Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZANDO QUIZ COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DA CITOLOGIA – RELATO DE EXPERIENCIA

Palavra-chaves: METODOLOGIA, QUIZ, ENSINO, APRENDIZAGEM, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85071
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 1913
    "titulo" => "UTILIZANDO QUIZ COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DA CITOLOGIA – RELATO DE EXPERIENCIA"
    "resumo" => "NA ATUALIDADE INSTIGAR O ALUNO A SER ATUANTE NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, VISTO QUE AS AULAS SE ENCONTRAM DE FORMA REMOTA. O USO DE TECNOLOGIAS E MÉTODOS INOVADORES COMO METODOLOGIAS ATIVAS DESPERTAM O INTERESSE NO ALUNO, E ESSAS TEM CONTRIBUÍDO DURANTE A PANDEMIA; É PERCEPTÍVEL A DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. DESTE MODO O JOGO QUIZ É UM RECURSO QUE SE ADAPTA A UMA PLATAFORMA DIGITAL E FAZ COM QUE A ABORDAGEM SEJA SIMPLES, ALÉM DE QUE FOGE DO MÉTODO TRADICIONAL DE AVALIAÇÃO. VISTO AS VANTAGENS E OPORTUNIDADES QUE A UTILIZAÇÃO DO QUIZ OFERECE, UTILIZOU-SE A APLICAÇÃO DO QUIZ COM O OBJETIVO DE REVISAR, FIXAR E AVALIAR O ALUNADO. ASSIM A PRATICA PEDAGÓGICA FORA EXECUTADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCES NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PARÁ, SENDO APLICADO AOS ALUNOS DO 1° ANO. A PRÁTICA RELATADA FAZ PARTE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE BOLSAS PIBID NO QUAL AS AUTORAS FAZEM PARTE. A METODOLOGIA FOI MONTADA UTILIZANDO O SOFTWARE POWER POINT, E COMPOSTO POR 10 PERGUNTAS RELACIONADAS A TEMÁTICA PROCARIONTES E EUCARIONTES. A PRATICA SE MOSTROU EFICAZ, E JULGA-SE NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE DIDÁTICAS MAIS EFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESTA FORMA A METODOLOGIA DESPERTA A PARTICIPAÇÃO EM EQUIPE E PRÓ-ATIVIDADE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, QUIZ, ENSINO, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1913_26102021235413.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE POMPEU MELO"
    "autor_nome_curto" => "ALICE POMPEU"
    "autor_email" => "alice.melo@aluno.uepa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85071
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 1913
    "titulo" => "UTILIZANDO QUIZ COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DA CITOLOGIA – RELATO DE EXPERIENCIA"
    "resumo" => "NA ATUALIDADE INSTIGAR O ALUNO A SER ATUANTE NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, VISTO QUE AS AULAS SE ENCONTRAM DE FORMA REMOTA. O USO DE TECNOLOGIAS E MÉTODOS INOVADORES COMO METODOLOGIAS ATIVAS DESPERTAM O INTERESSE NO ALUNO, E ESSAS TEM CONTRIBUÍDO DURANTE A PANDEMIA; É PERCEPTÍVEL A DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. DESTE MODO O JOGO QUIZ É UM RECURSO QUE SE ADAPTA A UMA PLATAFORMA DIGITAL E FAZ COM QUE A ABORDAGEM SEJA SIMPLES, ALÉM DE QUE FOGE DO MÉTODO TRADICIONAL DE AVALIAÇÃO. VISTO AS VANTAGENS E OPORTUNIDADES QUE A UTILIZAÇÃO DO QUIZ OFERECE, UTILIZOU-SE A APLICAÇÃO DO QUIZ COM O OBJETIVO DE REVISAR, FIXAR E AVALIAR O ALUNADO. ASSIM A PRATICA PEDAGÓGICA FORA EXECUTADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCES NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PARÁ, SENDO APLICADO AOS ALUNOS DO 1° ANO. A PRÁTICA RELATADA FAZ PARTE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE BOLSAS PIBID NO QUAL AS AUTORAS FAZEM PARTE. A METODOLOGIA FOI MONTADA UTILIZANDO O SOFTWARE POWER POINT, E COMPOSTO POR 10 PERGUNTAS RELACIONADAS A TEMÁTICA PROCARIONTES E EUCARIONTES. A PRATICA SE MOSTROU EFICAZ, E JULGA-SE NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE DIDÁTICAS MAIS EFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESTA FORMA A METODOLOGIA DESPERTA A PARTICIPAÇÃO EM EQUIPE E PRÓ-ATIVIDADE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, QUIZ, ENSINO, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1913_26102021235413.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE POMPEU MELO"
    "autor_nome_curto" => "ALICE POMPEU"
    "autor_email" => "alice.melo@aluno.uepa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NA ATUALIDADE INSTIGAR O ALUNO A SER ATUANTE NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, VISTO QUE AS AULAS SE ENCONTRAM DE FORMA REMOTA. O USO DE TECNOLOGIAS E MÉTODOS INOVADORES COMO METODOLOGIAS ATIVAS DESPERTAM O INTERESSE NO ALUNO, E ESSAS TEM CONTRIBUÍDO DURANTE A PANDEMIA; É PERCEPTÍVEL A DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. DESTE MODO O JOGO QUIZ É UM RECURSO QUE SE ADAPTA A UMA PLATAFORMA DIGITAL E FAZ COM QUE A ABORDAGEM SEJA SIMPLES, ALÉM DE QUE FOGE DO MÉTODO TRADICIONAL DE AVALIAÇÃO. VISTO AS VANTAGENS E OPORTUNIDADES QUE A UTILIZAÇÃO DO QUIZ OFERECE, UTILIZOU-SE A APLICAÇÃO DO QUIZ COM O OBJETIVO DE REVISAR, FIXAR E AVALIAR O ALUNADO. ASSIM A PRATICA PEDAGÓGICA FORA EXECUTADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCES NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PARÁ, SENDO APLICADO AOS ALUNOS DO 1° ANO. A PRÁTICA RELATADA FAZ PARTE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE BOLSAS PIBID NO QUAL AS AUTORAS FAZEM PARTE. A METODOLOGIA FOI MONTADA UTILIZANDO O SOFTWARE POWER POINT, E COMPOSTO POR 10 PERGUNTAS RELACIONADAS A TEMÁTICA PROCARIONTES E EUCARIONTES. A PRATICA SE MOSTROU EFICAZ, E JULGA-SE NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE DIDÁTICAS MAIS EFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESTA FORMA A METODOLOGIA DESPERTA A PARTICIPAÇÃO EM EQUIPE E PRÓ-ATIVIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.