Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESTUDO SOBRE REELABORAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE ÉTICA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ÉTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO MÉDIO, , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
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A FALTA DE ÉTICA NA SOCIEDADE É UMA ENORME BARREIRA PARA QUE AS RELAÇÕES PROFISSIONAIS E PESSOAIS OCORRAM DENTRO DE UM PARÂMETRO SOCIAL ACEITÁVEL, POR ESTE MOTIVO, É FUNDAMENTAL QUE NO AMBIENTE ESCOLAR HAJA A INCLUSÃO DA ÉTICA, LEVANDO ASSIM O ALUNO A REFLETIR SOBRE AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS (...)”. “DIANTE DO CONJUNTO DE PROBLEMAS QUE A EDUCAÇÃO VIVENCIA ATUALMENTE, A VALORIZAÇÃO DA ÉTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR SERIA UM DOS PARÂMETROS MAIS CONSIDERADOS PARA O EQUILÍBRIO SOCIAL. A SUA PRESENÇA TORNA-SE NECESSÁRIA TENDO EM VISTA A IMPRESCINDIBILIDADE DE SUA ORIENTAÇÃO PARA A NOVA REALIDADE NA VIDA SOCIAL E POR SABER QUE ELA ENCONTRA-SE SEMPRE PRESENTE NAS DISCUSSÕES RELATIVAS AO COMPORTAMENTO HUMANO.” (BASTOS, P. 265, 2017). A PESQUISA REALIZADA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A ELABORAÇÃO E REELABORAÇÃO DOS CONCEITOS DE ÉTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TABATINGA/AM. A PESQUISA REALIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, EXECUTADA POR MEIO DA PESQUISA PARTICIPANTE, TENDO COMO PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A PESQUISA DOCUMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-BIOLOGIA EM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TABATINGA/AM. AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA FORAM SOLICITADAS PELA PROFESSORA SUPERVISORA E PLANEJADAS EM CONJUNTO COM A PROFESSORA COORDENADORA DE ÁREA. OS ALUNOS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES TINHAM ENTRE 17 E 21 ANOS. OPTOU-SE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PELO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (ZABALA, 1998) SOBRE O TEMA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) ENVOLVEU CINCO MOMENTOS: 1. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INICIOU-SE COM A PERGUNTA “O QUE É ÉTICA PARA VOCÊS?”, APÓS ALGUNS EDUCANDOS FALAREM BREVEMENTE DE FORMA BEM SIMPLES O QUE ENTENDIAM PELA PALAVRA ÉTICA, SUGERIMOS QUE OS MESMOS ESCREVESSEM SITUAÇÕES JÁ VIVENCIADAS POR ELES MESMOS OU POR PESSOAS PRÓXIMAS ONDE ELES ACREDITAVAM QUE HOUVESSE ÉTICA OU A FALTA DELA. CONFORME TERMINARAM, CADA DISCENTE PÔS O PAPEL UTILIZADO PARA ESCREVER EM UMA CAIXA DE SAPATO E AGUARDARAM ATÉ O MOMENTO DA EXPOSIÇÃO DE IDEIAS. EM SEGUIDA TODOS OS PAPÉIS FORAM EMBARALHADOS E SORTEADOS A CADA VEZ PARA SEREM LIDOS POR ALUNOS (AS) QUE SE VOLUNTARIAVAM, APÓS A LEITURA ERA REALIZADA UMA DISCUSSÃO SOBRE A SITUAÇÃO APRESENTADA E SEMPRE ERA DADO ESPAÇO PARA QUE OS EDUCANDOS PUDESSEM EXPOR SUAS IDEIAS; 2. AULA EXPOSITIVA SOBRE O TEMA – DE MODO A GENERALIZAR O QUE FOI DISCUTIDO NA ATIVIDADE ANTERIOR, FOI PREPARADA UMA AULA CONCEITUAL CONSTITUÍDA PELOS SEGUINTES CONTEÚDOS: CONCEITO DE ÉTICA, OS TIPOS DE ÉTICA, A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA ESCOLA; 3. DISCUSSÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA - CADA GRUPO ELEGEU UM LÍDER QUE SORTEOU UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA DE UM POTE DE VIDRO QUE FOI DISCUTIDA POR ALGUNS MINUTOS SOMENTE COM OS INTEGRANTES DO GRUPO. APÓS APRESENTAR O POSICIONAMENTO DO GRUPO PARA A TURMA, OS DEMAIS GRUPOS APRESENTARAM SEUS RESPECTIVOS POSICIONAMENTOS E UM INTENSO DEBATE FOI GERADO; 4. EXPOSIÇÃO DO FILME INTITULADO GATTACA – A EXPERIÊNCIA GENÉTICA, LANÇADO EM 1997, DIRIGIDO E ESCRITO POR ANDREW NICCOL. APÓS ASSISTIREM AO FILME, SOLICITAMOS QUE OS DISCENTES ESCREVESSEM UM CURTO TEXTO REFLEXIVO SOBRE O MESMO, PODENDO ABORDAR A QUALIDADE ÉTICA DO PERSONAGEM PRINCIPAL, QUE ESCREVESSEM DE MANEIRA GERAL SOBRE O FILME OU SOBRE UMA PARTE QUE LHES CHAMOU ATENÇÃO. 5. VERIFICAÇÃO DA REELABORAÇÃO DOS CONCEITOS INICIAIS DOS ALUNOS ATRAVÉS DE UMA DINÂMICA QUE CONSISTIU NA MONTAGEM DE UM JÚRI POPULAR. ALÉM DO GRUPO DE ALUNOS QUE FORMOU O JÚRI, HAVIA UM DISCENTE QUE REPRESENTOU O JUIZ, UMA DISCENTE QUE REPRESENTOU A PROMOTORA E UM DISCENTE QUE REPRESENTOU O ADVOGADO DE DEFESA. O JÚRI POPULAR JULGOU 16 (DEZESSEIS) VIDAS QUE ESTAVAM SENDO CONDENADAS À MORTE, NO ENTANTO PODERIAM A PARTIR DOS ARGUMENTOS DA DEFESA E DA ACUSAÇÃO SALVAR 06 (SEIS) PESSOAS. O MOTIVO PARA QUE OS MESMOS PUDESSEM SALVAR SEIS DAS DEZESSEIS PESSOAS, ERA A EXISTÊNCIA DE UM LOCAL SUBTERRÂNEO QUE PODERIA SERVIR COMO ABRIGO PARA ESSAS PESSOAS QUE TERIAM A MISSÃO DE RECOLONIZAR O PLANETA TERRA. PARA FAZER-SE A ANÁLISE DOS RESULTADOS, OS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE GERARAM NOTAS DE CAMPO, ONDE FORAM ANOTADAS A INTERAÇÃO COM O TEMA E A VERBALIZAÇÃO MAIS RELEVANTES DURANTE AS INTERVENÇÕES. GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DERAM SUPORTE À OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ÀS NOTAS DE CAMPO. AS GRAVAÇÕES FORAM TRANSCRITAS, SISTEMATIZADAS E ORGANIZADAS EM CATEGORIAS A POSTERIORI, BEM COMO AS ANOTAÇÕES, A FALA E OS ESCRITOS DOS DISCENTES ANTE AO TEMA. NA PRIMEIRA PARTE DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OS DISCENTES FORAM QUESTIONADOS COM A SEGUINTE PERGUNTA: “O QUE É ÉTICA PARA VOCÊS?”. AS REPOSTAS VERBALIZADAS EM AMBAS AS TURMAS DEMONSTRARAM CONCEITOS POUCO ELABORADOS SOBRE O TEMA, COMO PODEMOS OBSERVAR NAS SEGUINTES RESPOSTAS: “RESPEITO”, “É A IRRESPONSABILIDADE DA PESSOA”, “PRA MIM É FALTA DE CARÁTER MESMO (...)”, “A ÉTICA TRATA DO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS”, “EU ACHO QUE É AMOR AO PRÓXIMO E TAMBÉM RESPEITO COM AS DIFERENÇAS E O CARÁTER QUE A PESSOA TEM”. QUANDO OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A ESCREVER E A EXEMPLIFICAR SUA VISÃO SOBRE O QUE É ÉTICA, AS RESPOSTAS TORNARAM-SE MAIS ELABORADAS, SENDO POSSÍVEL SISTEMATIZÁ-LAS EM 08 (OITO) CATEGORIAS NAS DUAS TURMAS, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR 04 (QUATRO) DIFERENTES, EM CADA UMA. NA TURMA 01, AS CATEGORIAS FORAM: FALTA OU PRESENÇA DE BOM CARÁTER; EQUILÍBRIO E BOM FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE; FALTA OU PRESENÇA DE RESPEITO E O COMPORTAMENTO DA PESSOA EM SOCIEDADE. NA TURMA 02, AS CATEGORIAS FORAM: CONJUNTO DE REGRAS; FALTA OU PRESENÇA DE BOM CARÁTER; FALTA OU PRESENÇA DE RESPEITO E O COMPORTAMENTO DA PESSOA EM SOCIEDADE. INFELIZMENTE, ESTE PEQUENO ESPAÇO NÃO NOS PERMITE APRESENTAR E DISCUTIR TODOS OS NOSSOS RESULTADOS. ENTRETANTO, PODEMOS ASSINALAR QUE DURANTE TODAS AS FASES DA PESQUISA, OS DISCENTES FORAM OBSERVADOS, O QUE NOS PERMITIU PERCEBER O MODO COMO OS ESTUDANTES REELABORARAM SEUS CONCEITOS SOBRE O TEMA. QUANDO COMPARAMOS AS FALAS E OS ESCRITOS DOS ALUNOS DESDE ESTE PRIMEIRO MOMENTO COM AS FALAS E ESCRITOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DAS DEMAIS ATIVIDADES PROPOSTAS NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER ATRAVÉS DA ANÁLISE REALIZADA A EVOLUÇÃO DA COMPLEXIDADE DOS CONCEITOS ELABORADOS PELOS ESTUDANTES OBSERVADOS DURANTE A PESQUISA. COMO CONSEQUÊNCIA POSITIVA ESSES EDUCANDOS PASSARAM A VER A ÉTICA COM UM NOVO OLHAR, O QUE CARACTERIZA UMA MUDANÇA NA POSTURA DOS MESMOS EM RELAÇÃO A ESTE TEMA TÃO IMPORTANTE."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A RELEVÂNCIA EM SE ENSINAR A RESPEITO DE ÉTICA E SUAS VERTENTES PARA ALUNOS (AS) DO ENSINO MÉDIO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À FORMAÇÃO DO SER HUMANO EM SOCIEDADE. A FORMAÇÃO ÉTICA PERMITE QUE UMA PESSOA VIVA HARMONICAMENTE COM OUTRAS, POIS A PESSOA QUE POSSUI A ÉTICA COMO UMA DE SUAS QUALIDADES É AQUELA QUE VAI APRESENTAR RESPEITO MÚTUO, A QUE VAI PREFERIR A JUSTIÇA DA FORMA CORRETA, A QUE VAI OPTAR PELO DIÁLOGO PARA A DISCUSSÃO DE UM PROBLEMA E TAMBÉM AQUELA QUE VAI SER SOLIDÁRIA PARA COM O PRÓXIMO, ENTRE OUTRAS CARACTERÍSTICAS. DE ACORDO COM COSTALONGA (P. 2, 2016) “(...) A FALTA DE ÉTICA NA SOCIEDADE É UMA ENORME BARREIRA PARA QUE AS RELAÇÕES PROFISSIONAIS E PESSOAIS OCORRAM DENTRO DE UM PARÂMETRO SOCIAL ACEITÁVEL, POR ESTE MOTIVO, É FUNDAMENTAL QUE NO AMBIENTE ESCOLAR HAJA A INCLUSÃO DA ÉTICA, LEVANDO ASSIM O ALUNO A REFLETIR SOBRE AS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS (...)”. “DIANTE DO CONJUNTO DE PROBLEMAS QUE A EDUCAÇÃO VIVENCIA ATUALMENTE, A VALORIZAÇÃO DA ÉTICA NO CURRÍCULO ESCOLAR SERIA UM DOS PARÂMETROS MAIS CONSIDERADOS PARA O EQUILÍBRIO SOCIAL. A SUA PRESENÇA TORNA-SE NECESSÁRIA TENDO EM VISTA A IMPRESCINDIBILIDADE DE SUA ORIENTAÇÃO PARA A NOVA REALIDADE NA VIDA SOCIAL E POR SABER QUE ELA ENCONTRA-SE SEMPRE PRESENTE NAS DISCUSSÕES RELATIVAS AO COMPORTAMENTO HUMANO.” (BASTOS, P. 265, 2017). A PESQUISA REALIZADA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A ELABORAÇÃO E REELABORAÇÃO DOS CONCEITOS DE ÉTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TABATINGA/AM. A PESQUISA REALIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA EXPLORATÓRIA, EXECUTADA POR MEIO DA PESQUISA PARTICIPANTE, TENDO COMO PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A PESQUISA DOCUMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID-BIOLOGIA EM DUAS TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TABATINGA/AM. AS ATIVIDADES SOBRE O TEMA FORAM SOLICITADAS PELA PROFESSORA SUPERVISORA E PLANEJADAS EM CONJUNTO COM A PROFESSORA COORDENADORA DE ÁREA. OS ALUNOS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES TINHAM ENTRE 17 E 21 ANOS. OPTOU-SE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PELO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (ZABALA, 1998) SOBRE O TEMA. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) ENVOLVEU CINCO MOMENTOS: 1. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INICIOU-SE COM A PERGUNTA “O QUE É ÉTICA PARA VOCÊS?”, APÓS ALGUNS EDUCANDOS FALAREM BREVEMENTE DE FORMA BEM SIMPLES O QUE ENTENDIAM PELA PALAVRA ÉTICA, SUGERIMOS QUE OS MESMOS ESCREVESSEM SITUAÇÕES JÁ VIVENCIADAS POR ELES MESMOS OU POR PESSOAS PRÓXIMAS ONDE ELES ACREDITAVAM QUE HOUVESSE ÉTICA OU A FALTA DELA. CONFORME TERMINARAM, CADA DISCENTE PÔS O PAPEL UTILIZADO PARA ESCREVER EM UMA CAIXA DE SAPATO E AGUARDARAM ATÉ O MOMENTO DA EXPOSIÇÃO DE IDEIAS. EM SEGUIDA TODOS OS PAPÉIS FORAM EMBARALHADOS E SORTEADOS A CADA VEZ PARA SEREM LIDOS POR ALUNOS (AS) QUE SE VOLUNTARIAVAM, APÓS A LEITURA ERA REALIZADA UMA DISCUSSÃO SOBRE A SITUAÇÃO APRESENTADA E SEMPRE ERA DADO ESPAÇO PARA QUE OS EDUCANDOS PUDESSEM EXPOR SUAS IDEIAS; 2. AULA EXPOSITIVA SOBRE O TEMA – DE MODO A GENERALIZAR O QUE FOI DISCUTIDO NA ATIVIDADE ANTERIOR, FOI PREPARADA UMA AULA CONCEITUAL CONSTITUÍDA PELOS SEGUINTES CONTEÚDOS: CONCEITO DE ÉTICA, OS TIPOS DE ÉTICA, A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA SOCIEDADE E A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA ESCOLA; 3. DISCUSSÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA - CADA GRUPO ELEGEU UM LÍDER QUE SORTEOU UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA DE UM POTE DE VIDRO QUE FOI DISCUTIDA POR ALGUNS MINUTOS SOMENTE COM OS INTEGRANTES DO GRUPO. APÓS APRESENTAR O POSICIONAMENTO DO GRUPO PARA A TURMA, OS DEMAIS GRUPOS APRESENTARAM SEUS RESPECTIVOS POSICIONAMENTOS E UM INTENSO DEBATE FOI GERADO; 4. EXPOSIÇÃO DO FILME INTITULADO GATTACA – A EXPERIÊNCIA GENÉTICA, LANÇADO EM 1997, DIRIGIDO E ESCRITO POR ANDREW NICCOL. APÓS ASSISTIREM AO FILME, SOLICITAMOS QUE OS DISCENTES ESCREVESSEM UM CURTO TEXTO REFLEXIVO SOBRE O MESMO, PODENDO ABORDAR A QUALIDADE ÉTICA DO PERSONAGEM PRINCIPAL, QUE ESCREVESSEM DE MANEIRA GERAL SOBRE O FILME OU SOBRE UMA PARTE QUE LHES CHAMOU ATENÇÃO. 5. VERIFICAÇÃO DA REELABORAÇÃO DOS CONCEITOS INICIAIS DOS ALUNOS ATRAVÉS DE UMA DINÂMICA QUE CONSISTIU NA MONTAGEM DE UM JÚRI POPULAR. ALÉM DO GRUPO DE ALUNOS QUE FORMOU O JÚRI, HAVIA UM DISCENTE QUE REPRESENTOU O JUIZ, UMA DISCENTE QUE REPRESENTOU A PROMOTORA E UM DISCENTE QUE REPRESENTOU O ADVOGADO DE DEFESA. O JÚRI POPULAR JULGOU 16 (DEZESSEIS) VIDAS QUE ESTAVAM SENDO CONDENADAS À MORTE, NO ENTANTO PODERIAM A PARTIR DOS ARGUMENTOS DA DEFESA E DA ACUSAÇÃO SALVAR 06 (SEIS) PESSOAS. O MOTIVO PARA QUE OS MESMOS PUDESSEM SALVAR SEIS DAS DEZESSEIS PESSOAS, ERA A EXISTÊNCIA DE UM LOCAL SUBTERRÂNEO QUE PODERIA SERVIR COMO ABRIGO PARA ESSAS PESSOAS QUE TERIAM A MISSÃO DE RECOLONIZAR O PLANETA TERRA. PARA FAZER-SE A ANÁLISE DOS RESULTADOS, OS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE GERARAM NOTAS DE CAMPO, ONDE FORAM ANOTADAS A INTERAÇÃO COM O TEMA E A VERBALIZAÇÃO MAIS RELEVANTES DURANTE AS INTERVENÇÕES. GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DERAM SUPORTE À OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ÀS NOTAS DE CAMPO. AS GRAVAÇÕES FORAM TRANSCRITAS, SISTEMATIZADAS E ORGANIZADAS EM CATEGORIAS A POSTERIORI, BEM COMO AS ANOTAÇÕES, A FALA E OS ESCRITOS DOS DISCENTES ANTE AO TEMA. NA PRIMEIRA PARTE DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA OS DISCENTES FORAM QUESTIONADOS COM A SEGUINTE PERGUNTA: “O QUE É ÉTICA PARA VOCÊS?”. AS REPOSTAS VERBALIZADAS EM AMBAS AS TURMAS DEMONSTRARAM CONCEITOS POUCO ELABORADOS SOBRE O TEMA, COMO PODEMOS OBSERVAR NAS SEGUINTES RESPOSTAS: “RESPEITO”, “É A IRRESPONSABILIDADE DA PESSOA”, “PRA MIM É FALTA DE CARÁTER MESMO (...)”, “A ÉTICA TRATA DO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS”, “EU ACHO QUE É AMOR AO PRÓXIMO E TAMBÉM RESPEITO COM AS DIFERENÇAS E O CARÁTER QUE A PESSOA TEM”. QUANDO OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A ESCREVER E A EXEMPLIFICAR SUA VISÃO SOBRE O QUE É ÉTICA, AS RESPOSTAS TORNARAM-SE MAIS ELABORADAS, SENDO POSSÍVEL SISTEMATIZÁ-LAS EM 08 (OITO) CATEGORIAS NAS DUAS TURMAS, SENDO POSSÍVEL IDENTIFICAR 04 (QUATRO) DIFERENTES, EM CADA UMA. NA TURMA 01, AS CATEGORIAS FORAM: FALTA OU PRESENÇA DE BOM CARÁTER; EQUILÍBRIO E BOM FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE; FALTA OU PRESENÇA DE RESPEITO E O COMPORTAMENTO DA PESSOA EM SOCIEDADE. NA TURMA 02, AS CATEGORIAS FORAM: CONJUNTO DE REGRAS; FALTA OU PRESENÇA DE BOM CARÁTER; FALTA OU PRESENÇA DE RESPEITO E O COMPORTAMENTO DA PESSOA EM SOCIEDADE. INFELIZMENTE, ESTE PEQUENO ESPAÇO NÃO NOS PERMITE APRESENTAR E DISCUTIR TODOS OS NOSSOS RESULTADOS. ENTRETANTO, PODEMOS ASSINALAR QUE DURANTE TODAS AS FASES DA PESQUISA, OS DISCENTES FORAM OBSERVADOS, O QUE NOS PERMITIU PERCEBER O MODO COMO OS ESTUDANTES REELABORARAM SEUS CONCEITOS SOBRE O TEMA. QUANDO COMPARAMOS AS FALAS E OS ESCRITOS DOS ALUNOS DESDE ESTE PRIMEIRO MOMENTO COM AS FALAS E ESCRITOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DAS DEMAIS ATIVIDADES PROPOSTAS NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER ATRAVÉS DA ANÁLISE REALIZADA A EVOLUÇÃO DA COMPLEXIDADE DOS CONCEITOS ELABORADOS PELOS ESTUDANTES OBSERVADOS DURANTE A PESQUISA. COMO CONSEQUÊNCIA POSITIVA ESSES EDUCANDOS PASSARAM A VER A ÉTICA COM UM NOVO OLHAR, O QUE CARACTERIZA UMA MUDANÇA NA POSTURA DOS MESMOS EM RELAÇÃO A ESTE TEMA TÃO IMPORTANTE.

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