUNOS (PIANGERS, 2020). DIANTE DISSO, É INQUESTIONÁVEL QUE O BRASIL PASSOU A VIVER UMA CRISE DE APRENDIZAGEM (COSTIN, 2020). NESSE CONTEXTO, É INSIPIENTE AFIRMAR QUE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NÃO AFETOU A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, VISTO QUE É POSSÍVEL VERIFICAR NOS DIVERSOS DISCURSOS RELATADOS, QUE EXPÕEM A FALTA DE CONCENTRAÇÃO, BEM COMO A FALTA DE INTERATIVIDADE NAS AULAS COMO FATORES NEGATIVOS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A EMOÇÃO É UMA FUNÇÃO BIOLÓGICA DO SISTEMA NERVOSO DE SOBREVIVÊNCIA INERENTE AO HOMEM, SENDO ESTE ESSENCIALMENTE SOCIAL, E ASSIM IMPOSSÍVEL DISSOCIAR AS EMOÇÕES DE QUALQUER ATIVIDADE HUMANA (COSENZA; GUERRA, 2011). 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ASSIM, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE TAIS ASPECTOS E A APRENDIZAGEM AO LONGO DAS 10 HORAS AULAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA, DE FORMA REMOTA E SÍNCRONA, COM ALUNOS DA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÉRIES FINAIS, NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE MARINGÁ. O ESTUDO TOMOU COMO BASE A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI), ACERCA DO TEMA ÁGUA, SUBDIVIDIDO EM TRÊS EM TRÊS TÓPICOS: HIDROSFERA, CICLO DA ÁGUA E DOENÇAS CAUSADAS PELA ÁGUA CONTAMINADA, SENDO ESTE ÚLTIMO O MAIOR FOCO DESTE TRABALHO. NO QUE SE REFERE A COLETA DE DADOS, OPTAMOS POR APLICAR DOIS QUESTIONÁRIOS / FORMULÁRIOS AOS ALUNOS. O PRIMEIRO, APLICADO APÓS A ÚLTIMA AULA MINISTRADA, NA QUAL OS ALUNOS EXPUSERAM SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A SEI, SOBRE AS INTERAÇÕES REALIZADAS, BEM COMO, DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR OS ASPECTOS EMOCIONAIS, APRENDIZAGEM E MEMORÍSTICOS DE CURTO PRAZO DOS ALUNOS. O SEGUNDO QUESTIONÁRIO, APLICADO APÓS CINCO MESES DA ÚLTIMA INTERVENÇÃO COM A TURMA, TEVE COMO OBJETIVO RESGATAR OS ASPECTOS EMOCIONAIS, COGNITIVO E DE MEMÓRIA DE MÉDIO PRAZO DOS ALUNOS. PARA ISSO, AS ATIVIDADES RETOMADAS SEGUIRAM O MESMO ROL DE CONTEÚDOS TRABALHADOS, COM ÊNFASE NAS DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA, EM QUE CADA UM FOI ABORDADO EM MOMENTOS DISTINTOS. APÓS AS RESPOSTAS DO FORMULÁRIO DE DETERMINADO CONTEÚDO, FOI REALIZADO UMA BREVE SOCIALIZAÇÃO A FIM DE SE CONSTATAR NOVOS TERMOS E/OU TEORIAS QUE FOSSEM APRESENTADOS ENQUANTO COLETIVO, MAS NÃO INDIVIDUALMENTE. QUANTO A ANÁLISE DAS RESPOSTAS OBTIDAS, AS ORGANIZAMOS EM TRÊS CATEGORIAS: A) ASPECTO SOCIOEMOCIONAL (RESPOSTAS RELACIONADAS COM AS VIVÊNCIAS E INTERAÇÕES DOS ALUNOS, COMO TAMBÉM COM MOMENTOS EM SALA DE AULA QUE PERCEBEMOS SITUAÇÕES EMOCIONAIS); B) TERMOS (PALAVRAS REPRESENTATIVAS QUE POSSUEM RELAÇÃO DIRETA COM AS AFIRMAÇÕES, NÃO EXPRESSANDO UM PENSAMENTO DESENVOLVIDO); C) TEORIAS (TERMOS QUE EXPRESSAM IDEIAS COM RELAÇÃO AS AFIRMAÇÕES, BEM COMO SUAS EXPLICAÇÕES, APRESENTANDO UM PENSAMENTO DESENVOLVIDO). AS MESMAS RESPOSTAS FORAM AINDA CLASSIFICADAS EM: I) DE ACORDO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO; II) PARCIALMENTE DE ACORDO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E III) EM DESACORDO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. FEITO ESSA ANÁLISE, BASEANDO-SE NO MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO, PODE-SE PERCEBER QUAIS PENSAMENTOS APARECERAM TANTO NO MOMENTO DAS RESPOSTAS DOS FORMULÁRIOS QUANTO NA DISCUSSÃO FEITA COM OS ALUNOS, E CONSEQUENTEMENTE, NOVOS PENSAMENTOS QUE PODERIAM VIR A SURGIR A PARTIR DESTA. APÓS ISSO, FOI-SE RELACIONADO OS CONCEITOS PRESENTES NAS RESPOSTAS DE CURTO PRAZO MEDIANTE AVALIAÇÃO DADA APÓS O TÉRMINO DOS CONTEÚDOS, COM OS CONCEITOS DAS RESPOSTAS DE MÉDIO PRAZO, MEDIANTE FORMULÁRIO APLICADO APÓS CINCO MESES DA APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS. NESTE SENTIDO, É POSSÍVEL REALIZAR A ANÁLISE DE QUAIS CONCEITOS HÁ OU NÃO EM COMUM COM A MEMÓRIA DE CURTO E MÉDIO PRAZO, BEM COMO SE VERIFICAR A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS NESTES. DURANTE AS ANÁLISES, SE PERCEBEU UMA CERTA DIFERENÇA ENTRE PENSAMENTOS DE MÉDIO PRAZO QUE SURGIRAM EM AFIRMAÇÕES CONTIDAS NO FORMULÁRIO QUE SE REMETERAM A CONTEÚDOS TRABALHADOS DE FORMA ESTRITAMENTE EXPOSITIVA E AQUELES QUE SE REMETERAM TANTO SOCIOEMOCIONAL QUANTO EXPERIMENTALMENTE, DEMONSTRANDO QUE CONTEÚDOS TRABALHADOS DESTAS DUAS ÚLTIMAS MANEIRAS RESULTARAM EM UMA MAIOR PROVÁVEL APRENDIZAGEM, DEVIDO À CONCENTRAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS ENCONTRADOS NAS RESPOSTAS DE MÉDIO PRAZO. VALE RESSALTAR, QUE AS RESPOSTAS DADAS PARA A AFIRMAÇÃO “PREVENÇÃO DE DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA” CONTIDAS NO FORMULÁRIO DO TEMA “DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA”, PREVALECEU IDEIAS RELACIONADAS À VACINA, SENDO QUE ELA NÃO FOI TRABALHADA EM SALA DE AULA E NÃO ESTEVE PRESENTE NAS RESPOSTAS DE CURTO PRAZO, PODENDO-SE INFERIR A INFLUÊNCIA DA VACINAÇÃO EM MASSA PROPORCIONADA PELA PANDEMIA COVID-19. DURANTE O MOMENTO PROPORCIONADO PARA A SOCIALIZAÇÃO, HOUVE SOMENTE A REPETIÇÃO DOS TERMOS CONTIDOS NOS FORMULÁRIOS, NÃO SURGINDO NOVAS IDEIAS. IMAGINA-SE QUE ISSO TENHA OCORRIDO DEVIDO À FALTA DE INTERAÇÃO PROPORCIONADA PELO ENSINO REMOTO. DESCARTE, ENTENDE-SE QUE OS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS POSSUEM EXTREMA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, PRINCIPALMENTE NO MOMENTO PANDÊMICO (CARVALHO, 2013). DEMONSTRANDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE SE OLHAR OS ALUNOS DE FORMA INTEGRAL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MEIO SOCIAL E FAMILIAR QUE ESTE VIVE E, PORTANTO, AS SUAS EMOÇÕES (COSENZA; GUERRA, 2011).

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